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Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje abordaremos o tema Comunicação para o CNU (Concurso Nacional Unificado).

A comunicação desempenha um papel crucial no serviço público, pois ajuda a garantir a transparência, a responsabilidade e a eficiência dos cidadãos no governo.

Vamos lá!

Conceitos Gerais

Iniciemos o artigo Comunicação para o CNU com a definição Comunicação.  Assim, podemos defini-la como.

Comunicação: consiste na transmissão de uma informação (pelo emissor) e a consequente compreensão do significado dessa informação (pelo destinatário).

Costumeiramente se classifica a comunicação em organizacional (interna e externa) e em interpessoal.

  • Comunicação organizacional: utilizada pelas empresas.

Organizacional interna: com os funcionários

Organizacional externa: com o público externo

  • Comunicação interpessoal: entre os indivíduos.

E quais são as funções da comunicação apontadas pela doutrina?

Funções:

  • Controle: controle no comportamento das pessoas ex. regulamento
  • Motivação: fonte de motivação – ex. feedback positivo
  • Expressão emocional: indivíduos expressam sentimentos
  • Informação: proporciona informação para a tomada de decisão

Processo de Comunicação

O processo de comunicação é composto por vários elementos que desempenham papéis específicos na transmissão e compreensão da mensagem. Vejamos uma figura que exemplifica o processo.

Comunicação para o CNU
  • Remetente (Emissor/fonte): pessoa que inicia o processo de comunicação
  • Mensagem: é a informação, ideia ou conteúdo que o emissor deseja comunicar ao receptor.
  • Transmissor: é o “meio” utilizado para codificar a mensagem -ex. PDF de uma videoaula
  • Codificação: codificação permite que a mensagem atravesse o canal e chegue ao receptor -ex. texto em língua portuguesa
  • Canal: meio ou a via através da qual a mensagem é transmitida, pode ser meio físico ou digital. Ex. Internet
  • Receptor: É o “meio” utilizado para decodificar a mensagem. – ex. Adobe Reader
  • Destinatário é a pessoa que recebe a mensagem do emissor.
  • Decodificação: Ex. conhecimento da língua portuguesa
  • Ruído: interferências ou distorções que podem afetar a qualidade da mensagem, pode ser interferências físicas (ex. barulho), mal-entendidos entre outros.
  • Feedback (Retroação): resposta ou reação do receptor à mensagem, podendo ser verbal ou não.

Ainda, podem existir outros elementos, como o contexto em que a comunicação ocorre e barreiras (ex. diferenças culturais ou linguísticas)

Nesse contexto, podemos falar de comunicação eficiente e eficaz. Basicamente, a comunicação eficiente se concentra na transmissão rápida da mensagem, minimizando recursos, enquanto a comunicação eficaz visa atingir os objetivos da comunicação, ou seja, que a mensagem seja compreendida e gere a resposta desejada.

Em muitos casos, a comunicação ideal é aquela que combina eficiência e eficácia, transmitindo a mensagem de maneira eficiente e alcançando os resultados desejados de maneira eficaz.

Barreiras à Comunicação

As barreiras à comunicação são obstáculos que podem prejudicar a troca de informações e mensagens entre as partes. Aqui estão algumas das principais barreiras à comunicação elencadas pela doutrina:

  • Filtragem: Emissor manipula a informação.
  • Distorção: mensagem sofre modificações que alteram seu conteúdo original.
  • Percepção Seletiva: Destinatário interpreta a mensagem seletivamente, com base em suas próprias necessidades.
  • Sobrecarga de Informação: Enfrentar um grande volume de informações.
  • Emoções: A maneira como o destinatário se sente no momento afeta a comunicação.
  • Linguagem (Semântica): O uso da linguagem é influenciado por fatores como idade, cultura e grau de educação.
  • Diferenças de Gênero: Homens e mulheres têm estilos de comunicação diferentes.
  • Dissonância (Sistema Cognitivo): Significado da mensagem enviada pelo emissor é diferente do significado percebido pelo receptor.
  • Omissão: Elementos importantes da mensagem são suprimidos, seja pelo remetente ou pelo destinatário.

Meios, Tipos e Métodos de Comunicação  

Dando continuidade no artigo Comunicação para o CNU, trataremos sobre Meios, Tipos e Métodos de Comunicação.

  • Meios de Comunicação (Canais de Comunicação)

Meios ricos: mais sinais de informação; mais pessoais (ex. cara a cara)

-Recomendados: informações mais importantes, complexas e ambíguas

-Desvantagem: demandam mais “tempo” e atingem um menor número de pessoas.

Meios pobres: menos sinais de informação; mais formais (ex. e-mail, relatório)

-Recomendados: mensagens rotineiras

-Desvantagem: falta de segurança; mais lenta

Comunicação Verbal (Oral): +rápida; + suscetível a distorções -ex. reunião

Comunicação Escrita: + confiável; não permite feedback instantâneo -ex. e-mail

Comunicação Não Verbal: Ex. Linguagem corporal e ações – ex. expressões faciais

  • Métodos de Comunicação

Comunicação Formal: mensagens relacionadas ao trabalho; canais oficiais;-ex. e-mail corporativo

Comunicação Informal: relacionamento interpessoal dos indivíduos; canais espontâneos -> podem surgir os famosos “boatos”

Redes de Comunicação

A comunicação organizacional é realizada por meio de redes de comunicação. As redes de comunicação desempenham um papel fundamental na transmissão de informações e no funcionamento eficaz de uma organização. Elas podem ser classificadas em termos de sua formalidade e centralização:

Redes formais: são estruturadas e seguem os canais de comunicação estabelecidos na organização.

Redes informais: são menos estruturadas e se desenvolvem naturalmente dentro da organização.

  • Quanto à centralização

Redes centralizadas: a comunicação flui de maneira controlada por um ponto central ou poucos indivíduos; mais adequadas para resolver problemas mais simples.

Redes descentralizadas: conferem uma maior liberdade aos membros, para que eles possam se comunicar entre si; mais adequadas para resolver problemas complexos, pois há várias pessoas “pensando” sobre o problema.

Comunicação Pública

Finalizando o artigo sobre a Comunicação para o CNU, finalizaremos pela Comunicação Pública.

O termo comunicação pública é frequentemente associado ao conceito de ‘comunicação governamental’, abrangendo as diretrizes, princípios e procedimentos que regem a comunicação do governo, seja de maneira explícita em documentos legais que regulamentam as comunicações internas e externas do serviço público, ou não.

  • Comunicação estatal
  • Comunicação da sociedade civil organizada que atua na esfera pública em defesa da
  • coletividade;
  • Comunicação institucional dos órgãos públicos, para promoção de imagem, dos serviços e
  • das realizações do governo;
  • Comunicação política, com foco mais nos partidos políticos e nas eleições.

Quanto se fala em comunicação pública deve-se ter atenção especial ao princípio da impessoalidade, disposto expressamente no artigo 37 da Constituição Federal.

Considerações Finais

Pessoal, chegamos ao final do artigo sobre a Comunicação para o CNU, espero que tenham gostado.

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Fonte: Estratégia Concursos

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