Acesse o conteúdo completo – Como realizar inscrição e pedido de isenção no concurso TJ MS!
Confira como se inscrever, datas e como pedir isenção!
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lançou edital com oferta 360 vagas em cadastro reserva para Analista Judiciário (350 CR) – área-fim e Técnico – Enfermeiro (10 CR).
Os interessados devem se inscrever pelo site da FGV, banca organizadora do certame, no período de 29 de outubro a 27 de novembro, ao custo de R$ 150,00.
Você sabe como realizar a sua inscrição? E solicitar isenção da taxa? Confira tudo ao longo desse artigo e não perca os prazos para poder participar dessa seleção!
Como realizar inscrição no concurso TJ MS?
As inscrições para o Concurso Público estarão abertas no período de 29 de outubro de 2025 a 27 de
novembro de 2025.
Para efetuar sua inscrição, o interessado deverá acessar, via Internet, o endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/tjms25, observando o seguinte:
a) acessar o endereço eletrônico a partir das 16h do dia 29 de outubro de 2025 até as 16h do dia 27 de novembro de 2025, de acordo com o horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul;
b) preencher o requerimento de inscrição que será exibido e, em seguida, enviá-lo de acordo com as respectivas instruções;
c) o envio do requerimento de inscrição gerará automaticamente o boleto, que deverá ser impresso e pago em espécie em qualquer agência bancária, ou por meio eletrônico, sendo de inteira responsabilidade do candidato a impressão e a guarda do comprovante de inscrição e de pagamento;
d) o requerimento de inscrição será cancelado caso o pagamento da taxa de inscrição não seja efetuado até o dia 28 de novembro de 2025, primeiro dia útil subsequente ao último dia do período destinado ao recebimento de inscrições via Internet;
e) para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato;
f) o comprovante de inscrição e/ou pagamento da taxa de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização da prova ou quando solicitado.
Pedido de isenção
Somente haverá isenção do pagamento do valor da taxa de inscrição para:
- candidatos desempregados e carentes;
- aqueles que realizaram doação de sangue;
- doação de medula óssea;
- os que foram convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul a participar do pleito eleitoral; ou
- os jurados que compuseram o Conselho de Sentença nas Varas do Tribunal do Júri de Mato Grosso do Sul, nos termos estabelecidos no Edital.
A isenção poderá ser solicitada no período entre 16h do dia 29 de outubro de 2025 e 16h do dia 31 de outubro de 2025, horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.
No momento da inscrição no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/tjms25, devendo o candidato fazer o upload (imagem original) dos documentos comprobatórios para a obtenção da isenção.
a) Somente serão aceitos documentos enviados nos formatos PDF, JPEG e JPG, cujo tamanho não exceda 5 MB. O candidato deverá observar as demais orientações contidas no link de inscrição para efetuar o envio da documentação.
b) Não serão aceitos documentos encaminhados para o endereço eletrônico diverso do indicado, bem como aqueles entregues pessoalmente na sede da FGV.
c) Não será aceito, ainda, o envio dos documentos elencados neste Edital, por fax, correio eletrônico ou outras vias que não a expressamente prevista.
O candidato desempregado e com renda per capita familiar igual ou inferior a meio salário-mínimo nacional, para obter a isenção, nos termos do Decreto Estadual nº 11.232/2003 e Decreto Federal nº 11.016/2022, deverá fazer o upload dos seguintes documentos:
a) cópia simples da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), especificamente da página com
foto até a primeira página da CTPS destinada ao registro de contratos de trabalho, e das páginas contendo outras anotações pertinentes, quando houver, do candidato e de cada um dos demais integrantes do núcleo familiar, salvo integrante menor de idade;
b) cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com a baixa do último emprego ou
acompanhada do número da inscrição na Agência Pública de Emprego do Estado de Mato Grosso do Sul, ou cópia da publicação do ato que o desligou do serviço público, ex-servidor público vinculado à Administração Pública pelo regime estatutário;
c) cópia do comprovante de renda de terceiras pessoas das quais depende economicamente;
d) cópia do documento comprovando que está inscrito no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico), ou de outros Programas Governamentais, se for beneficiário;
e) declaração de ser membro de família de baixa renda, nos termos da regulamentação do Governo
Federal para o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (conforme Anexo III do Edital), legível e assinada de próprio punho.
O candidato que possuir renda bruta até 03 (três) salários mínimos (nacional), que não tenha usufruído da isenção nos últimos 12 (doze) meses em outros 03 (três) concursos, e que residir no Estado de Mato Grosso do Sul no mínimo há 02 (dois) anos, poderá obter a isenção, nos termos da
Lei Estadual nº 2.557/2002, com alteração dada pela Lei Estadual nº 3.201/2006, devendo, para tanto, fazer o upload dos seguintes documentos:
a) cópia do comprovante de renda;
b) cópia do comprovante de domicílio em que reside no Estado de Mato Grosso do Sul;
c) declaração firmada pelo candidato de que reside no Estado de Mato Grosso do Sul no mínimo há
02 (dois) anos (conforme Anexo IV deste Edital), legível e assinada de próprio punho;
d) declaração firmada pelo candidato de que possui renda bruta igual ou inferior a 03 (três) salários
mínimos nacionais, e que não usufruiu da isenção nos últimos 12 (doze) meses em outros 03 (três)
concursos (conforme Anexo V do Edital), legível e assinada de próprio punho.
O candidato doador voluntário de sangue, coletado por instituição autorizada pela Hemorrede MS,
que durante o período de 02 (dois) anos tenha doado sangue, no mínimo, 01 (uma) vez a cada período de 06 (seis) meses, terá direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição nos termos da Lei Estadual nº 2.887/2004, devendo, para tanto, fazer o upload da via original do comprovante de doação fornecido pela instituição coletora de sangue, em papel timbrado, contendo as datas da coleta de sangue e a emissão do documento, com assinatura da pessoa responsável pelo órgão emissor, o nome legível e completo da assinante ou documento devidamente certificado, ainda que seja em forma digital.
O candidato que efetivamente realizou doação de células de medula óssea para transplante, nos termos da Lei Estadual nº 4.827/2016 e alterações dada pela Lei Estadual nº 5.129/2017, terá direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição, devendo, para tanto, fazer o upload do comprovante de doação emitido pela Rede Hemosul-MS, em papel timbrado, contendo a data da coleta de células de medula óssea e a data da emissão do documento, com assinatura da pessoa responsável pelo órgão emissor, o nome legível e completo da assinante ou documento devidamente certificado, ainda que seja em forma digital.
O candidato eleitor, convocado e nomeado pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul a prestar serviços no período eleitoral visando à preparação, à execução e à apuração de eleições oficiais, em plebiscitos ou em referendos, nos termos da Lei Estadual nº 5.386/2019, terá direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição, devendo, para tanto, fazer o upload do comprovante do serviço prestado.
O candidato jurado, que compuser o Conselho de Sentença nas Varas do Tribunal do Júri de Mato
Grosso do Sul fica isento de pagamento de taxa de inscrição, nos termos da Lei Estadual nº 6.003/2022.
Os candidatos que tiverem seu pedido de isenção do pagamento do valor da taxa de inscrição NEGADO, tendo interesse em permanecer inscritos e concorrer ao certame deverão efetivar sua inscrição acessando o site da FGV, e imprimir o boleto e realizar o pagamento no prazo previsto no edital.
Os candidatos que tiverem o pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição APROVADO terão a
inscrição automaticamente efetivada.
Para saber além da inscrição e isenção do concurso TJ MS, acesse aqui!
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para Concurso TJ MS?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos

