Acesse o conteúdo completo – CNU – Estudo em Folgas

O presente artigo visa apresentar dicas para o Concurso Nacional Unificado (CNU) sobre estudo em folgas, que podem ser entendidas como finais de semana, feriados, ou seja, dias livres para o candidato.
Quanto ao CNU, ele está em sua segunda edição, e é o maior concurso público da história do Brasil. Assim, esta edição vai oferecer 3.652 vagas, sendo 2.480 imediatas, e as restantes formarão cadastro reserva. Ainda, as vagas serão distribuídas para nível médio e superior, entre diversos órgãos públicos e localidades do país.
Além disso, a banca é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já em relação às datas, a prova objetiva vai ocorrer em 5 de outubro de 2025, e a prova dissertativa, apenas para os aprovados na primeira fase, ocorrerá em 7 de dezembro de 2025.
CNU – Estudo em folgas – Definição de prioridade
Iniciando a análise para o CNU – Estudo em folgas, aborda-se a definição de prioridade.
Ao iniciar a jornada de estudo para concursos, a aprovação é uma meta, que deve ter alta prioridade para quem está levando os estudos a sério.
Isso ocorre devido à jornada de estudos ser, muitas vezes, puxada, em relação ao conteúdo e a escassez de tempo.
Independente da situação do estudante, seja alguém que apenas estuda, ou alguém que estuda e trabalha, cada minuto para estudar é algo valioso, e muitas vezes difícil de conseguir, ou de recuperar.
Assim, folgas, finais de semana, feriados, ou seja, dias vagos para os candidatos, geralmente são os dias com mais tempo disponível para estudo. E isso deve ser utilizado como insumo para cumprir a meta prioritária dos recursos.
CNU – Estudo em folgas – Mudança de perspectiva
Continuando com o conteúdo para CNU – Estudo em folgas, aborda-se uma necessária mudança de perspectiva durante os estudos.
Então, ao decidir utilizar dias de descanso, como folga, em invés de enxergar isso como um sacrifício, a dica é analisar isso como um investimento.
Além disso, é necessário sempre enxergar que o sacrifício do lazer e do descanso é temporário. Ao final da jornada, ao ser nomeado no cargo tão sonhado, o descanso retornará ao normal, com meta prioritária cumprida.
Com essa mudança no ponto de vista, a abdicação das folgas passa a ter sentido, e ser até fator motivador.
Descanso para uns, avanço para outros
Prosseguindo a analisar estudo em folgas para o CNU, aborda-se a vantagem se que tem em utilizar folgas para estudos.
Assim, existem candidatos que se comprometem com sua meta e mudam a perspectiva, e dedicam folgas ao estudo. Porém, também existem candidatos que não fazem tal troca.
Não necessariamente um se sairá melhor que o outro no concurso público. Porém, é fato que cada minuto de estudo tem seu valor, e o candidato que dedicou mais tempo está em vantagem, pelo menos no fator tempo.
Esse pensamento é um fato, e também mais uma motivação para quem estuda em folgas.
CNU – Estudo em folgas – Respeito ao descanso
Dando continuidade ao artigo “CNU – Estudo em folgas “, aborda-se o respeito ao descanso.
Não é aconselhável utilizar todo o tempo de folga para estudar. Pois, até nos estudos, é necessário folga e descanso.
Assim, pausas estratégicas durante o estudo contínuo são necessárias, para a absorção de conteúdo e manutenção da produtividade. Assim como horas e, às vezes, dias de descanso.
Também é necessário descansar para evitar o efeito rebound, quando o esforço é tanto que você nunca efetivamente descansa, e então a produtividade cai, e até mesmo o desempenho no dia da prova.
Assim, o estudante de concurso deve respeitar seus próprios limites, e descansar quando necessário, para a sua saúde física, mental e para um bom rendimento nos estudos.
O falso descanso
Dando sequência à análise CNU – Estudo em folgas, aborda-se o falso descanso.
O falso descanso ocorre quando o candidato cria uma necessidade de folga apenas para se livrar de um desconforto que está sentindo com os estudos.
Assim, não há real necessidade de folga no momento, mas o estudante usa essa desculpa mental para procrastinar os estudos.
Para evitar tais momentos, o estudante deve trabalhar seu autoconhecimento, para reconhecer isso e poder agir.
Talvez mudando de disciplina, ou fazendo um estudo mais leve, de resumos, ou exercícios de matérias que o cansam menos.
Se organizar para ter lazer e estudo na folga
Finalizando a análise para o CNU – Estudo em folgas, aborda-se a possibilidade de utilizar a folga para lazer e estudos em conjunto.
Respeitando o descanso necessário, e organizando horários e dias, é possível conciliar lazer e estudos nas folgas.
Assim, finais de semana geralmente oferecem dois dias livres, e feriados prolongados, às vezes, três. E estudar todo esse tempo pode ser desgastante. Assim, o descanso necessário dentro dos estudos, nas folgas, pode envolver o lazer.
Então, atividades como caminhadas em parque, cinema, filmes, restaurantes, podem até melhorar o desempenho e produtividade nos estudos. Organizando o tempo é possível conciliar o lazer com os estudos e o descanso.
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Concursos Abertos
Concursos 2025
Fonte: Estratégia Concursos