Baixe o material de estudo
O concurso Polícia Civil RS está na praça, concurseiro! Depois de ser muito aguardado, o certame chega com uma oferta generosa: são 720 vagas para Inspetor e Escrivão, divididas igualmente entre os dois cargos.
E mais: as remunerações iniciais da Polícia Civil do Rio Grande do Sul são de R$ 7.299,54! Para quem está ingressando na carreira de segurança pública ou quer evoluir, esse salário é um ótimo ponto de partida.
Mas o que é necessário para se tornar servidor da PC RS? E quais as atribuições dos cargos de Inspetor e Escrivão?
Nessa matéria, vamos te mostrar todos os detalhes sobre esses pontos e esclarecer suas dúvidas! Boa leitura.


Requisitos do concurso PC RS
Seja para o cargo de Inspetor ou Escrivão, a Polícia Civil do RS exige dois requisitos essenciais:
- Conclusão de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação até a data da posse;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação para conduzir veículos automotores, no mínimo da categoria “B”, até a data da posse.
Além desses requisitos que são específicos do cargo, a PC RS também tem outros que valem para qualquer cargo na corporação. São eles:
- Ter nacionalidade brasileira ou desfrutar das garantias e prerrogativas previstas no art. 12 da Constituição Federal, desde que o processo de naturalização tenha sido finalizado dentro do período de inscrições;
- Completar a idade mínima de 18 anos até o dia estipulado para a matrícula no Curso de Formação Profissional;
- Apresentar documento de identificação civil (Cédula de Identidade) que contenha o Registro Geral (RG), emitido pelo Órgão Estadual da Segurança Pública;
- Estar quite com todas as obrigações militares e eleitorais;
- Ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em situação regular junto à Secretaria da Receita Federal;
- Apresentar condições de saúde (física e psíquica) e perfil psicológico que sejam compatíveis com o exercício das atividades típicas da carreira policial e, em particular, com as exigências do cargo;
- Demonstrar padrão de conduta moral, social, ética e profissional alinhado com o decoro e as responsabilidades da função policial.
Concurso Polícia Civil RS: atribuições
Apesar de possuírem semelhanças, os cargos de Inspetor e Escrivão têm suas atribuições específicas. Entender cada uma delas é muito importante, principalmente se você estiver em dúvida sobre qual cargo se inscrever.
Saiba o que faz o Escrivão da PC RS
O Escrivão de Polícia Civil do RS é fundamental para a formalização processual, atuando como o pilar cartorário da Polícia Judiciária.
Suas principais atribuições envolvem a escrituração dos livros cartorários das delegacias e a expedição de certidões. O Escrivão é o responsável por lavrar autos cruciais, como os de prisão, apreensão, restituição, acareação e reconhecimento, além de lavrar termos de declarações, ocorrências, fianças e compromissos.
Ele gerencia o fluxo financeiro ao recolher fianças conforme a lei e assegura a organização documental, atualizando arquivos e bancos de dados e exarando boletins estatísticos.
Além das funções administrativas, o Escrivão deve cumprir determinações das autoridades policiais e pode participar de diligências externas no cumprimento de mandados.
O cargo exige que o profissional esteja apto a portar arma de fogo regulamentar (incluindo armas longas), conduzir veículos oficiais e executar as tarefas administrativas da delegacia.
Entenda a rotina do Inspetor da Polícia Civil RS
Já o Inspetor de Polícia Civil do RS é o agente direto na investigação criminal e nas atividades operacionais de campo.
Suas atribuições centrais focam em realizar diligências, operações, vigilâncias e todos os atos investigatórios necessários à elucidação de crimes. É o Inspetor quem, ativamente, efetua prisões, buscas e apreensões, e é responsável por cumprir mandados.
Ele também atua na gestão da informação, mantendo atualizados os bancos de dados de interesse investigativo e elaborando relatórios de investigação detalhados. O Inspetor colabora nas atividades procedimentais e administrativas e tem o dever de cumprir e fazer cumprir as determinações das autoridades policiais.
Para a execução de suas tarefas, o cargo também exige a capacidade de portar arma de fogo de uso regulamentar, incluindo armas longas, a aptidão para conduzir veículos oficiais e a execução das tarefas administrativas inerentes à função.
Ficou clara a distinção entre os cargos, concurseiro? Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a saber mais sobre o dia a dia dos servidores da PC RS. Não deixe de aproveitar essa oportunidade! As inscrições estão abertas até o dia 26 de novembro no site da FUNDATEC!
Acompanhe todas as novidades do concurso Polícia Civil RS aqui!
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo do Concurso Polícia Civil RS
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)
CONCURSOS 2025
CONCURSOS ABERTOS
QUESTÕES DE CONCURSOS
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online

