A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (10) uma inovação para melhorar o acesso e a eficiência dos serviços públicos à população, por meio do uso da inteligência artificial. O Chat SP156, um chatbot de atendimento via WhatsApp, agora está disponível para os cidadãos, oferecendo uma gama de serviços públicos de maneira ágil na palma da mão.
O Chat SP156 é uma iniciativa que visa utilizar a tecnologia para simplificar a comunicação entre os cidadãos e a administração municipal. Para utilizar o serviço, os cidadãos só precisam adicionar o número 11 3230-5156 no WhatsApp e iniciar uma conversa.
O Chat SP156 permite que sejam feitas solicitações de serviços essenciais e também o acompanhamento do andamento dos pedidos. Caso algum serviço não esteja disponível no chatbot, o usuário será transferido para um atendimento humano na própria plataforma.
Nesta fase inicial, o Chat SP156 oferece 11 serviços essenciais, sendo que um deles varia de acordo com o calendário da cidade e do cronograma da Prefeitura, como o “Baixas Temperaturas” no inverno e o de “Altas Temperaturas” no verão. Durante o período de chuvas, estará disponível o serviço de “Alertas de alagamento”. A expectativa é de incluir pelo menos duas novas opções a cada mês.
A prefeitura ressaltou que não é necessário fornecer senha ou fazer cadastro para acessar o chatbot. No entanto, para solicitar serviços como a adoção de cães e gatos, é necessário estar cadastrado no SP156.
O Chat SP156 se junta a outras opções de atendimento já disponíveis aos cidadãos, como o Portal 156, o aplicativo SP156 e a Central Telefônica 156, todos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). Com essa variedade de canais, os cidadãos têm mais opções para entrar em contato com a Prefeitura e solicitar serviços públicos.
+Manobra de Heimlich salva a vida de dois bebês em São Paulo; Conheça a técnica
Inteligência artificial
O Chat SP156 representa mais um passo na incorporação da inteligência artificial e do processamento de linguagem natural para melhorar a qualidade dos serviços públicos, de acordo com a administração municipal. Atualmente, a tecnologia chatbot é utilizada em vários setores, como bancos, telefonia e compras, para agilizar o atendimento ao cliente.
Confira os serviços públicos já disponíveis no Chat SP156:
- Tapa-Buraco
- Baixas Temperaturas – Solicitar atendimento social
- Adotar cães e gatos
- Denunciar violência contra a mulher
- Denunciar racismo
- Árvore – Solicitar avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção
- Entulho e grandes objetos em via pública – Solicitar remoção
- Solicitar remoção de veículos/carcaça abandonado na via pública
- Solicitar limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita
- Foco de dengue – Solicitar vistoria de local com água parada
- Ponto de ônibus – Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente
+Novo auxílio-inclusão potencializa valor do BPC (Benefício de Prestação Continuada)
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil