Acesse o conteúdo completo – Concurso ISS Foz do Iguaçu: comissão é formada!
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no Paraná, deu início aos trâmites para abrir um novo edital de concurso ISS, com vagas para o cargo Auditor Fiscal de Receitas.
Segundo informações, foi constituída uma comissão organizadora responsável pelos preparativos. O grupo de trabalho terá de fiscalizar a futura banca organizadora, definir o conteúdo das provas e homologar o resultado final.
Ao todo, foram designados oito servidores para as respectivas funções, que ainda terão de elaborar o termo de referência, documento a ser enviado aos interessados em organizar o certame.
Posteriormente, através do termo, as empresas terão de enviar uma proposta a ser analisada pela comissão. A melhor, na visão dos servidores, será definida como banca.
Ademais, o último edital de concurso público ISS de Foz do Iguaçu foi publicado em 2022, quando o único cargo fisco da prefeitura ainda era chamado de Fiscal de Tributos Júnior.
- Prefeitura Municipal Foz do Iguaçu – PR
- Situação: comissão formada
- Banca: a definir
- Vagas: a definir
- Salário inicial: R$ 3.663,83 (último edital)
- Último edital: ISS Foz do Iguaçu 2022
Neste artigo você encontra as principais informações do concurso ISS Foz do Iguaçu. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Concurso ISS Foz do Iguaçu: sobre o cargo de Auditor Fiscal
Alteração de nomenclatura
Em 2022, a Câmara de Foz do Iguaçu aprovou o Projeto de Lei 159/2022, de autoria da própria prefeitura e que foi sancionado logo depois.
A medida trouxe alterações na Lei 1997/1996, no que se refere ao cargo de Fiscal de Tributos do município, sendo alterada a nomenclatura para Auditor Fiscal de Receitas.
Além disso, a matéria também criou a classe de consultor e acresceu sete referências de vencimentos ao cargo, nas classes Júnior, Pleno e Sênior. Com aprovação em 1ª e 2ª discussões, após a sanção do Poder Executivo, a nova deverá entrar em vigor em 1º de janeiro de 2023.
Progressão e requisitos
Segundo o próprio Projeto de Lei 159/2022, existem quatro progressões de cargo fisco em Foz do Iguaçu, sendo:
- Auditor Fiscal de Receitas Júnior (carreira a ser contemplada no certame): exige apenas nível superior em Ciências Contábeis ou Direito, além de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) ou conclusão do curso de Direito, com certificado de informação e carteira de habilitação “B”;
- Auditor Fiscal de Receitas Pleno: deve possuir, além dos requisitos anteriores, pós-graduação na área de direito tributário, contabilidade, administração pública, reconhecida oficialmente como latu sensu, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas; e interstício mínimo de 24 meses de efetivo na classe Júnior, a contar da data de aprovação no estágio probatório.
- Auditor Fiscal de Receitas Sênior: deve possuir, além dos requisitos anteriores, pós-graduação na área direito tributário, contabilidade, administração pública, reconhecida oficialmente como latu sensu, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas; e interstício mínimo de 24 meses de efetivo na classe Pleno.
- Auditor Fiscal de Receitas Consultor: deve possuir, além dos requisitos anteriores, pós-graduação ou mestrado na área de direito tributário, contabilidade, administração pública, reconhecida oficialmente como latu sensu ou stricto sensu, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas; e interstício mínimo de 36 meses de efetivo na classe Sênior.
Atribuições
Responsabilizar-se pela fiscalização dos tributos municipais, inspecionando e autuando estabelecimentos diversos, bem como prestando atendimento aos contribuintes, fornecendo informações, analisando processos, realizando cálculos, emitindo pareceres e relatórios de acompanhamento, de modo a otimizar o recolhimento de tributos e arrecadação municipal.
Concurso ISS Foz do Iguaçu: último edital – 2022
O último concurso público voltado à carreira fisco da Prefeitura de Foz do Iguaçu – PR foi realizado em 2022, quando a banca Fundatec organizou um edital com 1 vaga imediata para o cargo de Fiscal de Tributos Júnior, com 40 horas semanais de jornada de trabalho.
Etapas de avaliações
O último certame consistiu-se:
- Prova objetiva, de caráter classificatória e eliminatória;
- Prova discursiva, de caráter classificatória e eliminatória;
- Prova de títulos, de caráter classificatória.
Prova objetiva
Com duração de 4 horas, a prova objetiva foi composta de 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e somente uma resposta a correta.
- Língua Portuguesa, 5 questões;
- Raciocínio Lógico, 5 questões;
- Noções de Informática, 5 questões;
- Estatuto do Servidor, 1 questão;
- Conhecimentos Específicos, 34 questões.
O exame valeu 70 pontos e o candidato teve de acertar pelo menos uma questão de cada disciplina para passar de fase.
Prova discursiva
A prova discursiva, aplicada juntamente com a objetiva, foi composta de uma questão na qual o candidato teve de se posicionar a respeito de um tema ou uma situação apresentada pela banca, versando sobre os conhecimentos específicos e sendo estruturada como um estudo de caso.
Foi exigido de 20 a 30 linhas, cm qualquer texto além desta extensão sendo desconsiderado. O exame valeu 20 pontos.
Quer estudar para o concurso ISS Foz do Iguaçu?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Informações do Concurso ISS Foz do Iguaçu
- Previsto: 2026
- Banca: a definir
- Escolaridade: superior
- Vagas: a definir
- Cargos: Auditor Fiscal de Receitas
- Último edital: ISS Foz do Iguaçu 2022
Fonte: Estratégia Concursos

