Baixe o material de estudo
Atenção, concurseiro, novidades sobre a reforma administrativa! Entre as propostas apresentadas está a “tabela única de remuneração”, que propõe uma referência nacional que para organizar, em uma só matriz, os salários de todos os cargos do serviço público, do piso ao teto constitucional. Segundo o relator da proposta, deputado Pedro Paulo, a medida busca aumentar transparência, permitir comparações entre carreiras e reduzir desigualdades salariais entre entes e Poderes, inspirando-se em experiências de países como Estados Unidos e Portugal.
Analisando a aplicação da medida na prática, o governo federal definiria parâmetros comuns e cada ente (União, Estados e Municípios) ajustaria suas tabelas a essa matriz dentro da janela de 10 anos.
O projeto de tabela única remuneratória convive com outras diretrizes do texto em discussão, como limitar o salário de ingresso a até cerca de 50% do salário final da carreira e estabelecer progressões mínimas em múltiplos níveis, para alongar trajetórias e padronizar estruturas.
A reforma administrativa segue em tramitação. Continue acompanhando as informações e fique por dentro de todas as novidades.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)
CONCURSOS 2025
CONCURSOS ABERTOS
QUESTÕES DE CONCURSOS
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online

