Baixe o material de estudo
Uma boa gestão de redes sociais é fundamental para uma melhor qualidade de vida e para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, a seguir vamos entender um pouco mais sobre o que são redes sociais, como usá-las corretamente e como ter um bom gerenciamento de redes sociais profissionais.
Se preferir, navegue pelo índice abaixo:
O que são redes sociais?
Basicamente, redes sociais são formas como nos conectamos a outras pessoas e empresas. Com os avanços tecnológicos, surgiram redes sociais online que permitem que possamos nos comunicar com pessoas em qualquer lugar do mundo.
Por isso, as redes sociais são um canal de comunicação fundamental para aproximar pessoas.
Além disso, empresas e instituições que querem fortalecer sua presença virtual encontram nas redes sociais um excelente meio de comunicação.
Há diversos mecanismos e ferramentas que permitem projetar uma pessoa, marca ou empresa, aumentar vendas e fazer contato com os clientes através dessas conexões digitais.
Como usar as redes sociais corretamente?
Apesar de trazer diversos benefícios para a comunicação e o relacionamento interpessoal, o uso inadequado das redes sociais profissionais ou pessoais pode trazer problemas.
Os principais pontos de atenção ao analisar como usar as redes sociais corretamente são:
- Segurança da informação: cuidado com os seus dados pessoais e o de clientes/outros usuários (e-mail, telefone, dados de documentos, etc.);
- Tempo de uso: ficar rolando a página das redes sociais pode se tornar um vício e é importante se atentar ao tempo gasto nas telas (independentemente da idade) para não prejudicar a saúde física, mental e social;
- Linguagem adequada à rede social: muitas pessoas entendem a internet como um espaço livre para falar da maneira que quer, no entanto, é importante manter sempre o respeito e o cuidado com a linguagem. Xingamentos, ofensas e outros crimes contra a honra continuam sendo cabíveis de punição nas redes sociais.
Quem pode fazer gestão de redes sociais?
Atualmente, para quem quer trabalhar com gestão de redes sociais é possível estudar para fazer por conta própria ou contratar empresas ou profissionais qualificados para isso.
Há diversas opções de cursos livres, além das graduações e pós-graduações nas áreas de comunicação, marketing e administração.
Dicas para um bom gerenciamento de redes sociais profissionais
Um gerenciamento de redes sociais profissionais pode ajudar você a se tornar referência na sua área de atuação, conseguir novos clientes e novas relações comerciais/parcerias, fidelizar e se tornar mais próximo(a) de clientes e parceiros atuais, alcançar novos espaços, etc.
Por isso, algumas dicas podem ajudar você a fazer um bom trabalho:
Escolha um nicho
Se você quer se destacar e começar uma boa gestão de redes sociais, uma dica fundamental é encontrar um nicho específico para você.
Por exemplo, uma pessoa formada em Ciências Contábeis pode atuar em diversas áreas, mas caso queira empreender e se tornar uma referência, precisará delimitar seu escopo de trabalho.
Anualmente, o Imposto de Renda demanda uma grande quantidade de profissionais especializados e, caso você já tenha falado sobre esse assunto ao longo do ano, ficará mais fácil para os potenciais interessados se lembrarem do seu perfil no momento da declaração.
Seja você!
Agora que você já escolheu seu nicho deve ter visto várias outras pessoas e empresas no mesmo segmento. Mas nenhum deles é você! Por isso, se baseie na sua originalidade e autenticidade.
Apesar de ser importante se inspirar e ter referências do que está sendo feito por perfil de sucesso, de nada adianta só fazer mais do mesmo.
Então, mantenha o foco naquilo que você sabe fazer e faz bem. Mantenha um planejamento estratégico e calendário editorial para saber o que fazer, quando e como.
Se conecte com pessoas
Rede social não é apenas canal de venda, mas de relacionamento. Por isso, não queira ser um profissional inconveniente que usa as redes sociais apenas para fins comerciais.
Parte da boa gestão de redes sociais inclui: dialogar com perfis que interagem com você, assistir stories, curtir e comentar posts de quem você segue, criar espaços para interação (caixas de perguntas, enquetes, etc.).
Além disso, seja útil! Dê dicas, soluções e ideias para quem te acompanha. Dessa forma, seu conteúdo se torna mais relevante e as pessoas passam a se interessar mais por você e pelo seu negócio.
Defina quais redes sociais são para você!
Atualmente, há uma série de redes sociais e muitas delas podem ser usadas para fins profissionais. No entanto, não adianta criar um perfil em cada se não for alimentar corretamente, criando conteúdo específico para atender o foco de cada rede.
Só replicar o mesmo conteúdo para diferentes redes sociais não é uma boa solução. Avalie qual o público-alvo do seu produto ou serviço e em quais redes sociais eles se encontram.
Tenha uma identidade visual
Para ter mais credibilidade e se tornar uma referência nas redes sociais, uma identidade visual padronizada é fundamental.
Sabe quando você vê uma cor ou uma fonte e automaticamente já lembra de uma marca específica? Só no universo bancário, por exemplo, você pensa na cor roxa ou no laranja com azul e já lembra especificamente de um banco, não é?
Elementos visuais são muito importantes! Por isso, crie (busque profissionais do Design) elementos, cores e fontes para seu negócio.
Curso de gestão de redes sociais vale a pena?
Cursos de gestão de redes sociais ou gestão de mídias sociais podem valer a pena de acordo com aquilo que você espera para sua carreira.
Por exemplo, se você quer se tornar um(a) profissional autônomo(a) em determinada área e deseja utilizar as redes sociais para conseguir clientes precisará estudar e entender diversas frentes para a gestão das redes, como:
- Relacionamento e comunicação;
- Tráfego orgânico e tráfego pago;
- Produção de conteúdo;
- SEO e SEM;
- Experiência do usuário e design; etc.
Por isso, vale entender que isso exige tempo, dedicação e certo investimento. Nesse caso, pode ser que contratar profissionais autônomos para fazer esse gerenciamento para você pode ser melhor.
No entanto, se você já tem conhecimentos nessa área pode colocar em prática e fazer sua gestão de redes sociais por conta própria.
E, inclusive, desenvolver uma carreira para o gerenciamento de redes sociais de outras pessoas e empresas, caso queira.
Por isso, avalie aquilo que faz sentido para seu desenvolvimento pessoal e profissional, seus objetivos e sonhos! Se cursos de gestão de mídias sociais são uma boa opção para você, encontre opções sérias e certificadas adequadamente.
Aproveite para conferir os cursos de graduação da Gran Faculdade e começar uma carreira de sucesso hoje mesmo!
Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE
Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade! Clique no link abaixo e inscreva-se:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online