Conteúdo liberado – Auditoria e Controle SEFAZ SP

Acesse o conteúdo completo – Auditoria e Controle SEFAZ SP



Baixar apostila para concurso

Fala, estrategistas! Vamos aprender sobre Auditoria e Controle Interno para a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo – SEFAZ SP.

A Auditoria trata de uma técnica contábil, sendo um conjunto de atividades e procedimentos, exercidas de maneira sistematizada em uma organização, compreendendo o exame e a avaliação dos procedimentos da organização, a fim de verificar a exatidão dos registros contábeis e as suas operações. Auditoria e Controle para a SEFAZ SP é um dos conteúdos mais importantes para esse concurso.

Auditoria e Controle Interno SEFAZ SP

Entendendo os Conceitos de Auditoria

Auditoria é o trabalho de asseguração razoável. A asseguração é o trabalho em que o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, para aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, conforme os critérios que sejam aplicáveis.

Auditoria Interna x Auditoria Independente

Características do Auditor Interno:

  • Funcionário da empresa auditada;
  • O objetivo deste trabalho é agregar valor e melhorar as operações da empresa que está sendo auditada;
  • Possui contrato de trabalho com a empresa que está sendo auditada;
  • O seu escopo de trabalho são os processos e procedimentos da empresa auditada;
  • O Destinatário dos seus relatórios é a própria Administração da Empresa e a sua Governança;
  • Vinculado ao Conselho de Administração;
  • O seu grau de independência é relativo, tendo em vista que ele é funcionário da empresa auditada;
  • Exerce seus trabalhos de forma contínua.

Por sua vez, o Auditor Independente:

  • Não é funcionário da empresa auditada, trata-se de profissional independente;
  • O objetivo deste trabalho é emitir uma opinião a respeito das Demonstrações Contábeis;
  • Possui contrato de prestação de serviços com a empresa auditada;
  • Os destinatários de seus relatórios são os acionistas, credores, governos, etc;
  • O Escopo dos seus trabalhos são as Demonstrações Contábeis;
  • Ele possui uma alta independência em relação à empresa auditada;
  • Os seus trabalhos são feitos de maneira periódica.

Governança, Riscos e Controle

Governança no Setor Público compreende os mecanismos de estratégia, liderança e controle para avaliar, direcionar e monitorar a gestão pública, a fim de verificar a correta condução das políticas públicas e da prestação de serviços públicos de qualidade para os cidadãos. Auditoria e Controle para a SEFAZ SP é um dos conteúdos mais importantes para esse concurso.

A governança no Setor Público possui alguns princípios principais:

  • Transparência: cidadãos possam ter acesso às informações públicas, buscando colaborar com o Poder Público na verificação da correta utilização dos recursos públicos;
  • Equidade e Participação: equidade é uma tentativa de reduzir as desigualdades, buscando tratar os iguais do mesmo modo, já os desiguais, desigualmente, na medida de suas desigualdades (afinal, tratar todos de maneira igual pode contribuir ainda mais para aumentar as desigualdades);
  • Accountability: reúne os conceitos de prestação de contas por parte do gestor público, responsabilização dele e transparência;
  • Capacidade de Resposta: capacidade de responder de maneira eficiente para as partes que estão interessadas;
  • Integridade: alinhamento com os valores, princípios e normas éticas para priorizar o interesse público;
  • Confiabilidade: as organizações precisam fornecer serviços públicos de maneira eficiente e que eles sejam acessíveis aos cidadãos e elas devem atuar com base em valores, visando sempre o interesse público;
  • Melhoria regulatória: desenvolvimento e a avaliação das políticas públicas e dos atos normativos para que sejam mais transparentes.

Vamos agora falar um pouco sobre os principais pontos do Gerenciamento de Riscos

Conceito de Risco

Risco é a possibilidade de ocorrer um evento que vai contribuir de maneira negativa para a conquista dos objetivos da organização.

Gerenciamento de Riscos

O Gerenciamento de Riscos oferece uma garantia razoável de que os objetivos da organização irão ser cumpridos. Sendo assim, trata-se de uma função da governança da organização.

Para reduzir o risco, a organização precisa manter o sistema de controle interno da entidade funcionando de maneira adequada.

Relação entre Componentes do Controle Interno e os seus Princípios

  • Ambiente de Controle – trata do conjunto de normas, estruturas e processos que fornecem a base do controle interno para toda a entidade;
  • Avaliação de Riscos – A avaliação de riscos busca identificar os riscos e avaliá-los, a fim de não impactar de maneira negativa na conquistas dos objetivos da entidade;
  • Atividade de Controle – São os procedimentos a fim de garantir o cumprimento das diretrizes da entidade para diminuir os riscos relacionados à realização dos objetivos;
  • Informação e Comunicação – Trata de um processo contínuo para compartilhar a informação necessária por toda a organização;
  • Atividade de Monitoramento – São avaliações realizadas na entidade de maneira contínua para verificar se os componentes do controle interno estão funcionando de maneira adequada.

Atividades de Auditoria Interna

  • Avaliação – O trabalho de avaliação consiste na obtenção e na análise das evidências a fim de fornecer opiniões e conclusões de maneira independente a respeito de cada objeto de auditoria. Ela pode ser de três tipos: avaliação financeira ou de demonstrações contábeis, conformidade ou compliance e operacional ou de desempenho.
  • Consultoria – Consultoria é a atividade de auditoria interna destinada ao assessoramento e aconselhamento fornecido à alta administração da entidade para respaldar as operações. Os três tipos de consultoria são: Assessoramento ou aconselhamento, treinamento e facilitação.

Controles Internos

Os controles internos são um conjunto de mecanismos que auxiliam a entidade a enfrentar os riscos e conquistar seus objetivos.

Governança

A Governança trata de práticas que auxiliam nos rumos da entidade, isto é, conduzem as políticas públicas e monitoram a atuação do Poder Público.

Por sua vez, a gestão de risco verifica os riscos a que os órgãos e Entidades Públicas estão submetidos, buscando maneiras para lidar com eles, além de fornecer para os tomadores de decisões, informações úteis a respeito de como se deve conduzir as ações conforme os riscos e objetivos da entidade.

Assim, os controles internos são um conjunto de regras, procedimentos e diretrizes com a finalidade de enfrentar os riscos e fornecer segurança razoável de que a missão da entidade vai ser atendida. Auditoria e Controle para a SEFAZ SP é um dos conteúdos mais importantes do seu edital!

Por hoje é isso, pessoal!

Abraços e até a próxima.

Bárbara Rocha

Assista as nossas aulas para aprofundar-se nos temas e obter sucesso na sua aprovação 🙂

ASSINE AGORA – Assinaturas

Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2025

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Auditoria e Controle SEFAZ SP



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *