Baixe o material de estudo
Novidades sobre o concurso STF! O Superior Tribunal Federal informou para a equipe do Gran que a realização de um novo concurso é uma possibilidade e que dependerá de fatores como o orçamento e a necessidade de preenchimento das vagas.
Começou a circular na internet que o tribunal está pretendendo preencher 54 cargos vagos utilizando candidatos aprovados em concursos anteriores de outros órgãos da Justiça Federal. Essa decisão teria sido tomada para evitar a realização de um novo concurso em 2025.
A equipe do Gran entrou em contato com o STF para apurar a veracidade das informações e entender quais são os planos para o ano vigente.
O STF nos informou que, apesar de não ter intenção imediata de realizar um novo concurso, esta é uma possibilidade a ser avaliada de acordo com a aprovação da LOA 2025. Um outro caminho levantado pelo Supremo, é o preenchimento de cargos com candidatos aprovados em concursos anteriores, conforme as condições legais e orçamentárias.
Foram destacados 3 (três) pontos que ainda precisam de definição:
- O quantitativo de cargos vagos a serem providos durante o exercício 2025 está condicionado à existência de orçamento;
- Até o momento, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 não foi aprovada pelo Congresso Nacional, impossibilitando a definição de quantos cargos poderão ser providos;
- A decisão sobre qual órgão será beneficiado com o aproveitamento, quando autorizado, é discricionária da Administração. Esse aproveitamento é avaliado no momento da deliberação sobre o provimento de vagas.
Ou seja, o concurso é uma opção, mas sua realização dependerá de fatores como o orçamento e a necessidade de preenchimento das vagas.
VEJA AQUI todas as informações sobre o concurso STF!

Concurso STF: novo edital para Polícia Judicial
O STF também realizou um estudo sobre a segurança do tribunal, concluindo que é necessário aumentar o número de policiais judiciais. O diretor-geral do STF, Eduardo Silva Toledo, destacou a urgência da proposta, mas alertou que o orçamento não permitia arcar com os custos. Para isso, o tribunal precisará buscar recursos nos próximos anos.
A proposta inicial inclui a criação de 40 cargos de agentes de Polícia Judicial. Essa medida visa melhorar a segurança após o atentado a bomba em novembro de 2024. O STF recebeu um crédito de R$ 27,4 milhões para nomear os novos agentes, adquirir equipamentos e implementar soluções de segurança. Além disso, foi criada a Secretaria de Polícia Judicial para aprimorar a gestão da segurança no tribunal.
É importante destacar que o último concurso do Superior Tribunal Federal foi realizado em 2013 e não tem mais validade.
Concurso STF: resumo
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSOS 2025
CONCURSOS ABERTOS
QUESTÕES DE CONCURSOS
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online