Conteúdo liberado – Estudos de Ohio: liderança para SEFAZ/RJ

Acesse o conteúdo completo – Estudos de Ohio: liderança para SEFAZ/RJ



Baixar apostila para concurso

Neste artigo você terá um resumo acerca de Liderança, mais especificamente da teoria baseada nos estudos de Ohio, o qual auxiliará você na preparação para o concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ). 

Olá, concurseiro! Tudo bem com você? O tão esperado edital do concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ) foi finalmente publicado e chegou a hora de darmos uma acelerada nos estudos, afinal, o dia da prova está chegando.  

Desse modo, para auxiliar você na preparação para esse concurso, elaboramos um resumo acerca dos estudos de Ohio, dentro do tema Liderança, na parte de Administração.  

Então, pegue o seu marca-texto e vamos aos conceitos mais importantes e relevantes para você gabaritar esse conteúdo. 

Considerações iniciais 

Para iniciar esse resumo, precisamos falar que a Liderança está contida na função administrativa de direção, a qual é uma das quatro funções administrativas que compõem o processo organizacional. Trata-se da função responsável por conduzir os trabalhos das pessoas em direção aos objetivos organizacionais. 

A direção está intimamente ligada ao relacionamento interpessoal entre o administrador e os seus subordinados. De acordo com Chiavenato, para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, por meio de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Desse modo, para dirigir pessoas, o administrador precisa saber comunicar, liderar e motivar. 

Algumas das ações que são desenvolvidas nessa função são: 

  • Conduzir os trabalhos para que seja colocado em prática tudo aquilo que foi organizado e planejado; 
  • Usar a influência para orientar e motivar pessoas; 
  • Está relacionada à liderança, coordenação, comunicação, motivação, relacionamento e interação, para que as pessoas desempenhem as atividades necessárias à concretização dos objetivos organizacionais propostos. 

Liderança – conceitos gerais 

Existem diversos conceitos para liderança. Entre eles temos que: 

  • Conforme preceitua Maximiano, Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. 
  • De acordo com Stogdill, a Liderança pode ser entendida como um processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em seus esforços para o estabelecimento e o alcance de metas. 

Além disso, Maximiano complementa ao dizer que a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas também uma combinação de quatro elementos: (1) as características do líder; (2) as características dos liderados; (3) as características da missão a ser realizada; e (4) a conjuntura social, econômica e política. 

De modo geral, a liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização de missão, da visão e dos objetivos organizacionais. 

Nessa seara, a banca Cebraspe já cobrou essa parte introdutória em algumas questões de concursos. Portanto, fique atento!  

Estudos da Universidade de Ohio 

Vamos falar agora acerca da Liderança a partir da perspectiva dos Estudos de Ohio. Vale ressaltar que esses estudos, desenvolvidos na década de 1940, identificaram duas categorias de liderança, as quais seriam as responsáveis por grande parte dos comportamentos dos líderes: 

  1. Estrutura de iniciação
  1. Consideração

Iremos aprofundar no estudo de cada uma delas a seguir. 

Estrutura de Iniciação 

De acordo com os estudos de Ohio, na Estrutura de Iniciação, a preocupação está voltada para a organização e estruturação do trabalho, das atividades e das tarefas, bem como para a definição de metas e padronização do desempenho dos funcionários.  

Conforme esses estudos, o grau de Estrutura de Iniciação indica a capacidade do líder em definir e estruturar seu próprio trabalho e de seus subordinados em busca de objetivos. 

Desse modo, um líder que possui alto grau de Estrutura de Iniciação enfatiza o cumprimento de prazos e é capaz de delegar tarefas específicas. 

Consideração 

Conforme os estudos de Ohio, na Consideração a preocupação está voltada para o bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. O grau de Consideração indica a capacidade de um líder de manter relacionamentos de trabalho baseados na confiança e no respeito aos sentimentos e ideias dos funcionários

Desse modo, um líder com alto grau de consideração consegue ser amigável, apoiar seus funcionários, ajudá-los em problemas pessoais e trata todos como iguais. 

Para finalizar 

Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você considerações importantes acerca dos Estudos de Ohio, dentro do tema Liderança para o concurso da SEFAZ/RJ. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso em geral.   

Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tema Liderança, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto.   

Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público.   

Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos.   

Bons estudos e até mais!   

Concursos abertos 

Concursos 2025 

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Estudos de Ohio: liderança para SEFAZ/RJ



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *