Acesse o conteúdo completo – Concurso Polícia Penal PE: novas nomeações anunciadas!
Concurso Polícia Penal PE: 600 novas nomeações foram anunciadas!
Apesar de um novo edital estar previsto, o último concurso Polícia Penal PE deve ter novos chamamentos, segundo a governadora Raquel Lyra.
Durante o aulão “Google for Education”, realizado no Centro de Convenções na última terça-feira (18), Raquel garantiu a convocação de mais 600 aprovados no último edital, realizado em 2021.
“Alguém conhece algum policial penal que está esperando ser nomeado? Eu vou nomear!”, garantiu Raquel.
Vale lembrar que, na época, foram contempladas 200 vagas imediatas mais 800 de cadastro reserva para o cargo de Policial Penal, que tem salário inicial de R$ 5.100,00.
O chamamento de novos servidores, inclusive, é uma das medidas emergenciais para a luta contra o déficit no quadro profissional do órgão que, no final de 2024, apresentava mais de 14 mil cargos vagos.
Os números foram apresentados em relatório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE PE). Durante vistorias, foram identificados diversos problemas por causa da falta de profissionais.
Para contornar a situação, o Tribunal de Contas fez uma série de determinações e recomendações, entre elas:
- Lotar apenas policiais do sexo feminino nas unidades penais destinadas às mulheres;
- Fornecer colchões, kits de higiene pessoal e material de limpeza aos detentos;
- Desenvolver um plano para ampliar vagas de trabalho para os detentos;
- Redistribuir o efetivo de policiais penais entre as unidades; e
- Estabelecer protocolos de segurança com a finalidade de erradicar em todos os estabelecimentos prisionais o atendimento médico desumanizado, em que a pessoa privada de liberdade é atendida algemada.
Novo edital será publicado até março de 2025!
O secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Alessandro Carvalho, declarou que novos editais de concursos Policiais PE serão publicados até o primeiro trimestre de 2026.
O anúncio foi feito durante a entrega de um pacote com novos armamentos, viaturas, drones e um helicóptero às forças policiais de Pernambuco.
“A governadora fez o maior concurso em segurança pública e vai ser a maior contratação em segurança pública de uma só vez, são sete mil novos policiais e bombeiros. Nós estávamos com uma defasagem histórica nos nossos efetivos e mesmo essa contratação com um volume que foi feito não é suficiente para atender toda a demanda. Então, novas contratações irão ser feitas, nós já fechamos, eu validei na sexta-feira qual seria a proposta do novo concurso, isso vai ter que passar pela Secretaria de Administração, pela Câmara de política pessoal, porque a contratação gera impacto em folha, mas já é uma decisão da governadora, ela já colocou isso em público, que já deu a ordem para a contratação. Então, eu aproveito para dizer que não há possibilidade de chamar excedentes desses concursos que já foram feitos e nós deveremos ter a publicação dos novos concursos até o final do primeiro trimestre do ano que vem”, declarou o secretário.
Além disso, durante a formatura de novos policiais civis, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, confirmou que estão em andamento as tratativas para a contratação da banca organizadora dos próximos concursos na área de Segurança Pública do Estado.
“Já estamos contratando uma nova banca para concurso público das mais diversas polícias porque a gente precisa garantir recompletamento de quadros. Pernambuco sofreu muito porque teve uma queda de policiais ao longo do tempo sem a reposição adequada”, declarou a governadora.
Quer saber mais informações sobre o concurso Polícia Penal PE, além das nomeações do último edital? Então, confira o nosso artigo completo!
Mais informações sobre o concurso Polícia Penal PE
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para o concurso Polícia Penal PE?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos

