Com a modernização dos serviços públicos, fazer a Carteira de Trabalho Digital se tornou uma vantagem aos trabalhadores brasileiros, pois torna mais prático e acessível o acompanhamento das informações trabalhistas. É possível obter a sua carteira de trabalho online de forma rápida e simples, sem a necessidade de deslocamentos ou burocracias.
Quem está em busca de uma nova vaga de emprego pode emitir a carteira de trabalho online, em poucos minutos, sem sair de casa e apresentar a versão digital quando passar na entrevista de emprego e for assumir o cargo, mesmo que tenha a versão física, em papel, sua apresentação é dispensável.
Ao ser solicita pelo RH para o registro, basta informar que obteve a carteira de trabalho online e passar o número do CPF. O empregador vai inserir todas as informações do contrato no sistema eSocial (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador).
Para conferir se a empresa cumpriu essa obrigação, é só consultar o contrato de trabalho no aplicativo da CTPS Digital. Caso identifique algum dado divergente (cargo, salário, etc.), peça para o empregador corrigir, enviando as informações corretas pelo eSocial.
+Nota Fiscal Paulista libera mais de R$ 40 milhões; Saiba como resgatar dinheiro
Pode jogar a carteira de trabalho em papel?
A resposta é não. Apesar de substituir a versão de papel, quem tem a carteira física deve guardar o documento porque ela pode ser usada para anotações do contrato em andamento. Empregos novos, porém, podem ser iniciados com a carteira de trabalho online.
A carteira de trabalho em papel ainda é um documento válido, e os registros dos empregos anteriores nela contidos têm valor legal. Portanto, é importante mantê-la guardada em local seguro. A Carteira de Trabalho Digital serve como uma alternativa e complemento à versão em papel, facilitando a consulta e atualização de informações.
Passo a passo para emitir a carteira online
Para ter acesso à carteira de trabalho online basta criar uma conta no Portal GOV.br e baixar o aplicativo da CTPS Digital, disponível para tablet e smartphone com sistema operacional Android ou iOS. Não há a necessidade de anexar documentação, pois a carteira é gerada automaticamente para todos que têm CPF ativo. Veja o passo a passo:
- No computador ou no celular: acesse o portal Gov.br e busque por carteira de trabalho digital;
- Depois clique em solicitar;
- Por último, quero me cadastrar;
- É necessário preencher os campos com os seus dados seguindo o passo a passo do próprio site;
- Se o sistema informar que você já tem cadastro, volte para tela da senha de acesso, clique no botão: “Já tenho cadastro” e siga os passos;
- Ao entrar no sistema e chegar na área do trabalhador, clique no card: “Carteira de trabalho digital”;
- O sistema também dá a possibilidade do trabalhador verificar o seu histórico profissional;
- O procedimento também poderá ser realizado pelo celular, ao baixar o app carteira de trabalho digital;
- Na versão Mobile, você terá a possibilidade de receber notificações sobre as movimentações em seu contrato de trabalho.
+Metralhadoras que sumiram do Exército são capazes de derrubar aeronave
Vantagens da Carteira de Trabalho Digital
Entre as vantagens de obter o documento digital estão:
- Acesso rápido: Com a versão digital, você pode acessar suas informações trabalhistas de qualquer lugar, a qualquer momento, utilizando seu dispositivo móvel;
- Facilidade de atualização: É simples atualizar suas informações, como mudanças de emprego ou promoções, diretamente na plataforma, eliminando a necessidade de idas a órgãos governamentais; e
- Menos burocracia: A Carteira de Trabalho Digital reduz a burocracia, poupando tempo e evitando filas.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil