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Você conhece o Neuromarketing? A área é fundamental para quem busca unir conhecimentos relacionados as ciências comportamentais, consumo, negócios e marketing com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes e potencializar resultados positivos na parte comercial. Dominar esse campo pode ser um diferencial no currículo.

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O que é neuromarketing?

O neuromarketing é uma área que busca reunir conhecimenos da medicina, psicologia, ciências comportamentais, consumo e marketing. O foco aqui é estudar como as pessoas reagem a promoção de vendas, engajamento e identificação com marcas e instituições.

Desse modo, o Neuromarketing busca reunir uma série de conhecimentos, técnicas e gatilhos mentais com o objetivo de gerar sentimentos e emoções que criem laços com o consumidor. Tudo isso para gerar confiança, criar autoridade e aumentar as vendas.

O que significa neuromarketing?

O termo Neuromarketing busca unir duas áreas do conhecimento com um objetivo relacionado a comportamento e consumo: neurologia, muito ligada as ciências mentais e comportamentais, e marketing, relacionada a vendas e promoção da imagem positiva.

Quando surgiu o neuromarketing?

O neuromarketing surgiu na metade do século 20, nos Estados Unidos, a partir de pesquisas que buscavam entender o comportamento humano diante de ações de Marketing. Ou seja, como pessoas lidavam com o estímulo da área com relação ao consumo e desejo de bens.

Quem criou o neuromarketing?

É considerado o criador do neuromarketing o médico Gerald Zaltman, em Harvard.

Quanto ganha um neuromarketing?

O salário de um profissional do neuromarketing pode variar entre R$ 8 mil e mais de R$ 20 mil reais. Tudo depende do tempo de experiência, do tamanho da empresa e dos resultados que suas entregas vão proporcionar para o negócio.

Como podemos definir o neuromarketing?

O neuromarketing, segundo a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) pode ser definido como:

Uma área da ciência que busca estudar e compreender o que influência o consumidor na decisão de compra,

Qual o objetivo do neuromarketing?

O principal objetivo do neuromarketing é garantir que uma instituição esteja bem posicionada no mercado. Tudo isso de forma positiva e a partir da perspectiva dos consumidores, gerando sentimentos de confiança, credibilidade e segurança.

Como funciona o neuromarketing?

O Neuromarketing funciona assim:

  • Uma marca analisa seu cenário e contexto no mercado com relação aos seus clientes;
  • Realiza-se uma pesquisa sobre sentimentos, emoções e gatilhos, bem como de identidade e outros fatores de escolha e relacionamento entre marcas e consumidores;
  • Analisam-se os dados para gerar ideias de como solucionar determinadas questões e observações: ações de marca, eventos, influenciadores digitais, entre outros;
  • Executam-se as ações necessárias para alinhar o comportamento do consumidor com os objetivos e metas do negócio;
  • Avaliam-se os resultados, monitoram-se as ações e corrigem-se os erros.

O que é estratégia de neuromarketing?

Basicamente, a estratégiai de neuromarketing são um conjunto de ações que buscam otimizar e potencializar vendas, sentimentos positivos e engajamentos de um cliente com uma marca. Ou seja, são medidas tomadas a partir de estudos interdisciplinares com o objetivo de aumentar os lucros e resultados positivos de um negócio.

Um bom exemplo é o de uma loja tropical, onde você criar um ambiente que remeta a praia pode ser algo positivo para despertar o interesse do cliente. Tudo isso tem a ver com ciências comportamentais, estudos de consumo e engajamento. Uma vez que o cliente se sente no lugar tropical, ele fica mais envolvido e disposto a adquirir o produto.

Desse modo, uma boa estratégia de neuromarketing envolve uma série de tópicos e questões relacionadas a sentimentos, emoções e tomadas de decisão de compra. O foco aqui é garantir que o ambiente esteja alinhado com os objetivos e metas do negócio, sejam relacionados a venda ou percepção de marca.

Como aplicar neuromarketing?

Veja como aplicar o neuromarketing na prática:

Quais são as principais técnicas de neuromarketing?

Alguns exemplos de técnicas de neuromarketing são:

  • Psicologia das Cores;
  • Storytelling;
  • Gatilhos mentais;
  • Ancoragem;
  • Estratégias de precificação, entre outras.

O que é neuromarketing sensorial?

O Neuromarketing Sensorial tem muito a ver com ativar os sentidos. Por exemplo, é estranho entrar em uma cafeteria que não tenha cheiro de café.

Nesse sentido, o neuromarketing sensorial busca uma série de estímulos visuais, auditivos, olfativos, de tato e paladar para que uma pessoa se sinta envolvida de acordo com o tema e objetivo do negócio.

Por que utilizar neuromarketing?

Como vimos, o neuromarketing é muito focado em sensações e comportamento do consumidor. Ou seja, entender o ponto de vista do cliente e oferecer o seu produto ou serviço de acordo com essa perspectiva para torná-lo interessante aos olhos do consumidor.

Desse modo, o neuromarketing pode ser uma excelente oportunidade para:

  • Aumentar as ventas;
  • Construir autoridade;
  • Engajar com clientes;
  • Gestão de crises e adminsitração de conflitos;
  • Melhorar a experiência do usuário, entre outras.

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Fonte: Gran Cursos Online

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