A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) está com as inscrições abertas para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Políticas Afirmativas e Diversidade, que oferece bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em diversas áreas do conhecimento.
O programa é uma política afirmativa e de diversidade do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, recriado pelo MEC e pela Capes em junho deste ano. O programa homenageia Abdias do Nascimento (1914-2011), que foi professor universitário, artista plástico, ator, poeta, escritor, dramaturgo, deputado federal (1983-1987), reconhecido, sobretudo, por ser ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras.
Ao longo de cinco anos, a Capes investirá até R$ 45 milhões para formação de professores e pesquisadores em seis eixos temáticos: Políticas afirmativas na pós-graduação; Avanços para autonomia e tecnologia assistiva na educação; Interculturalidade e políticas públicas na educação; Políticas indigenistas e para povos tradicionais; Equidade e combate ao racismo na educação; e Educação especial: inclusão e desenvolvimento.
+Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões neste sábado; saiba como apostar
Como se inscrever no programa de pós-graduação?
As inscrições para o programa estão abertas desde o dia 15 de julho e vão até o dia 25 de agosto. As regras para seleção dos projetos estão descritas no edital da Capes (nº 17/2023).
Os projetos candidatos devem ter abrangência nacional e recorte geográfico com pelo menos duas das cinco regiões brasileiras. As propostas deverão ser apresentadas exclusivamente por meio eletrônico, em formulário específico, disponível no Sistema de Inscrições da Capers (Sicapes) com login e senha do portal Gov.br.
+Desenrola Brasil começa na segunda (17). O que você precisa saber para limpar o seu nome?
Quem pode participar do programa?
Podem participar do programa os coordenadores de projetos vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.
Os projetos devem contemplar a formação de pelo menos um bolsista de mestrado, um bolsista de doutorado e um bolsista de pós-doutorado por ano. Os bolsistas devem pertencer aos grupos sociais contemplados pelas políticas afirmativas e pela diversidade, conforme definido no edital.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil