Em um cenário de evolução constante, as farmácias vêm conquistando uma fatia do mercado tradicionalmente dominado por laboratórios. De acordo com um recente levantamento realizado pela Clinicarx, uma startup de saúde, a busca por exames clínicos em drogarias teve um aumento significativo de 40% no primeiro semestre deste ano.
O estudo abrangeu uma amostra de 4 mil estabelecimentos distribuídos em 1.100 cidades, e incluiu vinte e nove das trinta maiores redes associadas à Abrafarma, com exceção da Droga Raia e Drogasil. Embora os números absolutos não tenham sido divulgados, o crescimento consistente revela uma tendência inegável.
A diversificação dos serviços oferecidos pelas farmácias é um dos principais fatores impulsionadores desse crescimento. Atualmente, diversas redes disponibilizam até 86 tipos diferentes de serviços clínicos, com destaque para a aferição de pressão arterial, que se manteve como o serviço mais procurado, alcançando quase 30% das demandas, seguido pelos testes de glicemia, com 17,4% de procura.
+++ Laboratórios e farmácias agora podem realizar mais de 40 tipos de exames clínicos. Veja quais
Aplicação de vacinas continua sendo o ponto central desse movimento de transformação
Entre os exames rápidos, os testes de dengue, Beta-HCG (Gravidez), hemoglobina glicada e perfil lipídico foram os mais solicitados, demonstrando a crescente procura por serviços que ofereçam diagnósticos rápidos e precisos.
Apesar dessa ampliação de serviços, a aplicação de vacinas continua sendo o ponto central desse movimento de transformação. Conforme o levantamento, houve um impressionante aumento de 189% na administração de vacinas, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O resultado da pesquisa reflete uma mudança gradual na forma como as pessoas encaram as farmácias, passando de locais simplesmente para aquisição de medicamentos para centros de saúde multifuncionais. A oferta de serviços clínicos e exames em farmácias amplia o acesso à saúde, contribuindo para a promoção de um cuidado mais holístico e conveniente para os consumidores.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil