Compreensão e Interpretação de Textos: 5 Dicas Essenciais – Outlet Estratégia Concursos

O assunto “compreensão e interpretação de textos” é um dos mais cobrados em provas de vestibulares e concursos públicos em todo o país. E digo mais: a compreensão e interpretação de textos é fundamental para que você consiga se sair bem em provas de qualquer disciplina!

Por isso, separamos 5 (cinco) dicas para que você possa ter um melhor desempenho nas provas que cobrarem compreensão e interpretação de textos.

As 4 (quatro) primeiras dicas são voltadas para posturas que devemos ter, na maioria das vezes, durante nossa preparação, embora algumas também se apliquem no momento da prova. Já a quinta e última dica é essencial para ser aplicada na prática, no momento em que você estiver fazendo a prova.

1- Tenha o costume de ler

Você com certeza já deve ter ouvido falar que, para escrevermos bem, devemos também ler bastante. E isso não é diferente quando falamos a respeito de compreensão e interpretação de textos.

Quanto mais você ler sobre um tema, mais facilidade e velocidade terá para responder questões sobre ele. O costume da leitura fará com que cada vez mais você tenha conhecimento de palavras e expressões novas, o que irá ajudar muito caso o examinador coloque sinônimos desconhecidos na sua prova.

Busque sempre ler tudo o que tiver à disposição, e não somente o material de estudo. É possível aprendermos até mesmo com panfletos de marketing. Ao ler um panfleto, reflita o motivo pelo qual o redator utilizou aquela determinada palavra ou aquela expressão. Pense qual o objetivo da propaganda estar escrita naqueles exatos termos.

Portanto, procure ler tudo que puder. Nunca será demais e você perceberá o quanto esse hábito é extremamente enriquecedor para a resolução de questões de compreensão e interpretação de textos.

2- Leia com um dicionário próximo

Como já adiantamos no tópico anterior, você irá se deparar com diversas palavras e expressões novas ao adquirir o hábito de ler constantemente. Por isso, é importante saber lidar com essas palavras desconhecidas.

A primeira dica é ler o texto inteiro e marcar todas as palavras que você não souber. Ao realizar a leitura completa do texto, será possível ter uma noção inicial do assunto que está sendo abordado. Após isso, tente entender, pelo contexto, as palavras que não souber.

Depois disso, procure as palavras em um dicionário e tente trocá-las por alguma outra que conheça. É muito importante que você faça a busca por sinônimos dessas palavras, não somente para a resolução das questões de compreensão e interpretação de texto, mas também para aumentar o seu vocabulário, o que fará uma enorme diferença em provas dissertativas.

Enriquecer seu vocabulário será uma grande vantagem para não perder tempo em questões de compreensão e interpretação de textos.

3- Leia pausadamente

Não tenha pressa neste primeiro momento da leitura. Leia com calma e atenção. Assim, você evitará ter que reler o texto por muitas vezes. Essa dica é muito importante, pois é nessa etapa que você irá explorar o texto.

Tente entender a linguagem adotada pelo autor, bem como as palavras e expressões
utilizadas. Questione o texto e faça perguntas para si próprio a respeito do
que acabou de ler (abordaremos melhor o tema no tópico seguinte).

Outro ponto importante para conseguir responder às questões de compreensão e interpretação de texto é procurar possíveis erros gramaticais, pois podem ser objeto de questões logo após o texto. No tópico 5, veremos um exemplo dessa dica na prática.

4- Questionar cada parágrafo é fundamental na compreensão e interpretação de textos!

A quarta dica para você mandar bem nas questões de compreensão e
interpretação de textos consiste em um treino constante que você deverá realizar
ao estudar.

Leia atentamente cada parágrafo e tente fazer um resumo (mentalmente ou, até mesmo, no canto da prova) a respeito do que aquele parágrafo quer dizer. Tente extrair qual é a informação essencial que temos ali.

Após isso, faça perguntas relativas ao conteúdo escrito no parágrafo que acabou de ler. Veja se as informações estão fazendo sentido e se a história está se conectando. Essa prática irá, com certeza, auxiliar você no que diz respeito a compreensão e interpretação de textos.

5- Leia as questões antes do texto

A nossa última dica para responder a questões de compreensão e interpretação de textos deverá ser aplicada na prática, ou seja, durante a realização da sua prova.

Ao se deparar com questões de interpretação de textos, você verá na prova que o examinador trará um texto e, muito provavelmente, irá dizer quais questões deverão ser respondidas baseadas naquele texto. Vejam abaixo o exemplo extraído da última prova de concurso para Auditor Fiscal ISS de Guarulhos:

Compreensão e Interpretação de Textos - Prova ISS - Guarulhos 2019
Compreensão e Interpretação de Textos – Prova ISS – Guarulhos 2019

Neste caso, a dica consiste na leitura das
questões de 03 a 07 antes de ir diretamente para o texto
. Fazendo isso,
será possível ter uma ideia do que será exigido e, assim, você deverá focar
diretamente nos pontos que leu, evitando a releitura excessiva do texto e
economizando tempo.

Agora vejam, por exemplo, as perguntas de número 04 e 06:

Compreensão e Interpretação de Textos - Prova ISS - Guarulhos 2019
Compreensão e Interpretação de Textos – Prova ISS – Guarulhos 2019

Neste exemplo, vemos algumas das nossas dicas na prática. Na questão 04 vejam a importância de pesquisar palavras novas e sinônimos no dicionário.

Já na questão 06, podemos ver a relevância de ler o texto pausadamente, com atenção e buscando erros gramaticais. Essas dicas ajudarão muito seu desempenho quando o assunto for compreensão e interpretação de texto.

Tipologia Textual

Regência Verbal e Nominal

Como estudar para o ENEM

Como estudar para Concursos

Como estudar Português para concursos

Crédito:

Estratégia Concursos

Baixe seu material de estudo agora!

Editorial Estratégia Concursos

Estratégia Concursos - Videoaulas atualizadas para concursos públicos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Bitnami