Apostilas em PDF – Conheça o seu Professor: Raylton Carvalho!

Baixe o material de estudo



baixar curso online

Para o professor Raylton Carvalho, resiliência e dedicação sempre foram palavras que o definiram desde muito cedo.

Ingressando na faculdade aos 16 anos, ele precisou conciliar trabalho e estudos por grande parte da sua vida, não sendo incomum trabalhar até mesmo nos finais de semana.

Com todo o seu esforço, Raylton Carvalho conquistou não apenas a graduação em Engenharia, mas também diversas especializações, pós-graduações e o mestrado.

Além disso, Raylton Carvalho se tornou Engenheiro no Exército Brasileiro, consultor em Projetos de Incêndio, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e professor!

Com o objetivo de ajudar ao máximo as outras pessoas, Raylton se identificou profundamente com a área da docência, auxiliando diariamente concurseiros e concurseiras de todo o país a conquistarem a aprovação dos seus sonhos.

Ele também ministra aulas em cursos de especialização, ajudando alunos e alunas a aperfeiçoarem suas capacidades acadêmicas e profissionais.

Nosso entrevistado de hoje na série “Conheça o Seu Professor”, Raylton Carvalho, compartilhou um pouco mais sobre a sua trajetória. Venha conferir!

Logo do WhatsApp
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Nos dias em que a motivação falha em aparecer, o professor Raylton Carvalho segue uma filosofia simples, mas muito eficaz: “Vou sem motivação mesmo. Olho para o quadro de objetivos e parto para cima!”

De fato, apesar das dificuldades que surgiram em seu caminho, Raylton Carvalho sempre deu o melhor de si, sem pensar em desistir.

Sendo, assim, uma grande inspiração para seus alunos, Raylton também traz a sua experiência como estudante para suas aulas, oferecendo soluções reais e abordagens ainda mais didáticas.

Além disso, sempre buscando se atualizar, as aulas do professor Raylton Carvalho trazem o que há de mais relevante e novo, garantindo que os alunos estejam sempre em dia com as atualizações da área.

Abaixo, confira a entrevista completa realizada com o professor!

Questões pessoais – Professor Raylton Carvalho

Em seu tempo livre, o professor Raylton Carvalho gosta de correr, fazer um bom churrasco, tomar cerveja com os amigos, curtir um boteco com uma boa prosa, viajar e jogar jogos de tabuleiro!

Conheça abaixo mais curiosidades que ele compartilhou com a nossa equipe!

1. Qual é a sua naturalidade?

Nasci em uma cidade satélite de Brasília, Taguatinga/DF, mas cresci e morei em Samambaia/DF até os meus 26 anos.

Durante esse período, também vivi por dois anos na Ceilândia, especificamente no Setor O. Depois disso, mudei-me para Águas Claras.

Tenho carinho pelas três cidades: Samambaia e Ceilândia foram fundamentais no meu processo de crescimento e amadurecimento; já Águas Claras representa uma nova fase da minha vida, marcada por experiências diferentes, como morar sozinho e assumir todas as responsabilidades da vida adulta. É também o local onde gravo minhas aulas e estudo atualmente.

2. Quantos anos você tem?

Nascido em 1992, tenho 32 anos.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Gosto de correr, fazer um bom churrasco, tomar cerveja com os amigos, curtir um boteco com uma boa prosa, viajar e jogar jogos de tabuleiro.

Atualmente, estou lendo “Café com Deus Pai”, mas minhas leituras no dia a dia são mais voltadas para notícias e artigos científicos.

Sobre gosto musical… Essa é boa! Como cresci passando todas as férias na fazenda da minha avó, em Formosa, sou apaixonado por sertanejo.

Também gosto muito de ritmos mais periféricos, que fizeram parte da minha infância. Tanto que, segundo o Spotify, meus dois artistas mais ouvidos são Loubet e Emicida.

Sorvete? Tomo quase todo domingo na Borelli de Águas Claras, sempre o mesmo: casquinha com recheio de pistache, a primeira bola de pistache e a segunda de gianduia – e não pode inverter a ordem, viu? Kkk

Uma curiosidade divertida sobre mim é que consigo ir de 8 a 80 no mesmo dia… Coisas de geminiano!

4. Sabe aquele fato sobre você que é inesperado ou que você sempre conta quando conhece alguém legal e quer fazer amizade? Conta aí a sua curiosidade aleatória!

Meus amigos mais próximos vivem dizendo que eu sou fofoqueiro — até me apelidaram de Sônia Abrão! Mas, na verdade, eu só gosto de compartilhar as novidades com eles. Agora, se for algo sério, pode ter certeza que sei guardar segredo!

Questões sobre trabalho e estudos – Professor Raylton Carvalho

Buscando aprender e se aperfeiçoar cada vez mais, o professor Raylton Carvalho começou trabalhando como jovem aprendiz na Câmara dos Deputados.

Depois disso, foram muitas conquistas, com uma das mais memoráveis sendo a finalização do seu Mestrado.

Naquela época, ele compartilhou como a rotina era especialmente desafiadora, começando às 7h da manhã e terminando às 2h, já de madrugada.

Na seção abaixo, confira mais detalhes sobre a jornada acadêmica e profissional do professor Raylton Carvalho!

1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?

Atualmente, trabalho como engenheiro no Exército Brasileiro e atuo também como consultor em Projetos de Incêndio, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho em outras duas empresas, além de ministrar aulas em algumas turmas presenciais.

Meu dia a dia é cheio de desafios — a área da engenharia é muito dinâmica, e isso é algo que me motiva. Faz o sangue circular mais rápido e me mantém sempre alerta. E eu gosto disso.

Tenho vontade de me desenvolver ainda mais, tanto pessoal quanto profissionalmente, mas confesso que às vezes falta tempo.

Acredito muito na minha área e sou apaixonado pelo que faço. Quero continuar levando esse conhecimento adiante e ajudando mais pessoas por meio da educação.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

A minha área, Segurança do Trabalho, foi que me escolheu.

Surgiu por uma questão de oportunidade: eu precisava de grana e fui convidado para dar aula de Meio Ambiente em um curso técnico de Segurança do Trabalho.

Nessa escola, havia também uma pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e tive a oportunidade de fazê-la com desconto, utilizando parte do meu salário. Então, tudo se encaixou perfeitamente.

Já a área da docência foi uma escolha por retribuição. Sempre fui muito ajudado e sentia que precisava devolver isso de alguma forma.

Duas ajudas foram fundamentais na minha formação: a primeira veio quando eu fazia estágio de ensino médio (jovem aprendiz) na Câmara dos Deputados.

Como entrei na faculdade com 16 anos, ainda estava no último ano do estágio e, ao terminar, a equipe da seção onde eu trabalhava se uniu e me ajudou a pagar a faculdade até que eu conseguisse outro emprego.

Nesse meio tempo, fiz um estágio voluntário, já no primeiro ano da faculdade, e conheci a professora Lucijane. Ela me inseriu em seus projetos de pesquisa e consegui uma bolsa de iniciação científica, o que ajudou a reduzir um pouco o valor da mensalidade.

Essas duas ajudas foram essenciais para que eu conseguisse continuar meus estudos.

Mesmo com esses apoios, eu não tinha dinheiro para almoçar, então trabalhava nos fins de semana em uma loja de conveniência de posto de combustível, só para conseguir pagar pelo menos o lanche durante a semana.

Se não fosse a ajuda da equipe da Câmara e da professora Lucijane, eu não teria vencido essa etapa e me formado.

Por isso, acredito que é meu dever ajudar outras pessoas e faço isso sempre que posso. Uma das formas que encontrei para seguir esse caminho foi por meio da docência.

Já a Segurança do Trabalho se tornou uma paixão, pois nela vejo a chance de ajudar pessoas a voltarem para casa em segurança, sem acidentes e a manterem o convívio com suas famílias.

Digo isso também por experiência pessoal, já que meu pai foi vítima de um acidente de trabalho e, até o fim da vida, sofreu com as consequências disso.

3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

  • Mestre em Geociências Aplicadas – UNB
  • Engenheiro Civil, Ambiental e de Segurança do Trabalho
  • Pós-graduado em Higiene do Trabalho, Gestão Integrada eSocial, NTEP e FAP e Vants e Drones: Legislação, Planejamento e Aplicações, Enfermagem do Trabalho, Perícia Criminal e Judicial e Segurança Contra Incêndio e Pânico
  • Especialista em Prevenção e Combate a Incêndio pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBM/DF
  • Perito de Incêndio pelo CBM/DF
  • Avaliador de Imóveis Urbanos e Rurais pelo Exército Brasileiro (EB).

4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?

Acho que o maior desafio, sem dúvidas, foi sempre ter que conciliar trabalho e estudos nos três turnos.

Sempre levei uma vida bastante puxada — primeiro para pagar a faculdade, depois para melhorar de vida, conquistar um bom emprego e, por fim, poder ajudar outras pessoas por meio da educação. Sempre mantive um ritmo muito intenso, trabalhando até nos finais de semana.

5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Ainda não. Na realidade, passei por diversas fases na minha vida. Logo após a formação, pensava em empreender — inclusive, cheguei a ser aprovado em alguns concursos, mas não assumi justamente por conta desse objetivo.

Depois, voltei a estudar por um período com foco no cargo de Auditor Fiscal do Trabalho, porque acreditava que poderia contribuir ainda mais para a área de segurança do trabalho, dessa vez como fiscal. Mas esse plano não deu certo.

Hoje, sou feliz com onde estou e com o que faço. Sinto-me realizado, principalmente considerando a realidade de onde vim e tudo o que enfrentei. Com certeza, eu me considero um vencedor.

No entanto, ainda acredito que posso fazer mais. Seja por meio de um novo concurso ou mesmo empreendendo na minha área, levantando a bandeira da segurança do trabalho, que é algo em que acredito profundamente. Mas isso, só o tempo dirá.

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

A principal era ter algo para me impulsionar: um sonho, um objetivo ou uma necessidade.

7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Nas de Segurança do Trabalho, pelo fato de me identificar mais com elas.

8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Português, sem dúvidas. Qual engenheiro não tem dificuldade nessa matéria, haha?

9. Como você se tornou professor(a)?

Essa resposta eu até expliquei em outras perguntas, mas, em resumo, foi pela grande vontade de ajudar e transformar a vida das pessoas por meio da educação.

10. Há quanto tempo você dá aulas?

Quatorze anos. Creio que, com o tempo, você adquire mais experiência, mas confesso que a cada turma é uma emoção diferente, sempre fico nervoso e com frio na barriga kkkk

11. O que você mais gosta em ser professor?

Saber que estamos fazendo diferença na vida de alguém.

12. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Matérias relacionadas a área de meio ambiente, segurança do trabalho e prevenção e combate a incêndio.

13. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?

Vou sem motivação mesmo. Olho para o quadro de objetivos e parto para cima.

14. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.

Acredito que a conclusão do mestrado foi um dos maiores alívios da minha vida.

No meu último ano, eu trabalhava como engenheiro em uma obra das 7h às 12h30, dava aula no SENAI das 14h às 23h e, depois disso, estudava e escrevia minha dissertação das 23h40 às 2h da manhã.

Era uma rotina extremamente puxada, quase desumana — e eu contava os dias para chegar ao fim.

Finalizar essa etapa foi uma grande conquista pessoal e profissional, e me mostrou que, com esforço e persistência, a gente chega lá.

15. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?

Na faculdade, eu diria para não estudar apenas por obrigação ou para passar nas disciplinas, mas sim buscar estudar de forma eficiente, com foco em um objetivo claro — seja prestar concurso público ou empreender.

Teria sido importante também ser mais produtivo, não deixar de lado a formação em outras línguas e o aprendizado de algum instrumento musical.

E, acima de tudo, buscar o equilíbrio entre os estudos, a vida pessoal, a família e os hobbies. Esse equilíbrio é essencial para manter a motivação e a saúde mental ao longo do caminho.

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Raylton Carvalho participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!

Comece a estudar com o Gran!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!

Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – Conheça o seu Professor: Raylton Carvalho!



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *