Acesse o conteúdo completo – Governador anuncia edital com 160 vagas
Último concurso para efetivos foi há 23 anos!
Um novo concurso público para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) será realizado em breve, com 160 vagas:
- Fiscal Estadual Agropecuário (nível superior)
- Agrônomos – 40 vagas;
- Médicos veterinários – 80 vagas.
- Técnico em Fiscalização Agropecuária (nível médio)
O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, que afirmou que o concurso visa suprir a demanda do quadro de pessoal, garantindo a manutenção dos padrões de excelência nas atividades do órgão e fortalecendo o setor agropecuário da Bahia.
“O anúncio do concurso público encheu de alegria não apenas todos os servidores, mas todos os personagens que querem fazer parte desta família adabiana, que hoje tem feito um trabalho fantástico pela nossa agropecuária. O governador está, realmente, de parabéns, ele entrou, de uma vez por todas, para a história da Adab, com um anúncio tão sonhado”, disse o diretor-geral da Adab, Paulo Sergio Luz.
Vale ressaltar que ainda não há previsão de quando o edital será publicado. O próximo passo será a formação de uma comissão, que ficará responsável pela escolha e contratação da banca.
- Agência de Defesa Agropecuária da Bahia
- Situação: Anunciado
- Banca: a definir
- Vagas: 160
- Salário inicial: a definir
- Último edital: Edital Adab 2000
Confira neste artigo mais informações sobre o concurso ADAB e os detalhes de seu edital. Acompanhe pelos tópicos abaixo:
Sobre a ADAB
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) tem a missão de garantir a segurança sanitária no Estado da Bahia, preconizando o desenvolvimento de um agronegócio sustentável e competitivo.
Uma agência moderna, atuante, sintonizada com o setor produtivo que tem como visão ser um referencial de excelência na área de defesa agropecuária, garantindo a sustentabilidade do agronegócio e da agricultura familiar.
Concurso ADAB: situação atual
Atualmente, a Agência conta com 795 servidores, sendo 200 concursados, 33 relotados, 11 redistribuídos da Adab, 181 cargos comissionados, 208 servidores de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), 68 à disposição de outros órgãos, 8 cedidos de outros órgãos, 20 estagiários e 70 do programa Primeiro Emprego.
O último concurso da Adab foi realizado em 2000, sendo que nestes 23 anos, o órgão realizou somente processos seletivos para contratação temporária.
O concurso público para efetivos chegou a ser previsto no orçamento (LOA) dos últimos anos, mas não saiu do papel.
Concurso ADAB: último edital
O último concurso da ADAB foi realizado em 2000, com 222 vagas. As oportunidades foram divididas entre os cargos de Técnico e Agente.
Dentre as oportunidades, 155 eram para Técnicos, que exigiam nível superior, e 67 para Agente, exigindo formação de nível médio. O certame foi homologado no ano seguinte, perdendo sua validade em 2003.
Os contratados foram lotados em unidades da Agência em Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga e Jequié, além de Juazeiro, Miguel Calmon, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Maria da Vitória e Teixeira de Freitas.
Etapas e provas
Os candidatos do último concurso ADAB foram avaliados por meio de Prova Objetiva, Exame Médico e Avaliação Psicológica. Além disso, alguns cargos também tiveram que realizar Prova de Títulos e Curso de Formação.
Quer estudar para o concurso ADAB?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Informações do próximo Concurso ADAB
- Data prevista: 2024
- Banca: a definir
- Escolaridade: Níveis médio e superior
- Vagas: 160
- Cargo: Fiscal e Técnico Estadual Agropecuário
- Último edital: Edital Adab 2000
Fonte: Estratégia Concursos