Apostilas em PDF – Como administrar uma empresa? Dicas e cursos importantes

Baixe o material de estudo



baixar curso online

Saber como administrar uma empresa é fundamental para quem deseja empreender ou ter um cargo gerencial. Por isso, confira dicas e cursos que podem te ajudar a conquistar sucesso na administração de empresa.

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Desconto em Dose Dupla: Graduação + Assinatura Ilimitada

Trabalhamos mais de uma década para te oferecer essa oportunidade incrível! O que antes era um privilégio de poucos, agora é a Gran oportunidade de muitos. Estude com tecnologia, interatividade, conteúdo de qualidade, mestres especialistas, em qualquer dispositivo. E o melhor de tudo isso: com desconto duplo na sua matrícula na Graduação + Assinatura Ilimitada com acesso total aos cursos de todas as carreiras de concursos públicos, OAB e Residências.

QUERO GARANTIR O MEU DESCONTO AQUI!

O que é administrar?

De acordo com o dicionário, administrar significa gerir, governar ou dirigir algo próprio ou não. Portanto, atuar como administrador(a) exige habilidades de gestão.

Seja para administrar a rotina diária, as finanças pessoais, um negócio ou qualquer outra atividade/projeto.

Então, se você sonha em empreender ou atuar em cargos de gestão pública ou privada, a seguir, confira algumas dicas e cursos que podem te ajudar!

Como administrar uma empresa?

Administrar uma empresa exige habilidades técnicas e interpessoais, pois ao mesmo tempo que você precisa entender sobre mercado e gestão, precisa saber lidar com pessoas (funcionários, clientes, fornecedores, investidores, etc.).

A faculdade de Administração forma profissionais capacitados para a gestão de negócios para atuar em empresas, instituições públicas, organizações sociais ou empreendendo.

Por isso, o curso de administração é extremamente amplo e abrange um conhecimento nas frentes de atuação que formam os pilares centrais dos negócios, como:

  • Gestão de Projetos;
  • Estudo de mercado;
  • Finanças;
  • Comunicação;
  • Inovação;
  • Gestão de Pessoas;
  • Marketing e vendas, etc.

Essa é uma boa formação para você que quer começar a administrar uma empresa de sucesso. Mas a seguir listamos algumas dicas para ajudar ainda mais, vamos lá!

10 dicas de como administrar uma empresa do zero

Administrar uma empresa não é como fazer uma receita de bolo. São muitas variáveis, muitos desafios e muitas coisas a serem feitas. Porém alguns itens são básicos para quem quer administrar bem um negócio.

Se qualificar profissionalmente é o básico, mas também é fundamental que você siga essas 10 dicas:

  1. Desenvolva um plano de negócio com um estudo do mercado: seu produto/serviço é útil? Possui alcance local, regional, nacional ou internacional? Avalie o contexto em que está inserido e como usar isso ao seu favor;
  2. Faça um planejamento estratégico, definindo missão, visão e valores do seu negócio;
  3. Trace metas e indicadores de qualidade para avaliar se está atingindo aquilo que deseja, identificar pontos de melhoria ou pontos fortes do negócio;
  4. Contrate pessoas qualificadas e deixe elas trabalharem, ou seja, delegue funções, aceite pontos de vista diferentes do seu e atue em conjunto;
  5. Desenvolva habilidades comportamentais para lidar com pessoas: comunicação, liderança, humildade, escuta ativa, gestão do tempo, entre outras;
  6. Participe de eventos, congressos, palestras na área de atuação da empresa, assim, você se atualiza na parte técnica ao mesmo tempo que desenvolve uma boa rede de relacionamento profissional (o chamado networking);
  7. Desenhe fluxos de trabalho do início ao fim de cada processo e projeto, incluindo prazos, responsáveis, recursos necessários, etc.
  8. Não tenha medo de recalcular a rota e mudar os planos caso seja necessário;
  9. Faça regularmente uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades), mas tenha humildade para reconhecer pontos fracos, ameaças e criar estratégias para melhorar;
  10. Não se esqueça de celebrar as conquistas com as pessoas envolvidas!

Como administrar uma empresa à distância?

Nos últimos anos, pudemos vivenciar um modelo de trabalho digital em boa parte das profissões e segmentos. Hoje, boa parte das empresas se mantém em modelos de trabalho remoto ou híbrido (intercalando dias presenciais e online). Mas como administrar uma empresa à distância?

Bom, antes de mais nada, vale a pena destacar que a confiança na sua equipe é uma base fundamental para ter sucesso nesse ponto.
Seguindo os mesmos passos do tópico anterior é possível ter sucesso para administrar uma empresa à distância ou presencialmente.
Mas algumas dicas extras de como administrar uma empresa à distância incluem:

  1. Crie fluxos de trabalho para entender como está o andamento dos processos e projetos da equipe;
  2. Tenha canais de comunicação adequados para conversar com as pessoas no horário de trabalho;
  3. Estabeleça reuniões de alinhamento periódico para confirmar se todas as pessoas estão caminhando para um mesmo objetivo e com o mesmo nível de informação, mas sem sobrecarregar a agenda com reuniões improdutivas;
  4. Fale abertamente sobre expectativas e ouça atentamente também, assim, é possível alinhar ações e comportamentos em prol do mesmo objetivo;
  5. Na dúvida, pergunte. Pergunte se pode ajudar ou se pode ser ajudado(a), se há sugestões de melhoria ou pontos de insatisfação, o que está sendo bom no dia a dia, etc.

Como administrar um pequeno negócio?

Um pequeno negócio ainda é um negócio. A diferença é que a escala é menor e pode parecer mais fácil administrar um pequeno negócio.

Entretanto, o desafio consiste em dar conta de tudo que é necessário com poucas pessoas. Para isso, organização e planejamento são fundamentais:

  • Use planilhas, aplicativos ou ferramentas para organizar tarefas, prazos, prioridades, responsáveis, etc.;
  • Desenvolva fluxos de trabalho otimizados para que não haja retrabalho ou atraso nas entregas;
  • Se o orçamento for limitado, contrate menos pessoas pagando uma remuneração compatível com a formação dela. Pessoas que recebem menos do que deveriam trabalham frustradas e ficam pouco tempo na empresa, assim o custo de contratar novas pessoas e treiná-las acaba se tornando um grande prejuízo;
  • Além disso, avalie seus objetivos e mantenha os pés no chão: aceite apenas serviços e demandas que consegue atender com qualidade!
  • Tenha humildade para ir crescendo de maneira sustentável e gradual;
  • Se prepare e desenvolva planos de melhorias viáveis;
  • Tenha orgulho das conquistas;
  • Invista na motivação da equipe;
  • Se atente às questões fiscais, legais, tributárias e jurídicas: esteja em ordem com as normas e diretrizes necessárias para manter o funcionamento do seu negócio.

Dicas de como administrar uma grande empresa

Seja porque seu negócio cresceu ou porque você recebeu uma oportunidade em uma empresa maior, se você quer dicas de como administrar uma grande empresa, algumas coisas que podem te ajudar são:

  • Escute as pessoas que trabalham na empresa (em cargos, setores e funções diferentes);
  • Identifique as dores dos clientes, do que eles reclamam, quais seus gostos, etc.;
  • Invista em treinamentos e comunicação interna: alinhar expectativas e desafios é a melhor forma de crescer e engajar pessoas em um mesmo propósito;
  • Tenha profissionais qualificados para as questões técnicas e operacionais: legislação, marketing, comercial, fiscal, etc.;
  • Aproveite ferramentas e tecnologias que automatizam processos e fluxos;
  • Veja problemas, erros e desafios como pontos para criar soluções e desenvolver melhorias;
  • Estude a concorrência, sem perder de foco sua própria empresa, missão, visão, valores e objetivos.

Manter um bom clima organizacional, é essencial para manter níveis de qualidade, atender melhor clientes e ter mais reconhecimento.

Melhores cursos de administração de empresa

A graduação em Administração é o melhor curso para quem quer desenvolver carreira e se tornar administrador(a), mas não é o único.

Confira a seguir outras boas opções:

  • Tecnólogo em Gestão Pública: formação rápida de nível superior, que traz um bom embasamento para quem quer entender melhor e atuar no setor público;
  • Gestão de Pessoas: é possível fazer um tecnólogo (Gestão de RH) ou uma pós-graduação na área, o que ajuda muito a lidar melhor com grupos de pessoas no dia a dia da gestão;
  • Logística: umas das melhores formações para ajudar a ter uma visão macro do negócio, de fluxos e otimização de tempo, recursos humanos, materiais, etc.
  • Cursos livres para habilidades interpessoais: Liderança e Comunicação são os principais, pois ajudam a lidar melhor com os maiores desafios dos negócios;
  • Cursos de atualização profissional do segmento de atuação e de inovações no mercado.

Além disso, invista em especializações e cursos de atualização contínua, tanto do ponto de vista técnica quanto do comportamental. Uma pós-graduação como a de Gestão por Processos e Projetos da Gran Faculdade é um bom exemplo para isso.

Aproveite os descontos e vantagens da Gran Faculdade para estudar de forma totalmente online, conciliando a rotina de como administrar uma empresa e os estudos.

Além disso, nossas formações ajudam você a desenvolver seu plano de carreira e habilidades interpessoais tão importantes quanto as listadas aqui.


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade! Clique no link abaixo e inscreva-se:

TELEGRAM

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – Como administrar uma empresa? Dicas e cursos importantes



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *