fbpx

Concurso da Saúde Urgente! Traumatismo dentoalveolar

Baixe o material de estudo



Baixar apostila para concurso

Hoje vamos tratar sobre um tema muito comum tanto em provas de concurso, mas também no nosso dia a dia; afinal, quem nunca sofreu uma fratura dentária quando criança ou já viu alguém se acidentar resultando em fratura dentária?

O cirurgião-dentista é o profissional que mais está habilitado para tratar desses casos, no entanto, é importante que a população, de forma geral, reconheça quais as condutas adequadas para preservação do dente ou do remanescente dentário até se chegar ao consultório.

 

Traumatismo dentoalveolar

Os traumatismos dentoalveolares são resultantes dos mais diversos tipos de trauma, incluindo quedas, acidentes automobilísticos e motociclísticos, acidentes esportivos e agressões físicas e demandam de atendimento de urgência, visto que o sucesso do tratamento, em alguns casos, depende do pronto atendimento da lesão.

Durante o atendimento inicial do paciente é importante, ainda na anamnese, colher algumas informações essenciais que irão guiar a conduta terapêutica. Por exemplo, deve-se questionar ao paciente ou ao responsável, há quanto tempo a lesão ocorreu, qual o local do acidente (se um ambiente muito sujo), se foi realizado algum tratamento ainda no local do trauma, se foi encontrado algum fragmento dentário ou dente inteiro no local do trauma, como foi a conservação deste remanescente dentário… Todas esses questionamentos irão ajudar o cirurgião-dentista a definir a melhor forma de tratamento daquele dente fraturado, ou daquele fragmento dentário.

Além disso, é importante avaliar clinicamente não apenas o dente fraturado, mas também o estado de saúde geral do paciente e a cavidade bucal como um todo, em busca de outras lesões que possam ter ocorrido concomitantemente. A realização de exames de imagem também é essencial, no momento em que ajuda no diagnóstico da fratura dentária em si (por exemplo, com uma radiografia periapical ou panorâmica), mas também na localização de peças dentários que possam, eventualmente ter sido deglutidas ou aspiradas (realização de radiografias de tórax e abdome).

 

Tipos de lesões dentoalveolares e tratamento

Os traumatismos dentoalveolares podem resultar em diversos tipos de lesão, que apresentam tratamentos específicos. Citaremos aqui os dois principais tipos, cujo tratamento merece considerações especiais.

Fraturas coronorradiculares      

São as fraturas dentárias que envolvem tanto a porção coronária quanto a porção radicular do dente. Quando envolvem apenas esmalte dentário e o traço de fratura não é muito profundo ao nível subgengival, o tratamento preconizado será apenas o restaurador. No entanto, quando há a exposição da polpa dentária, é necessário avaliar tamanho da exposição, tempo do trauma até o tratamento, presença de inflamação crônica na polpa e localização subgengival da fratura radicular. Esses questionamentos irão conduzir a um diagnóstico adequado, fazendo o cirurgião-dentista decidir por uma proteção pulpar com hidróxido de cálcio, a realização de pulpotomia, ou até mesmo a extração dentária.

Avulsão dentária

Nesses casos, o dente é totalmente deslocado do seu alvéolo. Quando o paciente traz o dente para o consultório é importante avaliar em qual meio de conservação o dente foi transportado. O meio de conservação ideal é a solução salina balanceada de Hanks. No entanto devido a sua indisponibilidade em algumas situações, o leite é considerado o meio alternativo mais adequado. Não se recomenda conservar em água, pois esta é uma solução hipotônica e que causa lise celular.

Quanto ao tratamento, é extremamente importante que o reimplante dentário seja realizado o mais rapidamente possível, preferencialmente em até 20 minutos, pois isso irá aumentar de forma considerável os índices de sucesso. Após o reimplante, o dente precisa ser estabilizado (esplintado) de forma semi-rígida por 7 a 10 dias. O uso de antibióticos sistêmicos (p. ex., penicilina) é recomendado.

 

Questões de concurso

                Questões de traumatismos dentoalveolares são muito comuns em provas de concursos e residências, não apenas para a área específica de Cirurgia Bucomaxilofacial, mas também para as diversas outras especialidades da Odontologia, até porque são traumas que podem ocorrer em várias situações do dia a dia. Segue abaixo duas questões para termos noção da forma que é cobrado nas provas.

1. (EBSERH 2015 – Banca IBFC) Em traumatismo dento-alveolar a principal dúvidas dos pais das crianças que sofrem esses traumas é em que meio devem armazenar os dentes após avulsão total dos mesmos. Assinale a alternativa que cita o melhor meio de armazenagem que pode ser encontrado no mercado.

 

a)Leite

b)Soro fisiológico

c)Saliva artificial

d)Água de coco

e)Solução balanceada de Hanks

 

2.(CADAR 2020 – Banca Aeronáutica) Um dente que foi totalmente deslocado de sua cavidade é chamado de dente avulsionado e o sucesso do tratamento está relacionado ao tempo em que o dente fica fora do alvéolo até o reimplante. O tempo de duração, em dias, de imobilização em dentes maduros reimplantados após sua avulsão total é de:

a)07 a 10

b)10 a 15

c)15 a 20

d)20 a 30

 

Nossos cursos – Gran Cursos Saúde

Então colegas, acredito que consegui passar um pouco do conteúdo referente aos traumatismos dentoalveolares. No entanto, precisamos aprofundar um pouco mais esse conhecimento.

Abaixo trago alguns cursos que certamente irão ajudar nesse sentido. São cursos de resolução de questões de provas de residências e concursos, abordando as principais temáticas da nossa área. Corre lá no site www.grancursosonline.com.br, pesquisa o curso que melhor se adequada às suas necessidades e vamos começar juntos!!

Cursos:

  • Residência USP – Residência em Área Profissional da Saúde – Odontologia

Questões de residências em diversos temas da Odontologia.

  • Bucomaxilofacial Questões para Residências

Questões de residências em Cirurgia Bucomaxilofacial.

  • Resolução de Questões para prova do CADAR da Aeronáutica

Questões de provas da Aeronáutica na área de Cirurgia Bucomaxilofacial.

  • Odontologia para Concursos e Residências (área de Cirurgia Bucomaxilofacial)

Questões de concursos e residências na área de Cirurgia Bucomaxilofacial.

 

Contem comigo para solucionar qualquer dúvida e até a próxima!



Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – Traumatismo dentoalveolar



Baixar apostila para concurso

%d blogueiros gostam disto: