Mesmo com uma seleção ainda em andamento, um novo concurso INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) pode ser realizado ainda em 2024. Acontece que a ampliação do quadro de servidores em atividade e valorização de pessoal fazem parte de um plano de ação que tramita internamente no instituto.
Desta forma, a expectativa é de que o INPI fortaleça suas atividades institucionais com a convocação de remanescentes do último certame, por meio de utilização do cadastro reserva de pessoal, bem como a liberação de novo edital.
Além disso o Instituto tem por finalidade promover uma reestruturação do quadro, por meio de transformação de cargos de nível médio em carreiras de nível superior, para a carreira de tecnologista em propriedade industrial.
Também está em análise a criação de vagas para os seguintes cargos:
- analista de planejamento, gestão e infraestrutura
- tecnologista
Concurso INPI : saiba como foi a última seleção
O último concurso INPI, em andamento, teve inscrições recebidas até 21 de novembro. A oferta foi de 120 vagas para cargos de nível superior, além de formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora é o Cebraspe.
A distribuição de vagas por cargos é a seguinte:
- analista de planejamento, gestão e infraestrutura em propriedade industrial – 40vagas
- tecnologista em propriedade industrial – 40 vagas
- pesquisador em propriedade industrial – 40 vagas
A seleção foi composta de duas etapas:
- provas objetivas
- análise de títulos
Para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em propriedade industrial, exceto para as áreas com código: A3, A4, A9, A10 e A11, pesquisador em propriedade industrial – todas as áreas e tecnologista em propriedade industrial a prova ocorreu da seguinte forma:
- conhecimentos básicos – 50 questões
- conhecimentos específicos – 70 questões
Para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em propriedade industrial – somente para as áreas com código: A3, A4, A9, A10 e A11:
- conhecimentos básicos – 50 questões
- conhecimentos complementares – 50 questões
- conhecimentos específicos – 20 questões
Os títulos contaram com limite de 22 pontos para a classificação final
Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2023provas anteriores