Conteúdo liberado – Gabarito Extraoficial SEEDF – Ciências Naturais: veja!

Acesse o conteúdo completo – Gabarito Extraoficial SEEDF – Ciências Naturais: veja!



Baixar apostila para concurso

Neste domingo (19) foram realizadas as provas do concurso público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Com isso, os candidatos na especialidade de Ciências Naturais poderão conferir o gabarito extraoficial desta importante etapa. A correção será feita ao vivo pelo nosso time de especialistas!

Abaixo, você confere os gabaritos das questões corrigidas pelos nossos professores. À medida em que as correções forem realizadas, o artigo será atualizado.

QUESTÃO 1: De acordo com o texto, no debate político a polarização tem como consequência a produção de convicções opostas que ocupam esse debate e negam posições que não se encaixam em nenhum dos lados.

Resposta:

QUESTÃO 2: Segundo o texto, a morte das ideias acontece quando os argumentos deixam de ser importantes, sendo substituídos pela força, pelo grito.

Resposta:

QUESTÃO 3: O autor caracteriza a convicção como uma prisão porque uma pessoa que acredita ter toda a razão desconhece diálogo, reduz a possibilidade de pensar e se mostra sem condições de aprender. Resposta:

QUESTÃO 4: Consoante as ideias do texto, o problema da ideologia é que ela cria uma realidade clara e evidente sobre a qual inexiste qualquer dúvida, o que inviabiliza o questionamento e reforça a certeza de que o viés ideológico afeta somente os outros.

Resposta:

QUESTÃO 5: O texto é construído com base nas tipologias informativa e argumentativa.

Resposta:

QUESTÃO 6: No período “Quando acredito que tenho toda a razão e o outro nenhuma, não existe diálogo”, o emprego de cada uma das vírgulas é justificado por uma regra específica.

Resposta:

QUESTÃO 7: No segundo parágrafo do texto, o presente do indicativo é empregado na descrição de propriedades abstratas e na narrativa de fatos que se estendem aos dias atuais. Resposta:

QUESTÃO 8: Na oração “Trocam-se palavras de ordem e memes”, a substituição de “Trocam-se” por Troca-se é gramaticalmente correta, sendo motivada pela indeterminação do sujeito da oração.

Resposta:

QUESTÃO 9: O pronome “isso”, em “isso é muito perigoso”, atua como um elemento de coesão referencial, uma vez que resume todo o conteúdo do parágrafo.

Resposta:

QUESTÃO 10: O Distrito Federal apresenta o maior produto interno bruto (PIB) per capita do Brasil – mais do que o dobro da média nacional – porém convive com intensa desigualdade interna, possuindo um dos maiores Índices de Gini entre as unidades federativas.

Resposta:

QUESTÃO 11: Entre 2010 e 2022, a maioria dos municípios do entorno do DF (RIDE-DF) cresceu demograficamente em ritmo superior ao do próprio Distrito Federal.

Resposta:

QUESTÃO 12: O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, criado em 1960, no ano de inauguração da capital federal, consolidou-se como um marco cultural da capital federal..

Resposta:

QUESTÃO 13: O pico do Roncador é o ponto mais alto localizado dentro dos limites do Distrito Federal, situando-se na região administrativa de São Sebastião.

Resposta:

QUESTÃO 14: Considerando o aumento das importações para a China, o Distrito Federal estabeleceu como requisito obrigatório, em sua Lei Orgânica..

Resposta:

QUESTÃO 15: Prezando pela neutralidade do ensino, o calendário escolar não deverá incorporar a temática da igualdade de condições sociais e direitos entre homens e mulheres..

Resposta:

QUESTÃO 16: Suponha-se que uma pedagoga do Distrito Federal tenha decidido reunir vários professores para estabelecer que, a cada ano, seja realizada uma atividade avaliativa integrando, no mínimo, três disciplinas, abordando temas do currículo ensinado..

Resposta:

QUESTÃO 17: Um professor deseja dar aula na educação pública do Distrito Federal para o ensino médio. Ele possui um curso de pedagogia e cursos de extensão em matemática..

Resposta:

QUESTÃO 18: Suponha-se que um professor de matemática do ensino fundamental do Distrito Federal tenha ensinado aos seus alunos que a sua disciplina tem como objetivo fornecer formatos para que eles possam resolver as questões..

Resposta:

QUESTÃO 19: Suponha-se que um homem e uma mulher, sendo casados, desejassem atuar como conselheiros tutelares na mesma região administrativa do Distrito Federal..

Resposta:

QUESTÃO 20: Suponha-se que uma mulher esteja desempregada desde 2019 e, sem perspectiva de melhorar na carreira, estivesse enfrentando dificuldades para se reinserir no mercado de trabalho..

Resposta:

QUESTÃO 21: Suponha-se que uma servidora do Distrito Federal tenha sido convocada por sua gestão a participar de um treinamento sobre assédio moral no ambiente de trabalho..

Resposta:

QUESTÃO 22: Suponha-se que, na escola do campo X, a defesa de provas padronizadas como instrumento exclusivo de avaliação contraria o princípio da contextualização curricular (LDB, art. 28) e o da gestão democrática (CF/1988, art. 206, VI)..

Resposta:

QUESTÃO 23: A adoção de um projeto interdisciplinar que se baseia em educação ambiental e integração de áreas do conhecimento está em consonância com a BNCC (2017)..

Resposta:

QUESTÃO 24: Suponha-se que a intermitência da conectividade digital da escola do campo X pode justificar a limitação do uso de TICs com acesso pedagógico, desde que alternativas analógicas sejam previstas..

Resposta:

QUESTÃO 25: A prática docente de adotar exclusivamente provas padronizadas, rejeitando metodologias interdisciplinares e o uso pedagógico de tecnologias, aproxima-se mais da tendência..

Resposta:

QUESTÃO 26: O modelo de avaliação processual proposto pelo projeto interdisciplinar contrapõe-se ao modelo de responsabilização individualizado presente nas avaliações externas..

Resposta:

QUESTÃO 27: Na revisão do PPP, caso a escola considere apenas diretrizes nacionais (BNCC, PNE e LDB), sem dialogar com legislações específicas como as Diretrizes da Educação do Campo e da Educação Especial..

Resposta:

QUESTÃO 28: Aplicar o mesmo planejamento das turmas regulares diurnas para a EJA pode ser interpretado como garantia de equidade, já que assegura aos jovens e aos adultos..

Resposta:

QUESTÃO 29: O protagonismo do conselho escolar ao propor um projeto interdisciplinar é expressão da gestão democrática (CF/1988, art. 206, VI; LDB, art. 14)..

Resposta:

QUESTÃO 30: Suponha-se que o projeto de tempo ampliado da escola do campo X pode ser considerado uma ação de educação integral em consonância com a Meta 6 do PNE…

Resposta:

QUESTÃO 31: Suponha-se que essa escola tenha decidido priorizar a oferta de alguns materiais acessíveis à aluna com baixa visão, enquanto outros seriam mantidos no formato padrão devido à alta complexidade da adaptação..

Resposta:

QUESTÃO 32: No caso do aluno com deficiência intelectual leve, é correto afirmar que a Política Nacional de 2008 orientará..

Resposta:

QUESTÃO 33: O atendimento educacional especializado (AEE) passará a substituir a escolarização comum do aluno com deficiência intelectual..

Resposta:

QUESTÃO 34: A Lei Berenice Piana (2012) garantirá à aluna, na condição de pessoa com TEA, o direito a um acompanhante especializado em sala de aula..

Resposta:

QUESTÃO 35: O fornecimento de materiais em Braille e fonte ampliada para a aluna com baixa visão é um dever da escola, devendo ser consideradas..

Resposta:

QUESTÃO 36: A ausência de estratégias formais no PPP isenta a escola de garantir, de forma imediata, recursos de acessibilidade, já que o Parece..

Resposta:

QUESTÃO 37: A Resolução CEDF nº 3/2023 estabelecerá que a acessibilidade comunicacional – incluindo a presença de intérprete de Libras, os recursos..

Resposta:

QUESTÃO 38: Ao orientar que o AEE seja planejado em articulação com o ensino regular, o Currículo em Movimento da Educação Especial reafirmará o paradigma inclusivo..

Resposta:

QUESTÃO 39: A coexistência do currículo em movimento da educação especial e da Orientação Pedagógica da Educação Especial..

Resposta:

QUESTÃO 40: A compreensão do AEE como atividade paralela e substituta ao ensino regular, defendida por alguns docentes, vai ao encontro da proposta estipulada pelo..

Resposta:

QUESTÃO 41: A interpretação de que a Orientação Pedagógica da Educação Especial não possui caráter vinculante, restringindo-se à função meramente consultiva, ignora que esse documento..

Resposta:

QUESTÃO 42: A alegação de que softwares de leitura e comunicação alternativa podem produzir dependência tecnológica reflete as preocupações abordadas no Caderno de Orientação Pedagógica da Educação..

Resposta:

QUESTÃO 43: A leitura correta do caderno de orientação pedagógica 2025 implica reconhecer que a tecnologia assistiva não é opcional ou acessória, mas instrumento..

Resposta:

QUESTÃO 44: A afirmação da gestão de que o AEE pode substituir parte do currículo comum do aluno com deficiência intelectual leve encontra respaldo..

Resposta:

QUESTÃO 45: Ao afirmar que AEE pode substituir parte do currículo do aluno com deficiência intelectual leve, a equipe gestora demonstrou alinhamento com as práticas..

Resposta:

QUESTÃO 46: O questionamento de alguns docentes a respeito do uso de Braille e leitores de tela como privilégios para a aluna com deficiência visual..

Resposta:

QUESTÃO 47: A situação do aluno diagnosticado com dislexia, mas avaliado exclusivamente por provas padronizadas, pode ser tratada da mesma forma que..

Resposta:

QUESTÃO 48: A alegação de que o professor deverá esperar por orientações externas para adequar o currículo do aluno com deficiência intelectual leve ignora..

Resposta:

QUESTÃO 49: Ao afirmar que apenas laudos médicos devem fundamentar as estratégias pedagógicas para o aluno com TEA, a coordenação pedagógica..

Resposta:

QUESTÃO 50: A divergência entre os professores quanto ao papel do AEE evidencia equívoco, pois, segundo a Orientação Pedagógica da Educação Especial da SEEDF…

Resposta:

QUESTÃO 51: A decisão de restringir a participação de estudantes com deficiência física das atividades esportivas pode ser substituída por tarefas de registro em planilhas..

Resposta:

QUESTÃO 52: Os comentários depreciativos contra os estudantes com deficiência física configuram práticas capacitistas, que deverão ser enfrentadas..

Resposta:

QUESTÃO 53: O professor deve observar, registrar e analisar sistematicamente os padrões comportamentais, cognitivos e sensoriais da estudante com TEA..

Resposta:

QUESTÃO 54: Aplicar atividades em grupo de forma uniforme para os três alunos, sem ajustes de ritmo, conteúdo ou suporte pedagógico individualizado, é uma prática..

Resposta:

QUESTÃO 55: Planejar atividades de enriquecimento e desafios adicionais para o aluno com altas habilidades/superdotação é obrigatório para garantir acesso pleno..

Resposta:

QUESTÃO 56: A construção do currículo para o aluno de 34 anos de idade deve, necessariamente, valorizar saberes prévios, experiências de vida e contexto sociocultural..

Resposta:

QUESTÃO 57: A promoção da aprendizagem significativa da aluna de 42 anos de idade e do aluno de 28 anos de idade pode ser alcançada por meio de atividades individualizadas e isoladas, pois a EJA prioriza a instrução formal e padronizada como estratégia equitativa.. Resposta:

QUESTÃO 58: O planejamento de matemática e língua portuguesa, para o aluno de 28 anos de idade e para o aluno de 34 anos de idade, deve considerar contexto sociocultural…

Resposta:

QUESTÃO 59: A Resolução CNE/CEB nº 4/2009 assegura que os objetivos pedagógicos das turmas da EJA devem considerar, sempre que possível, as necessidades específicas de cada estudante..

Resposta:

QUESTÃO 60: É juridicamente aceitável que a matrícula de estudantes com deficiência ou TEA siga exclusivamente a ordem cronológica de inscrição, ainda que isso resulte…

Resposta:

QUESTÃO 61: A organização das turmas da EJA, segundo os documentos norteadores da SEEDF, incluindo o Currículo em Movimento da Educação de Jovens e Adultos..

Resposta:

QUESTÃO 62: A omissão de estratégias sistemáticas de ensino a respeito das noções básicas da Lei Maria da Penha no currículo da escola classe não configurará descumprimento..

Resposta:

QUESTÃO 63: A promoção de atividades lúdicas e pedagógicas, com debates sobre respeito à diversidade sexual, no Dia de Combate à LGBTFobia…

Resposta:

QUESTÃO 64: Conforme a Lei Distrital nº 7.395/2024, admite-se o diferimento da matrícula em CEI, mediante autorização prévia e específica da autoridade..

Resposta:

QUESTÃO 65: A escola classe deve implementar estratégias pedagógicas específicas para estudantes indígenas, incluindo ensino intercultural e bilíngue, respeito..

Resposta:

QUESTÃO 66: Sendo o CEI uma instituição de educação infantil da rede pública, aplica-se a ele a prioridade de matrícula para crianças indígenas..

Resposta:

QUESTÃO 67: A ausência de uma rotina estruturada de educação em direitos humanos na turma da estudante está em desacordo com a Resolução..

Resposta:

QUESTÃO 68: Os materiais didáticos deverão incluir, a partir do 2º ano do ensino fundamental, conteúdos relativos à história e à cultura afro-brasileira e africana..

Resposta:

QUESTÃO 69: A Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais (PNEERQ) prevê que a implementação de ações estruturadas para a promoção..

Resposta:

QUESTÃO 70: Diante do caso apresentado, a medida adequada e alinhada às políticas públicas será revisar o planejamento e os materiais didáticos para garantir..

Resposta:

QUESTÃO 71: As briófitas não possuem vasos condutores, dependendo da difusão para transporte de água e nutrientes.

Resposta:

QUESTÃO 72: As pteridófitas dependem exclusivamente de polinização por insetos para a reprodução.

Resposta:

QUESTÃO 73: As gimnospermas produzem frutos carnosos para proteger suas sementes e atrair dispersores.

Resposta:

QUESTÃO 74: A independência da água para a fecundação foi conquistada pelas gimnospermas, que utilizam o grão de pólen para transportar os gametas masculinos.

Resposta:

QUESTÃO 75: Nas pteridófitas, o gametófito é independente e pode realizar fotossíntese, sendo responsável por abrigar os gametângios.

Resposta:

QUESTÃO 76: Como a membrana plasmática é rígida e impermeável, o transporte entre o meio intracelular e extracelular ocorre pela parede celular.

Resposta:

QUESTÃO 77: Mitocôndrias e cloroplastos possuem DNA e ribossomos próprios, fortalecendo a teoria endossimbiótica.

Resposta:

QUESTÃO 78: O retículo endoplasmático rugoso sintetiza proteínas destinadas à secreção, à membrana ou a organelas.

Resposta:

QUESTÃO 79: O retículo endoplasmático liso é responsável pela fosforilação oxidativa e produção de ATP. Resposta:

QUESTÃO 80: Cílios e flagelos eucarióticos não possuem microtúbulos, sendo feitos de filamentos de actina.

Resposta:

QUESTÃO 81: O tecido adiposo (representado na figura A) atua como reserva de energia, isolante térmico e proteção mecânica de órgãos.

Resposta:

QUESTÃO 82: O tecido ósseo (representado na figura B) possui abundante vascularização para nutrir os osteócitos.

Resposta:

QUESTÃO 83: O tecido muscular estriado esquelético (representado na figura C) é responsável por movimentos involuntários como batimentos cardíacos.

Resposta:

QUESTÃO 84: As células maiores presentes na figura (D), com núcleo segmentado e coloração mais escura, são polimorfonucleares.

Resposta:

QUESTÃO 85: A gonorreia e a clamídia são causadas por vírus, sendo tratadas com antivirais específicos. Resposta:

QUESTÃO 86: Quando não tratadas, gonorreia e clamídia podem levar à infertilidade e aumentar o risco de gravidez ectópica.

Resposta:

QUESTÃO 87: A sífilis primária é caracterizada por uma ferida indolor no local de entrada da bactéria, sendo altamente contagiosa.

Resposta:

QUESTÃO 88: A principal forma de prevenção da sífilis é a vacinação, recomendada para homens e mulheres sexualmente ativos.

Resposta:

QUESTÃO 89: A vacinação contra HPV é recomendada apenas para mulheres adultas acima de 40 anos de idade.

Resposta:

QUESTÃO 90: A adaptação é resultado do acúmulo de variações hereditárias que aumentam a sobrevivência de uma espécie em determinado ambiente.

Resposta:

QUESTÃO 91: Na adaptação, os indivíduos desenvolvem novas características ao longo da vida para se ajustar ao ambiente e as transmitem aos descendentes.

Resposta:

QUESTÃO 92: A seleção natural atua no nível da espécie, garantindo que todas sobrevivam igualmente. Resposta:

QUESTÃO 93: A variabilidade entre os indivíduos de uma mesma população é fundamental para que ocorra a seleção natural.

Resposta:

QUESTÃO 94: Em (A), tem-se o emprego da centrifugação que acelera a decantação por meio da força centrífuga, separando sólidos (hemácias) em suspensão de líquidos (plasma sanguíneo).

Resposta:

QUESTÃO 95: A filtração é um processo de separação que utiliza um meio poroso para reter líquidos de uma mistura. Como exemplo, pode-se citar o aspirador de pó (B), que retém a água presente no ar.

Resposta:

QUESTÃO 96: A levigação é um processo que utiliza corrente de água para arrastar as partículas mais leves, deixando as mais densas no fundo, sendo muito empregada na mineração artesanal (C).

Resposta:

QUESTÃO 97: A evaporação, empregada para a obtenção de sal marinho (D), é usada para separar sólidos de líquidos miscíveis sem perda de nenhum componente.

Resposta:

QUESTÃO 98: A separação magnética (E) é ineficaz para metais não ferromagnéticos, como alumínio e cobre.

Resposta:

QUESTÃO 99: Na miopia, representada na figura pelo esquema (C), a imagem se forma atrás da retina e a correção é feita com lentes convexas.

Resposta:

QUESTÃO 100: O astigmatismo, representado na figura pelo esquema (A), é causado por irregularidade na curvatura da córnea ou cristalino, gerando imagens distorcidas e sua correção é feita com lentes cilíndricas.

Resposta:

QUESTÃO 101: Na hipermetropia, representada na figura pelo esquema (B), existe uma diminuição do globo ocular, dificultando a visão de objetos próximos.

Resposta:

QUESTÃO 102: O movimento de convecção do ferro fundido presente no núcleo externo cria a geodinamo.

Resposta:

QUESTÃO 103: As placas tectônicas são os blocos rochosos em constante movimento presentes integralmente na crosta terrestre.

Resposta:

QUESTÃO 104: A crosta oceânica é mais espessa e menos densa que a crosta continental. Resposta:

QUESTÃO 105: O núcleo é a mais profunda das camadas que compõem o globo terrestre e é separado do manto pela Descontinuidade de Gutenberg.

Resposta:

QUESTÃO 106: A transversalidade de temas ambientais na escola é incentivada pela Base Nacional Comum Curricular e está vinculada à formação cidadã.

Resposta:

QUESTÃO 107: A educação ambiental visa desenvolver consciência, conhecimentos, atitudes, habilidades e participação para enfrentar problemas ambientais.

Resposta:

QUESTÃO 108: A educação ambiental foca apenas ações individuais e descarta dimensões coletivas e políticas públicas.

Resposta:

QUESTÃO 109: No Brasil, a educação ambiental não está fundamentada em previsão legislativa.

Resposta:

QUESTÃO 110: A educação ambiental trabalha problemas reais (água, resíduos, clima), articulando dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e éticas.

Resposta:

QUESTÃO 111: Os doadores do PGH foram identificados publicamente e todos os resultados obtidos vieram de uma única pessoa.

Resposta:

QUESTÃO 112: O sequenciamento Sanger com terminadores fluorescentes e eletroforese capilar foi a base de alto desempenho do Projeto Genoma Humano.

Resposta:

QUESTÃO 113: Em 2003, o Projeto Genoma Humano entregou um genoma 100% completo, incluindo centrômeros e telômeros.

Resposta:

QUESTÃO 114: O Projeto Genoma Humano foi realizado principalmente com o emprego de Next Generation Sequencing como Illumina/Nanopore.

Resposta:

QUESTÃO 115: A meta central do PGH foi gerar a primeira sequência do genoma humano.

Resposta:

QUESTÃO 116: A organização didático-pedagógica eficaz em ciências depende exclusivamente de aulas expositivas, pois as metodologias ativas não apresentam evidências de eficácia.

Resposta:

QUESTÃO 117: Projetos interdisciplinares do tipo PBL (Project-Based Learning) podem elevar engajamento e promover competências do século XXI, como colaboração e resolução eficiente de problemas.

Resposta:

QUESTÃO 118: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza ciências da natureza no ensino fundamental em três unidades temáticas: matéria e energia, vida e evolução e terra e universo, sendo essa divisão mantida no currículo em movimento do Distrito Federal.

Resposta:

QUESTÃO 119: Na educação fundamental, garantir acesso à diversidade de conhecimentos científicos e uma aproximação gradativa aos processos de investigação é um objetivo central da área.

Resposta:

QUESTÃO 120: Nos anos finais da educação fundamental, a distribuição volta ao modelo antigo, com biologia nos três primeiros anos e física/química apenas no 9º ano, de acordo com o currículo em movimento do Distrito Federal.

Resposta:

Quer estudar para o concurso SEDF?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Gabarito Extraoficial SEEDF – Ciências Naturais: veja!



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *