Acesse o conteúdo completo – Conserto e Concerto
Aprenda neste artigo a diferença de conserto (com S) e concerto (com C), além de conferir dicas para memorizar o uso correto dessas palavras e a classe gramatical a que pertencem.

Olá, pessoal! Esperamos que estejam bem e animados para mais um momento de compartilhar conhecimento! No artigo de hoje, vamos falar sobre duas palavras consideradas como homônimas homófonas, ou seja, que possuem a mesma pronúncia (mesmo som), mas com significados e grafias diferentes. Trata-se das palavras conserto e concerto.
É notório que as bancas de concurso adoram abordar palavras semelhantes e questionar o candidato a respeito de qual o significado correto. E, claro, por haver a diferença de apenas uma letra na escrita, conserto e concerto são, por esse motivo, recorrentemente lembradas em questões.
Mas você sabe qual é o significado de conserto e concerto?
Caso não saiba ou caso fique com dúvidas algumas vezes, hoje iremos sanar de uma vez por todas esse problema. Com dicas, exemplos e técnicas de memorização. Vamos lá?
Conserto
Primeiramente, note que conserto com S possui como significado o ato de reparar, corrigir aquilo que se encontra danificado, com defeito.
Como exemplo, você pode se lembrar da seguinte frase: Deixei meu sapato no sapateiro para ser consertado.
O exemplo cheio de palavras com S é proposital e funciona como uma manobra de memorização. Na hora da prova, tente fazer a associação acima, vai ajudar a acertar a questão e dirimir as possíveis dúvidas.
Por isso, acreditamos que vincular a palavra sapato a conserto possa ser um ótimo mecanismo para sanar confusões na hora da prova.
Em outro sentido, temos mais um ponto importante a ser destacado, é que a palavra conserto, a depender da construção da frase pode ser classificada como substantivo ou como verbo.
Conforme se sabe, a melhor forma de fazer essa diferenciação é através de exemplos, os quais seguem abaixo.
A palavra conserto será substantivo quando precedida de artigo definido ou indefinido:
- O conserto do sapato foi executado pelo sapateiro.
- Depois do conserto do sofá, ele foi usado por mais três anos.
- O conserto do fogão custou mil reais.
Entretanto, como dito, a palavra conserto também pode ser usada como verbo de ação:
- Sempre que o problema é de simples solução, o menino consegue consertar o seu computador.
- Ele consertou o micro-ondas com as dicas constantes no manual.
- Nós consertamos o computador da sede do nosso trabalho.
Concerto
Por outro lado, concerto com C possui significado completamente diferente. Está relacionado a uma apresentação musical, show, orquestra.
Como exemplo, você pode memorizar o seguinte: O coral da cidade fez um lindo concerto no Centro Cultural.
Note a quantidade de palavras com C para facilitar na memorização. Acreditamos que relacionar concerto à palavra cultura possa ajudar em caso de dúvidas.
Da mesma forma, concerto também pode ser classificado como substantivo ou verbo. Mas, o uso mais comum é como substantivo e necessita ser precedida de artigo, como nos exemplos:
- O maestro regeu o concerto na escola.
- Ontem ocorreu um concerto de violinistas.
Concerto como verbo existe e pode ser utilizado, ainda que não seja comum o seu uso, acreditamos ser importante apresentar o conceito. Nesse sentido, o verbo concertar tem o significado de estar de acordo, combinar, ajustar, harmonizar. Note nos exemplos o uso correto da palavra:
- Nós concertamos um plano para resolvermos o problema.
- Ele concerterá os detalhes do projeto com seus colegas.
Entretanto, como o uso do verbo concertar (com c) é raro, se aparecer em provas, atente-se que a maior chance é a de se tratar do ato de reparação, e, portanto, a questão correta será aquela em que o verbo esteja grafado com S, ou seja, consertar.
Portanto, a maior dúvida pode ser no uso da palavra como substantivo, por isso, a melhor forma é decorar os exemplos acima e fazer associações conforme as apresentadas.
Considerações finais
Como observado neste artigo, há vários pontos de atenção na grafia das palavras, em especial conserto e concerto, que merecem cuidado, pois os examinados sempre cobram em provas.
Por isso, a dica final é: a melhor maneira de aprender e fixar a forma correta gramaticalmente da escrita das palavras, é por meio da leitura e escrita. O treino é fundamental para o domínio da Língua Portuguesa.
Assim, faça a leitura de bons textos, tornando isso um hábito durante a sua preparação. E, claro, resolva questões relacionadas à ortografia.
Por fim, lembre-se, a leitura deste artigo não substitui o material completo e a resolução de questões.
Um abraço e até a próxima oportunidade de compartilharmos dicas valiosas!
https://www.youtube.com/@EstrategiaConcursosBrasil
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Concursos Abertos
Concursos 2025
Fonte: Estratégia Concursos