O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) emitiu um comunicado na última sexta-feira (15) revelando que, finalmente, convocará os aprovados no processo seletivo realizado em 2019, cujo prazo para o chamamento encerraria nesta quarta-feira, 20 de dezembro de 2023. O concurso Detran SP ofertou 400 vagas ao todo.
Diante da iminência do término do prazo, o Detran-SP agora atua em regime de força-tarefa para agilizar a nomeação dos novos servidores até amanhã, promovendo a ocupação de 200 vagas no cargo de Agente Estadual de Trânsito (nível superior) e 200 no de Oficial Estadual de Trânsito (médio).
Os candidatos aprovados serão intimados a apresentar, por meio do sistema SEI, os documentos necessários para a posse em seus cargos. Aqueles que eventualmente não desejarem assumir as posições deverão formalizar o requerimento de desistência, quando for o caso.
No total, mais de 150 mil se inscreveram no certame de 2019 e 2.094 candidatos obtiveram aprovação para o cargo de agente, incluindo 41 candidatos com deficiência. O salário inicial para o posto previsto no edital, na época, era de R$ 4.657,50.
Para o cargo de oficial, foram aprovados 842 candidatos, sendo 5 com deficiência. Já a remuneração da carreira era de R$ 1.863,00. A convocação respeitará a ordem de classificação no concurso público, considerando eventuais desistências, até o preenchimento total das vagas disponíveis.
+Confira a lista completa de concursos públicos abertos em São Paulo
Atribuições dos Agentes e Oficiais
Os profissionais aprovados no último concurso Detran SP desempenharão papéis cruciais nas operações do órgão, contribuindo para a otimização das capacidades de fiscalização, organização e gestão do trânsito, segundo o Governo de São Paulo.
Os Agentes de Trânsito concentrarão suas atividades, seguindo as diretrizes de Integridade, Transparência e Melhora Contínua do Atendimento, na:
- realização de exames práticos de direção veicular
- fiscalizações de agentes delegados ou regulados
- fiscalizações de trânsito
Já os Oficiais de Trânsito serão alocados para prestar suporte administrativo ao processamento das atividades operacionais, contribuindo para a aceleração da hiperautomatização dos processos, a tomada de decisões baseada em evidências e a transformação digital dos serviços à sociedade.
A convocação desses novos servidores não apenas supre as necessidades operacionais imediatas do Detran SP, mas também vai permitir ampliar a abordagem proativa na promoção da segurança viária e na eficiência dos serviços prestados.
O diretor-presidente da autarquia, Eduardo Aggio, afirma: “O provimento dessas vagas é um passo concreto em direção à modernização, inovação e atendimento ao público com padrões elevados.” Com isso, a expectativa é de que a convocação impulsione a modernização, a inovação e o aprimoramento do atendimento ao público, consolidando o compromisso do órgão com a excelência.
+Piso salarial da enfermagem do setor privado: STF permite salário menor
Saiba como foi a prova do concurso Detran SP
A prova objetiva e a redação foram aplicadas em 7 de julho de 2019, pela Fundação Carlos Chagas (FCC) . A primeira foi composta por 60 questões de múltipla escolha sobre:
- Língua portuguesa;
- Matemática e Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática;
- Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
- Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran);
- Direito Constitucional; e
- Direito Administrativo.
+++Acompanhe o andamento do processo seletivo na página do concurso Detran SP.
Siga o JC Concursos no Google News
Sobre FCC – Fundação Carlos Chagas
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
concursos publicosconcursos 2023concursos sp (são paulo)