Apostilas em PDF – Concordância nominal.

Baixe o material de estudo



baixar curso online

Olá, meu aluno!

A palavra “bastante” pode desempenhar funções morfológicas diferentes a depender do contexto em que é empregada. 

Para internalizar o assunto, quero analisar alguns exemplos com você.

Uma decisão impôs critérios bastante rígidos.

Em uma possível questão de prova, o examinador pergunta se a palavra “bastante” encontrada neste texto deveria ser flexionada no plural, concordando com “rígidos”.

Analisando o texto, chega-se à conclusão de que “rígidos” é um adjetivo que caracteriza o substantivo “critérios”. Como a palavra “bastante” se conecta ao adjetivo “rígidos”, ela exercerá a função de advérbio. 

O advérbio é uma classe gramatical invariável, por isso, se ocorrer a troca por “bastantes”, haverá erro de concordância nominal.

Uma decisão impôs bastantes critérios.

A palavra “bastantes”, agora, se conecta ao substantivo “critérios”, sendo, assim, um pronome indefinido. Percebe-se que aqui a palavra “bastantes” faz parte de uma classe gramatical variável; por isso é necessária a concordância com o substantivo “critérios”.

Uma decisão impôs critérios bastantes.

Este é um caso não muito comum da palavra “bastante”; todavia é frequente em provas de concursos. Aqui, “bastantes” também se liga ao substantivo “critérios”. Então, vem a nossa mente a famosa ANAP (artigo, numeral, adjetivo e pronome).

Acontece que, quando a palavra “bastante” estiver alocada antes do substantivo a que se refere, ela será pronome indefinido. E, quando “bastante” se encontrar depois do substantivo a que se refere, será adjetivo. 

Portanto, neste exemplo, o termo “bastantes” é considerado adjetivo, uma vez que a ideia do texto é que a decisão impôs critérios suficientes

Agora, pratiquemos em questões para compreender melhor o assunto.

1. Assinale abaixo a alternativa em cuja frase a palavra “bastante” possa ser corretamente classificada como um advérbio. 

A) Há bastante comida para o jantar. 

B) O vinho não é bastante.

C) Ele já foi bastante rico. 

D) Chega, você já falou o bastante!

2. “Assustada e ____ furiosa e, no entanto, com ____ violência, dizia ofensas ____ para escandalizar a todos.” Preenche CORRETAMENTE as lacunas: 

A) Meia — menas — bastante; 

B) Meio — menos — bastantes; 

C) Meia — menos — bastante; 

D) Meio — menas — bastantes. 

COMENTÁRIOS

1. Alternativa C

a. “bastante” conecta-se ao substantivo “comida”; portanto, será um pronome indefinido.

b. “bastante” liga-se ao substantivo “vinho”; portanto, será um pronome indefinido.

c. “bastante” liga-se ao adjetivo “rico”; portanto, será um advérbio de intensidade.

d. “bastante” exerce a função de substantivo.

2. Alternativa B

Como modificadora do adjetivo “furiosa”, a palavra “meio” é um advérbio; por isso, fica invariável. Bom! Em relação ao termo “menos”, o certo é “menos” mesmo. O curioso é que essa palavra é um adjetivo, mas é invariável; portanto, “menas” não existe. Por último, a palavra “ofensas” é um substantivo caracterizado pelo adjetivo “bastantes”, devendo fazer a correta concordância.

Espero que você tenha aprendido um pouco mais comigo neste texto. Continue acompanhando, pois sempre temos novos artigos neste blog.

Um abraço do @Lucaslemos.pro

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – Concordância nominal.



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *