Baixe o material de estudo
O concurso ARPE foi anunciado! De acordo com o portal G1, a Agência de Regulação de Pernambuco aderiu ao edital unificado de Pernambuco.
No dia 07 de agosto de 2025, o governo do Estado de Pernambuco divulgou a criação de um concurso público unificado. Ao todo, 455 serão ofertadas, sendo 40 cargos distribuídos em 9 órgãos estaduais.
Continue lendo e acesse informações sobre o concurso ARPE:
Concurso ARPE: Situação atual
Concurso ARPE: Remuneração e benefícios
Segundo dados do documento de padrão remuneratório dos cargos e funções, o vencimento base para o cargo de Analista de Regulação dos Serviços Públicos Delegados é de R$ 5.004,18 e pode chegar até os R$ 10.676,30!
Este cargo possuí 15 níveis de referência que podem indicar uma progressão salarial mediante normas internas do órgão.

Auxílios recebidos:
Entre os benefícios ofertados pelo órgão estão:
- Auxílio alimentação;
- Vale transporte;
- Adicional de Desempenho de Atividade de Regulação (ADAR).
Concurso ARPE: Cargos e vagas
A agência está ofertando 50 vagas para o cargo de Analista de Regulação dos Serviços Públicos Delegados.
Confira abaixo mais detalhes sobre a função:
Analista de Regulação dos Serviços Públicos Delegados
Vagas: 50
Jornada de trabalho: 40h semanais
Requisitos: ensino superior completo na área de especialidade
Atribuições: atividades de regulação e fiscalização dos serviços públicos delegados de competência da ARPE, com acompanhamento de indicadores, verificação de cumprimento regulatório, elaboração de estudos e relatórios técnicos, proposição de sanções e medidas, e atuação em processos regulatórios e de controle da qualidade dos serviços.
Concurso ARPE: Último concurso
O último concurso da ARPE foi realizado em 2014. Foram ofertadas 31 vagas para o cargo de Analista de Regulação de Serviços Públicos Delegados para diversas áreas de atuação (Engenharia, Jurídica, Contabilidade e Geral).
Concurso ARPE: Conheça as Etapas de Prova
O concurso consistiu em duas etapas: prova objetiva e prova de títulos.
Prova objetiva
As provas objetivas foram aplicadas no dia 17 de agosto de 2014, na cidade de Refice/PE.
A prova foi composta por 50 questões de múltipla escolha (20 de Conhecimentos Básicos e 30 de Conhecimentos Específicos), com duração de 4 horas, caráter eliminatório e classificatório.
Disciplinas
Confira a distribuição das disciplinas na prova objetiva:
Conhecimentos gerais – 20 questões
- Língua Portuguesa: 5 questões, com conteúdos de interpretação de textos, morfossintaxe, ortografia, pontuação e figuras de linguagem.
- Fundamentos da Regulação dos Serviços Públicos: 6 questões, cobrindo sistema de concessões, entidades reguladoras, atividades típicas de regulação e legislação estadual aplicável à ARPE.
- Noções de Direito Administrativo: 4 questões, abordando organização administrativa, atos administrativos, agentes públicos, licitações, controle e responsabilização, além de normas estaduais pertinentes.
- Informática: 3 questões, com sistemas operacionais, aplicativos de edição, navegadores, e organização de arquivos segundo o edital.
- Raciocínio Lógico: 2 questões, incluindo estruturas lógicas, argumentação, diagramas, princípios de contagem e probabilidade.
Conhecimentos específicos por área – 30 questões
- Engenharia: temas de Transportes (legislação de transporte metropolitano e intermunicipal, PPP e concessões), Gás Canalizado (normas ABNT), Energia (noções de eletrotécnica, redes, subestações, qualidade e RN ANEEL 414/2010) e Saneamento (captação, esgoto, legislação e resoluções ARPE), além de tópicos de Química Analítica e Hidráulica.
- Contabilidade: Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Direito Financeiro e legislação específica estadual e da ARPE, com tópicos de demonstrações contábeis, auditoria, custos e LRF.
- Jurídica: Direito Administrativo, Constitucional, Financeiro e legislação específica ligada à ARPE, concessões, PPPs, audiências públicas, saneamento, resíduos sólidos e resoluções da Agência.
- Geral: Direito Constitucional, Contabilidade Pública, Administração Pública, Comunicação Social e Introdução à Economia.
Estrutura da prova
Para ser aprovado, o candidato precisava acertar mínimo de 50% da prova total, 40% em cada componente (Básicos e Específicos) e 50% em Fundamentos da Regulação dentro dos Básicos.
Avaliação de Títulos
A avaliação de títulos foi uma etapa apenas classificatória, convocando até 10 vezes o número de vagas por especialidade.
Considerou exclusivamente um único título acadêmico de maior pontuação (Doutorado, Mestrado ou Especialização), enviado por SEDEX.
Confira as pontuações por titulação:
- 100 pontos para Doutorado;
- 70 para Mestrado;
- 40 para Especialização.
Sobre a ARPE
A Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) é uma autarquia especial do Poder Executivo estadual, responsável por regular, fiscalizar e zelar pela qualidade dos serviços públicos delegados ou prestados diretamente pelo Estado em áreas como saneamento, energia elétrica (em cooperação com a ANEEL), transportes, rodovias, gás natural canalizado e atividades não exclusivas do Estado.
Materiais gratuitos do Concurso ARPE
Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Acesse nossa página exclusiva e conheça:
- Guias de estudos
- Editais verticalizados e muito mais!
- E-books
- Apostilas
Motivos para fazer o Concurso ARPE
Vale a pena prestar o concurso da ARPE porque oferece carreira estável em autarquia especial, trabalho técnico com impacto direto na qualidade de serviços essenciais e perspectiva de desenvolvimento profissional com adicional de desempenho e plano de carreira previstos em atos oficiais e no último edital.
Resumo do Concurso ARPE
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)
CONCURSOS 2025
CONCURSOS ABERTOS
QUESTÕES DE CONCURSOS
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online

