Cresce a expectativa pela realização do novo concurso Correios. Após a contratação de pessoal ser considerada uma das principais reivindicações dos servidores em um acordo coletivo com a empresa, que chegaram a ameaçar a realização de greve em novembro, nota técnica interna indica que está em fase de estudos a elaboração de um modelo para que seja realizado um Plano de Desligamento Voluntária (PDV) ou Incentivado (PDI).
A nota também indica que já estão sendo feitos estudos internos sobre a necessidade de pessoal, para que o novo concurso possa ser efetivamente realizado em médio prazo. Análise preliminar prevê a necessidade de nada menos do que 6.919 servidores, além de 13.838 cadastros reserva de pessoal, o que corresponde a um total de 20.757 postos
A intenção é reoxigenar o quadro de funcionários, com a possibilidade de contratar novos servidores sem grande aumento de despesas. A nota avalia a possibilidade da seguinte forma:
“alternativa atrativa e benéfica tanto para a empresa, que pode se beneficiar da redução de custos, quanto para os colaboradores, inclusive para os empregados com maiores salários que optarem pelo desligamento (retorno financeiro recíproco), de forma a contratar no curto e médio prazo novos empregados por meio da realização de concurso“.
A realização do novo concurso Correios é aguardada desde 2 de janeiro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou despacho revogando o processo de privatização de oito empresas públicas, incluindo os correios.
Os estudos para o novo certame também chegaram a ser anunciados em 12 de setembro pelo presidente da empresa, Fabiano Silva. “Esse concurso não apenas abrirá portas para novos talentos, mas também fortalecerá a categoria dos Correios, trazendo sangue novo e conhecimento atualizado para a empresa”, disse, na ocasião.
Cargos e requisito para o concurso Correios
- Atendimento Comercial, Carteiro e Operador de triagem e transbordo – certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente;
- Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Júnior – Ensino Médio e certificado de conclusão de curso de Auxiliar de Enfermagem;
- Técnico de Segurança do Trabalho Júnior – Ensino Médio e de Curso de Técnico em Segurança do Trabalho;
- Engenheiro de Segurança do Trabalho Júnior – Diploma ou certificado de conclusão de Bacharel no curso de Engenharia ou Arquitetura. Certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível de pós-graduação. Registro profissional e comprovante de regularidade no respectivo Conselho de classe;
- Enfermeiro do Trabalho Júnior – Nível superior em Enfermagem, com especialização em Enfermagem do Trabalho;
- Médico do Trabalho Júnior – Ensino superior em Medicina; especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente.
Saiba como foi a última seleção
O último concurso Correios ocorreu em 2017. Antes disso, outra seleção havia sido realizada em 2011.
Em 2017, os cargos foram os seguintes:
- Auxiliar de Enfermagem do Trabalho Júnior – 12 vagas
- Técnico de Segurança do Trabalho Júnior – 21 vagas;
- Enfermeiro do Trabalho Júnior – 2 vagas;
- Engenheiro de Segurança do Trabalho Júnior- 9 vagas
- Médico do Trabalho Júnior – 44 vagas.
A organizadora, na ocasião, foi o IADES.
Em 2011 foi realizado concurso para Agente de Correios, incluindo:
- Carteiro,
- Atendente Comercial
- Operador de Triagem e Transbordo
Siga o JC Concursos no Google News
+ Resumo do Concurso Correios 2023
Correios
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
concursosconcursos federaisconcursos 2023provas anteriores