No estado de Pernambuco, o concurso para GCM de Olinda (Guarda Civil Municipal) teve as inscrições adiadas. De acordo com comunicado, o adiamento se deve a uma melhor adequação do cronograma. Agora, as inscrições serão abertas na próxima quarta-feira, dia 14 de junho, ficando o período para o pedido de isenção nos dias 14 e 15 de junho.
O concurso público oferece 124 vagas para guardas, sendo 20 para lista de ampla concorrência, quatro reservadas a pessoas com deficiência e 100 para formação de cadastro reserva.
A carreira exige escolaridade mínima de ensino médio completo, além de o candidato ter aptidão física e mental e não ser pessoa com deficiência incompatível com o exercício do cargo. O salário inicial é de R$ 1.212, sendo acrescentados adicionais por risco de vida (40%), função constitucional de segurança (20%) e jornada especial de trabalho (80%).
Entre as atribuições do guarda civil municipal, estão: executar os serviços de monitoramento de segurança e prevenção e as ações dos programas e atividades desenvolvidas pelas forças de segurança pública nas esferas estadual e federal, no âmbito do Município de Olinda, observando as competências da GMO; tratar com urbanidade as pessoas com que se venha a entender-se, usando a força apenas quando for necessário e para repelir violência, dentro dos justos limites de sua autoridade; comunicar aos seus superiores hierárquicos, com a presteza que o assunto reclamar, qualquer fato que venha ao seu conhecimento, desde que as providências a serem tomadas não estejam nos limites de suas atribuições; entre outras.
Saiba como se inscrever
As inscrições serão recebidas até o dia 14 de julho de 2023, exclusivamente pela internet, através do site do Instituto Consulpam (www.consulpam.com.br), organizador do processo de seleção.
Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 100, e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.
Provas do concurso para GCM de Olinda
O concurso para GCM de Olinda será constituído de seis fases:
- prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- exame médico, de caráter eliminatório;
- prova de aptidão física, de caráter eliminatório;
- avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- investigação social, de caráter eliminatório; e
- curso de formação, de caráter eliminatório.
A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes áreas de conhecimento:
- 10 questões de português;
- 5 de raciocínio lógico/matemática;
- 5 sobre a história da cidade de Olinda; e
- 40 de conhecimentos específicos.
O exame será aplicado na data prevista de 3 de setembro de 2023, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso para GCM de Olinda.
* Notícia útil para o Estado de Pernambuco. Confira mais informações sobre a região aqui.
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesconcursos publicosconcursos abertosconcursos pe (pernambuco)provas anteriores