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Você conhece o Neuromarketing? A área é fundamental para quem busca unir conhecimentos relacionados as ciências comportamentais, consumo, negócios e marketing com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes e potencializar resultados positivos na parte comercial. Dominar esse campo pode ser um diferencial no currículo.
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O que é neuromarketing?
O neuromarketing é uma área que busca reunir conhecimenos da medicina, psicologia, ciências comportamentais, consumo e marketing. O foco aqui é estudar como as pessoas reagem a promoção de vendas, engajamento e identificação com marcas e instituições.
Desse modo, o Neuromarketing busca reunir uma série de conhecimentos, técnicas e gatilhos mentais com o objetivo de gerar sentimentos e emoções que criem laços com o consumidor. Tudo isso para gerar confiança, criar autoridade e aumentar as vendas.
O que significa neuromarketing?
O termo Neuromarketing busca unir duas áreas do conhecimento com um objetivo relacionado a comportamento e consumo: neurologia, muito ligada as ciências mentais e comportamentais, e marketing, relacionada a vendas e promoção da imagem positiva.
Quando surgiu o neuromarketing?
O neuromarketing surgiu na metade do século 20, nos Estados Unidos, a partir de pesquisas que buscavam entender o comportamento humano diante de ações de Marketing. Ou seja, como pessoas lidavam com o estímulo da área com relação ao consumo e desejo de bens.
Quem criou o neuromarketing?
É considerado o criador do neuromarketing o médico Gerald Zaltman, em Harvard.
Quanto ganha um neuromarketing?
O salário de um profissional do neuromarketing pode variar entre R$ 8 mil e mais de R$ 20 mil reais. Tudo depende do tempo de experiência, do tamanho da empresa e dos resultados que suas entregas vão proporcionar para o negócio.
Como podemos definir o neuromarketing?
O neuromarketing, segundo a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) pode ser definido como:
Uma área da ciência que busca estudar e compreender o que influência o consumidor na decisão de compra,
Qual o objetivo do neuromarketing?
O principal objetivo do neuromarketing é garantir que uma instituição esteja bem posicionada no mercado. Tudo isso de forma positiva e a partir da perspectiva dos consumidores, gerando sentimentos de confiança, credibilidade e segurança.
Como funciona o neuromarketing?
O Neuromarketing funciona assim:
- Uma marca analisa seu cenário e contexto no mercado com relação aos seus clientes;
- Realiza-se uma pesquisa sobre sentimentos, emoções e gatilhos, bem como de identidade e outros fatores de escolha e relacionamento entre marcas e consumidores;
- Analisam-se os dados para gerar ideias de como solucionar determinadas questões e observações: ações de marca, eventos, influenciadores digitais, entre outros;
- Executam-se as ações necessárias para alinhar o comportamento do consumidor com os objetivos e metas do negócio;
- Avaliam-se os resultados, monitoram-se as ações e corrigem-se os erros.
O que é estratégia de neuromarketing?
Basicamente, a estratégiai de neuromarketing são um conjunto de ações que buscam otimizar e potencializar vendas, sentimentos positivos e engajamentos de um cliente com uma marca. Ou seja, são medidas tomadas a partir de estudos interdisciplinares com o objetivo de aumentar os lucros e resultados positivos de um negócio.
Um bom exemplo é o de uma loja tropical, onde você criar um ambiente que remeta a praia pode ser algo positivo para despertar o interesse do cliente. Tudo isso tem a ver com ciências comportamentais, estudos de consumo e engajamento. Uma vez que o cliente se sente no lugar tropical, ele fica mais envolvido e disposto a adquirir o produto.
Desse modo, uma boa estratégia de neuromarketing envolve uma série de tópicos e questões relacionadas a sentimentos, emoções e tomadas de decisão de compra. O foco aqui é garantir que o ambiente esteja alinhado com os objetivos e metas do negócio, sejam relacionados a venda ou percepção de marca.
Como aplicar neuromarketing?
Veja como aplicar o neuromarketing na prática:
Quais são as principais técnicas de neuromarketing?
Alguns exemplos de técnicas de neuromarketing são:
- Psicologia das Cores;
- Storytelling;
- Gatilhos mentais;
- Ancoragem;
- Estratégias de precificação, entre outras.
O que é neuromarketing sensorial?
O Neuromarketing Sensorial tem muito a ver com ativar os sentidos. Por exemplo, é estranho entrar em uma cafeteria que não tenha cheiro de café.
Nesse sentido, o neuromarketing sensorial busca uma série de estímulos visuais, auditivos, olfativos, de tato e paladar para que uma pessoa se sinta envolvida de acordo com o tema e objetivo do negócio.
Por que utilizar neuromarketing?
Como vimos, o neuromarketing é muito focado em sensações e comportamento do consumidor. Ou seja, entender o ponto de vista do cliente e oferecer o seu produto ou serviço de acordo com essa perspectiva para torná-lo interessante aos olhos do consumidor.
Desse modo, o neuromarketing pode ser uma excelente oportunidade para:
- Aumentar as ventas;
- Construir autoridade;
- Engajar com clientes;
- Gestão de crises e adminsitração de conflitos;
- Melhorar a experiência do usuário, entre outras.
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Fonte: Gran Cursos Online