Acesse o conteúdo completo – Concurso SEEC RN: sugestões de recursos de Professor de Pedagogia
No último domingo, 19, foram aplicadas as provas do concurso SEEC RN (Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte) para Professor de Pedagogia – Anos Iniciais.
O Estratégia Concursos esteve presente durante toda sua preparação (assim como na correção extraoficial e, mesmo após aplicação das avaliações, não deixará de te acompanhar!
Com isso, reunimos nosso time de professores para apontar quais questões do concurso SEEC RN – Professor Anos Iniciais são passíveis de recursos, cujo prazo para interposição ficará aberto no site do Cebraspe.
Concurso SEEC RN: possíveis recursos Professor de Pedagogia Anos Iniciais
QUESTÃO 3
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA A
GABARITO PRETENDIDO: LETRA D
FUNDAMENTAÇÃO:
Ambiguidade é um fenômeno linguístico que ocorre quando uma frase, palavra ou expressão tem mais de um sentido, isto é, possibilita mais de uma interpretação. No gabarito apontado pela banca, as duas possibilidades de interpretação seriam: (i) casar-se daqui a um mês; e (ii) casar-se em um mês qualquer. No entanto, essa segunda interpretação se anula quando se considera a pragmática, pelo fato de, em um contexto discursivo, todo evento anunciado (no caso, o casamento) ocorrer necessariamente em um mês do ano. Logo, está posto na situação comunicativa que a única possibilidade de compreensão seria o prazo corrido de 30 dias (“daqui a um mês”), sendo a segunda interpretação desprezada por qualquer falante regular da língua.
Portanto, a alternativa que permite, de fato, mais de uma interpretação pragmaticamente possível é a letra D. O referente de “nosso” pode ou não ser “eu e ela”. Podemos considerar que “ela” não faz referência à mãe do “filho”. Assim, teríamos dois sentidos para o trecho “nosso filho”: (i) filho do enunciador com o referente do pronome “ela”; e (ii) filho do enunciador e um referente dêitico (endofórico), sem referência no texto.
Com base nessa fundamentação, solicita-se a mudança de gabarito.
QUESTÃO 4
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA C
GABARITO PRETENDIDO: LETRA E
FUNDAMENTAÇÃO:
De acordo com os dicionários da Língua Portuguesa, “grato” e “agradecido” são sinônimos (de acordo com o Dicionário Michaelis, ‘grato’ é o que tem ou expressa sentimentos de gratidão; agradecido, reconhecido), ambos classificados como adjetivo no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). São vocábulos equivalentes tanto semântica quanto morfologicamente. Portanto, não se pode falar em adequação quanto ao emprego de um ou outro. O filólogo José de Sá Nunes afirma: “Ser grato é o mesmo que ser agradecido; é o verbo agradecer na voz passiva”.
Dentre os trechos apresentados, a frase em que o primeiro termo é mais adequado à situação comunicativa é “Devo dizer que EXERÇO esse cargo há anos”. “Cargo” não é um lugar físico que possa ser ocupado, portanto o mais adequado seria “EXERÇO”, isto é, desempenho/cumpro as funções inerentes a determinado cargo.
Com base nisso, solicita-se a mudança de gabarito.
Referências:
VOLP (https://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario)
Dicionário Michaelis
(https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/grato/)
QUESTÃO 12
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA E
GABARITO PRETENDIDO: LETRA C
FUNDAMENTAÇÃO:
De acordo com o Dicionário Michaelis, “rápido” significa “com movimento veloz”; já “depressa” é “de modo apressado, com pressa”, o que indica um caráter de maior urgência (nuance semântica não presente no adjetivo “rápido”). Logo, podemos dizer que ocorre uma intensificação entre “rápido” e “depressa”.
Por outro lado, “adorar” (“tratar com reverência; honrar, respeitar, venerar”) é mais intenso que “gostar” (“sentir amor, amizade ou simpatia; estimar”). Assim, a passagem de um para o outro expressa atenuação, e não intensificação. Portanto, a estratégia mencionada no enunciado da questão não está presente apenas na alternativa C.
Com base nisso, solicita-se a alteração do gabarito.
Referência:
Dicionário Michaelis
(https://michaelis.uol.com.br/)
QUESTÃO 13
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA B
GABARITO PRETENDIDO: LETRA E
FUNDAMENTAÇÃO:
“Suspense” é o estado de ansiedade mediante algo que está para acontecer. A introdução do texto não gera esse estado, não traz indícios de que algo está na iminência de acontecer.
O trecho “Há quem o chame de maluco, excêntrico, desvairado, mas ele não liga para esses xingamentos” é uma declaração inicial. A estruturação é esta: declaração inicial + explicitação/detalhamento que justifica a declaração.
Dentro da área de estudo do texto, a declaração inicial consiste na apresentação da ideia central na primeira frase, e as frases seguintes desenvolvem e justificam o argumento. A ideia central do texto em análise é “ele não liga para esses xingamentos”. Portanto, estaria mais adequado dizer que a introdução do texto segue o modelo de declaração inicial.
Com base nisso, solicita-se a alteração do gabarito.
Referência:
Dicionário Michaelis
(https://michaelis.uol.com.br/)
QUESTÃO 14
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA A
GABARITO PRETENDIDO: LETRA E
FUNDAMENTAÇÃO:
“A carroça do padeiro” é apenas o elemento de transformação da descrição, e não o centro da descrição. O estado das coisas é o tema-núcleo, isto é, o silêncio (ou a ausência dele). É esse estado das coisas que está sendo descrito no decorrer do texto. No início da descrição, o estado inicial é de perturbação: “Cinco horas da manhã. A carroça do padeiro passa estrondando, fazendo tremer a quietude da cidade afundada”.
O fim do texto já revela um outro estado: “mas um instante depois o seu vulto e o seu ruído se dissolvem na cerração. O silêncio torna a cair”. Logo, a única afirmativa correta seria: “Há uma mudança de estado entre o início e o fim do texto”.
Com base nisso, solicita-se a alteração do gabarito.
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Fonte: Estratégia Concursos