Recentemente, diversos indicadores apontam para um aquecimento na economia brasileira, com mais empregos e aumento do consumo. Segundo dados do Ministério do Trabalho, janeiro registrou um saldo positivo de 180.395 empregos com carteira assinada, enquanto em São Paulo, o setor de serviços gerou 230% mais vagas em comparação ao mesmo período do ano anterior.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, destaca que o emprego é a peça-chave para impulsionar a economia, proporcionando mais dinheiro no bolso das pessoas e estimulando o consumo. Esse aumento do consumo é confirmado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que registrou um aumento de 1,2% no consumo nos lares brasileiros em janeiro.
O economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, ressalta que o aquecimento do mercado está relacionado não apenas ao aumento dos empregos, mas também à redução da taxa de juros, que facilita o acesso ao crédito e estimula os investimentos e o consumo. A redução da taxa Selic, que agora está em 10,75% ao ano, tem impulsionado ainda mais a atividade econômica.
Além disso, as medidas do governo federal para diminuir a inadimplência, como o programa Desenrola, têm contribuído para aumentar a renda disponível das famílias e direcioná-la para o consumo.
Esse cenário favorável reflete não apenas na abertura de novos postos de trabalho, mas também no desempenho positivo do comércio e no crescimento do consumo das famílias, indicando uma economia em ascensão.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil