fbpx

Concurso do Ibama vai oferecer mais de 600 vagas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, já solicitou a autorização do Ministério do Planejamento para oferecer mais de 500 oportunidades de analista ambiental e 180 de analista administrativo. As funções são de nível superior, e os salários iniciais são de R$ 7.675,45. O reforço de 680 concursados para o quadro do órgão também contarão com o auxílio-alimentação, que está no patamar de R$ 373.

Os concursados atuarão literalmente como “fiscal da natureza”. Nos cargos, os admitidos terão a estabilidade, conferida pelo regime estatutário de contratação, além de defender a e promover as ações a favor da biodiversidade.

Para os que tanto sonharam em trabalhar em defesa do meio ambiente e ainda ganhar um bom salário por isso, essa é uma ótima oportunidade de unir a qualidade de vida com a satisfação no emprego, atrelada a ideologia de vida.

Processo para abertura de edital

Os candidatos já devem ficar atentos. A solicitação do concurso é analisada no Ministério do Planejamento desde 25 de maio deste ano, portanto está em fase de implantação. Resta ainda análise pelas áreas técnicas da pasta, podendo fazer parte do Orçamento da União em 2016. Por isso o processo de seleção pode ser dado início a qualquer momento.

Como se preparar para o certame

Quem tem afinidade com a área ambiental deve iniciar logo os estudos. Uma dica importante para direcionar atividades preparatórias é se basear-se no conteúdo do concurso anterior, feito em 2012.

Há quatro anos, o concurso do Ibama ofereceu 108 vagas para analista ambiental, 61 para analista administrativo, além de 300 para técnico administrativo, totalizando 469 vagas. As áreas de analista ambiental foram licenciamento ambiental, controle, fiscalização, monitoramento, regulação e auditoria ambiental; além de gestão, proteção e controle da qualidade ambiental. Foram oferecidas vagas somente para o Rio de Janeiro e Brasília. Para os cargos da área administrativa, os concursados foram alocados em mais 18 estados, além da capital federal.

Estatísticas

Para esse certame a disputa promete ser acirrada. Mas existe uma boa notícia. Um levantamento feito por entidades que representam os servidores do Ibama, dão conta que existira uma defasagem no quadro de funcionários do órgão, tendo em vista que 51,6% dos ativos estarão aptos a se aposentar este ano.

Isso indica que o número de aprovados nos concursos pode ser maior. A informação foi dada na reunião da nova presidente do Ibama, Marilene Ramos, com a Asibama, o Sindsep, Condisef e Ascema Nacional, em maio deste ano.

Últimos concursos do Ibama

Ano 2012

O concurso de 2012 ofereceu 108 vagas de analista ambiental. Os participantes tiveram cinco horas para responder a provas objetiva e discursiva. A banca examinadora foi a Cespe/UnB.

Foram 70 questões de conhecimentos específicos e 50 questões de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Atualidades, Ética no serviço público, Noções de Direitos Constitucional e Administrativo e Legislação do Meio Ambiente.

As disciplinas foram de acordo com os temas escolhidos: 1 – Licenciamento ambiental, 2 – Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria ambiental, 3 – Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental. Na prova discursiva, foram cobradas uma dissertação de até 30 linhas e duas questões práticas, em até 10 linhas.

Ano 2013

Para as 61 vagas para analista administrativo, em 2013, os candidatos contaram com quatro horas e meia para responderem as questões. Houve apenas uma questão discursiva.

Foram abordados os conhecimentos básicos em : Língua Portuguesa, Informática, Matemática, Raciocínio Lógico, Atualidades e Noções de Direito Constitucional;

Nas questões específicas foram pedidos pela banca as noções em: Direito Administrativo, Legislação do setor de Meio Ambiente, Financeira e Orçamento Público, Administração Geral e Pública, Administração Orçamentária, Gestão de Pessoas, Ética no Serviço Público, e Administração de Recursos Materiais.

Para quem quer ir se preparando, vale a pena revisar essas provas e os gabaritos.

%d blogueiros gostam disto: