Acesse o conteúdo completo – Atividade física e estudos

O presente artigo pretende abordar o tema atividade física e estudos, para estudantes que prestam concursos públicos com o Concurso Nacional Unificado e outros.
Atualmente, é consenso que a atividade física é importante para a saúde, tanto física quanto mental, e que ajuda na produtividade e na longevidade. E esse conceito se aplica para todas as atividades, como trabalho e estudos. Ainda mais no caso de estudos para concurso, que é uma atividade intensa e exigente, em tempo, energia e rotina.
Desse modo, a atividade física se torna um combustível para a rotina de estudos de um candidato a concursos públicos. Assim, a atividade física gera aumento no fluxo sanguíneo e na oxigenação do cérebro, regulando positivamente o cansaço, estresse e o nível de fadiga.
Além disso, já é fato provado que um corpo fisicamente ativo se torna mais produtivo. Além de aprimorar a concentração, memória e resistência mental, que são fundamentais para uma longa jornada de estudos.
Atividade física e estudos – Exercícios físicos
Iniciando o tema atividade física e estudos, abordam-se os tipos de exercícios físicos que ajudam os estudos.
Primeiramente, é importante ter a noção que o concurseiro não precisa ser um atleta. Isso porque os estudos ocupam a maior parte do seu tempo.
Se o estudante já praticava alguma atividade física antes dos estudos, pode mantê-la e isso é muito bom.
Porém, para pessoas que precisam inserir a atividade física pela primeira vez, ou para os atletas que precisam reduzir o tempo das atividades habituais, por questão de tempo, existem alternativas.
Assim, atividades curtas como caminhadas, alongamentos, e treinos rápidos de meia hora, como natação e musculação, são bons para quem estuda para concurso. Ainda aliviam o estresse, relaxam a mente e o corpo, e corrigem a postura do candidato. Pelo fato de serem curtos, pode-se praticá-los algumas vezes no dia ou na semana, sem consumir muito tempo dos estudos.
Atividade física e estudos – Alimentação, hidratação e sono
Dando continuidade à análise da atividade física e estudos, pontua-se como isso influencia em alimentação, hidratação e sono.
Geralmente, quem pratica atividade física acaba cuidando da alimentação. Devido à motivação para melhorar o resultado das atividades físicas, a pessoa acaba tentando se alimentar melhor.
Além de se alimentar melhor, uma pessoa não sedentária acaba se hidratando mais e melhor. A hidratação robusta e completa é saudável, e a atividade física causa um incentivo natural para o consumo da água.
Assim, a melhor alimentação balanceia a compulsão alimentar que pode acompanhar a ansiedade gerada pelos estudos. Ainda, a hidratação e a alimentação aprimoram o funcionamento do sistema sanguíneo e o metabolismo do corpo como um todo, tornando os estudos mais produtivos, e o conteúdo, mais absorvível.
Outro fator importante para uma rotina de estudos é o sono. A atividade física ajuda a tornar o sono rotineiro e regulado, em duração e horários suficientes e necessários. Enquanto os estudos e a ansiedade podem desregular o sono para mais ou para menos, a atividade física costuma manter o sono regulado.
A mentalidade do atleta aplicada aos concursos
Prosseguindo com a análise de atividade física e estudos, é interessante a comparação da rotina de um atleta com a de um estudante de concurso.
Assim como um atleta, o estudante de concurso tem um objetivo. Quanto ao atleta, ele busca um lugar no pódio de uma competição, ou a superação de um recorde no esporte que pratica. Já o concurseiro busca a aprovação na melhor colocação possível, em busca da vaga.
Ainda, em ambos os casos, para o melhor desempenho possível, é necessário aprimoramento pessoal. Quanto maior o condicionamento físico e treino do atleta, maiores as chances de alcançar seu objetivo. Em relação ao concurseiro, quanto maior a qualidade dos estudos, a chance também aumenta.
Em ambos os casos, a jornada de treino é pesada, e são necessárias motivação e disciplina. Ao combinar atividade física e estudo, ambos turbinam esse pensamento de treino e superação pessoal necessários para o êxito. Por isso, a atividade física é importante para o estudante de concursos.
Pausas ativas para turbinar os estudos
Finalizando o artigo “Atividade física e estudos”, abordam-se as pausas necessárias nos estudos.
Durante os estudos, são necessárias pausas estratégias. Assim, as pausas ajudam a amenizar o desgaste, e mantém a produtividade e o foco necessários, sendo, portanto, saudáveis.
Além disso, durante as pausas, o conteúdo é absorvido e internalizado pela mente, sendo um momento de reflexão e resolução. Dessa maneira, a pausa se torna uma parte importante do próprio estudo.
Então, ao realizar atividades físicas nas pausas, o benefício das pausas e das atividades são combinados, melhorando a qualidade das duas práticas. Ainda, a atividade física não precisa ocupar muito tempo, podendo ser dividida em partes, ou mesmo, curtas em si, para se adequar à quantidade de pausas necessárias.
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Concursos Abertos
Concursos 2025
Fonte: Estratégia Concursos