Baixe o material de estudo
Para muitos concurseiros, especialmente os de primeira viagem, procedimentos pós-prova (depois de conferir o gabarito e submeter os recursos), como a nota de corte e classificação em concursos podem ser confusos.
Se esse é o seu caso, não se preocupe! Ao longo do conteúdo, explicaremos mais sobre como funciona a nota de corte, a classificação em concursos e como isso pode influenciar a sua nomeação!
🚨 DESCONTO EM DOSE DUPLA: Assinatura Ilimitada, Graduação ou Pós 🚨
Trabalhamos mais de uma década para te oferecer essa oportunidade incrível 🚀
O que antes era um privilégio de poucos agora é a Gran oportunidade de muitos: Assinatura Ilimitada, Graduação ou Pós por um valor que cabe no seu bolso!
QUERO GARANTIR O MEU DESCONTO AQUI!
Concurseiro Iniciante: Comece por aqui!
Está iniciando os seus estudos para concursos públicos agora? Separamos uma série de materiais GRATUITOS para auxiliar você no início da jornada. Confira:
O que é a nota de corte e classificação em concursos e como funcionam?
Saiba um pouco mais sobre o que é a nota de corte e classificação em concursos:
Nota de corte
O conceito de nota de corte é bem simples: trata-se da nota do último candidato classificado no concurso público em questão.
Vamos supor, por exemplo, que um concurso público oferta um total de 150 vagas. Assim, a nota de corte dessa seleção corresponderá a nota desse 150° candidato.
Aqui vale a pena diferenciar candidato aprovado de candidato classificado. É completamente possível ser aprovado sem ser classificado.
Isso acontece porque, para ser aprovado, você precisa cumprir os requisitos mínimos definidos em edital (como acertar mais de 50% da prova, por exemplo).
Contudo, atingir os requisitos mínimos não garante que você será de fato classificado ou convocado. Afinal, isso depende da pontuação e da classificação dos outros candidatos do certame em comparação com a sua.
A nota de corte influencia na sua nomeação?
A nota de corte, apesar de ter um nome assustador, na realidade, não influencia diretamente na sua capacidade de ser ou não nomeado.
Ela é, afinal de contas, apenas a nota do último candidato classificado. Ela não exclui automaticamente todos os outros aprovados embaixo dele, como muita gente pode acreditar.
Na realidade, caso existam desistências durante as convocações, é possível que um candidato aprovado abaixo da nota de corte possa ser sim chamado.
Na realidade, a maior utilidade de conhecer a nota de corte de um concurso público é antes de realizar a prova.
Afinal, essa pontuação pode ser usada como meta para que você se motive a melhorar cada vez mais e ir além do “mínimo” para ser aprovado, aumentando, dessa forma, o seu potencial competitivo.
Classificação em concursos
Ao ler depoimentos de concurseiros aprovados, você já deve ter encontrado pessoas aprovadas em 1°, 2°, 3° lugar.
De maneira oficial, o posicionamento do candidato no concurso realizado é liberada pela banca organizadora, juntamente com o resultado final de cada etapa.
Essa análise segue um um princípio competitivo bem simples: quanto maior for a sua nota, mais alto na lista você estará.
Já a classificação em concursos acontece quando o seu posicionamento na lista de aprovados está dentro do número de vagas ofertadas pelo edital.
Então, em tese, se o concurso tem 300 vagas e você foi aprovado em 300° lugar, você está classificado.
Porém, aqui é importante levar outro ponto importante da classificação e nomeação em concursos: as vagas reservadas.
Nota de corte e classificação em concursos: como as vagas reservadas influenciam?
As vagas reservadas correspondem a um percentual de oportunidades ofertadas em edital específicas para determinados grupos de pessoas.
O objetivo das vagas reservadas, também chamadas de cotas, é o de garantir o caráter isonômico dos concursos públicos; isto é, garantir que os candidatos possam competir de maneira mais justa e igualitária possível.
As vagas reservadas estão garantidas em nível federal para pessoas autodeclaradas pretas e pardas e para pessoas com deficiência (PcD). Porém, em nível regional (estadual ou municipal), também podem ser contempladas pessoas hipossuficientes, por exemplo.
Recentemente, também houve a oficialização da reserva de 3% das oportunidade ofertadas em certames da magistratura para os candidatos indígenas. Sobre o tema, existem também outros projetos de lei em consideração atualmente.
A nota de corte e classificação em concursos são influenciadas de maneiras diferentes pelas vagas reservadas. Veja:
Como as vagas reservadas influenciam a classificação e nomeação?
Lembra que falamos sobre o posicionamento dos candidatos? Pois é, quando falamos sobre aprovação, classificação e nomeação em concursos públicos, não podemos pensar em apenas uma lista.
Na realidade, estamos falando de várias listas diferentes que serão mescladas na hora de realizar as convocações.
Por essa razão, se o concurso oferece 300 vagas e você foi aprovado em 300° lugar, pode ser que você não seja chamado.
Porque, nesse processo de mesclar as listas, você pode acabar numa posição objetiva mais baixa. Tudo isso, contudo, vai depender do percentual reservado no concurso para cada tipo de vaga.
Veja um exemplo de como funciona prática:
Para ilustrar o que estamos falando, veja o exemplo abaixo:
Vamos supor que a lista de classificados na ampla concorrência é a seguinte:
- Candidato 1 – 1° Ampla Concorrência
- Candidato 2 – 2° Ampla Concorrência
- Candidato 3 – 3° Ampla Concorrência
Mesclando a lista de candidatos aprovados PPP, contudo, para atender ao percentual de vagas, a cada número de candidatos aprovados, será preciso incluir um candidato PPP.
Então, no final das contas, a lista a ser considerada para a classificação e nomeação será a seguinte:
- Candidato 1 – 1° Ampla Concorrência
- Candidato 2 – 2° Ampla Concorrência
- Candidato 3 – 1° PPP
- Candidato 4 – 3° Ampla Concorrência
Note como o candidato 3 se tornou agora, o candidato 4.
Mais a frente, a depender do percentual para pessoas com deficiência, o processo acontecerá novamente até que todas as vagas reservadas sejam contempladas.
Como as vagas reservadas influenciam a nota de corte?
Para fins de nota de corte, a tendência é considerar as notas dos candidatos de ampla concorrência.
Contudo, se você for concorrer para vagas reservadas, pode ser interessante levar em consideração as notas dos candidatos classificados nas listas específicas.
Seja aprovado no seu concurso dos sonhos com o Gran!
Garanta a melhor preparação para concursos público! Ao se tornar Assinante Ilimitado, você pode desfrutar de:
- Cursos preparatórios específicos para o Concurso MP TO;
- 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
- Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
- Acesso a mais de 35 mil cursos;
- Guias da aprovação e mapas mentais;
- Acelerador de videoaulas;
- Resumo das videoaulas em PDF;
- Visualizações ilimitadas das videoaulas;
- Mais de 2 milhões de questões;
- Garantia de atualização pós-edital;
- Método de ensino aliado à tecnologia;
- Fórum de dúvidas;
- Mais de 28.000 audiolivros;
- Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.
Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!
Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?
Agora você já sabe um pouco mais sobre como funciona a nota de corte e classificação em concursos públicos! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?
Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então deixe um comentário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nas próximas publicações!
CONCURSOS ABERTOS
CONCURSOS 2024
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos! Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online