comissão ainda deve ser oficialmente anunciada nos próximos dias, entenda

Circula na internet a publicação de um documento interno que indica os nomes dos membros da comissão organizadora do novo concurso AFT (auditor fiscal do trabalho) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No entanto, o documento ainda não pode ser considerado oficial e está sujeito a alterações. A expectativa é de que a comissão responsável pelo certame seja oficialmente divulgada no decorrer dos próximos dias, por meio de publicação no diário oficial da União. De qualquer forma, o documento não oficial já serve de indício de que o processo está em fase adiantada de preparativos. A seleção está autorizada desde 16 de junho pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, e a publicação do edital deve ocorrer, no mais tardar, até 13 de dezembro.   

Ao todo, o concurso AFT contará com 900 vagas para o cargo de auditor, distribuídas da seguinte forma:

  • ampla concorrência – 45%
  • portadores de deficiência – 6%
  • pretos e pardos – 45%
  • transexuais – 2%
  • indígenas – 2%

Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação, com remuneração inicial de R$ 21.029,09.

Ainda de acordo com a portaria que autoriza a seleção, a aplicação das provas deve ocorrer dois meses após a liberação do edital.

Concurso AFT: veja documento extraoficial

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Saiba como foi a última seleção

O último concurso AFT ocorreu em 2013, com 100 vagas para o cargo. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe. A seleção foi composta de duas provas objetivas, duas provas discursivas e análise de vida pregressa.

A primeira prova objetiva foi composta de 100 questões, da seguinte forma:

  • 26 questões de língua portuguesa;
  • 15 de raciocínio lógico;
  • 22 de direitos humanos;
  • 22 de administração geral e pública; e
  • 15 de noções de informática.

A segunda prova teve 120 questões, da seguinte forma:

  • 7 questões de direito constitucional;
  • 7 de direito administrativo;
  • 10 de auditoria;
  • 12 de economia do trabalho;
  • 27 de direito do trabalho;
  • 7 de seguridade social;
  • 11 de legislação previdenciária;
  • 21 de segurança e saúde do trabalho;
  • 3 de legislação do trabalho; e
  • 15 de contabilidade geral.

A primeira prova dissertativa contou com três questões sobre direitos humanos ou economia do trabalho ou direito constitucional ou direito administrativo e texto de até 30 linhas sobre algum dos mesmos tópicos.

Por fim, a segunda prova dissertativa contou com três questões sobre gestão de projetos ou direito do trabalho ou segurança e saúde do trabalho, além de parecer técnico de até 60 linhas sobre segurança e saúde do trabalho.

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Fonte: JC Concursos

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