Acesse o conteúdo completo – “Haver” ou “a ver”: aprenda qual é o correto e como usar
4) Quadro resumo e considerações finais
Com base nos tópicos anteriores é possível estabelecer um comparativo entre as principais características e usos dessas duas expressões:
Haver | A ver |
Verbo que pode ter diferentes significados a depender da utilização: – Transitivo Direto: obter de volta – Impessoal: existir – Pronominal: entrar em acordo | Expressão que tem sentido de afinidade e/ou relação. Se uma coisa tem relação ou afinidade com outra então é possível dizer que uma tem a ver com a outra. |
Sendo assim, como visto ao longo do presente artigo, ambas as formas de escrita “haver” e “a ver” fazem parte da língua portuguesa e estarão corretas a depender do contexto em que sejam utilizadas. Afinal, apesar de terem pronúncias similares, os seus significados e, portanto, as possibilidades de aplicação, são distintas. Ou seja, elas não podem ser empregadas como sinônimos e, como já esclarecido, há situações certas para utilizar cada uma.
Por fim, cabe salientar que é importante saber utilizar corretamente essas expressões distintas. Afinal, possibilita ao candidato escrever de forma correta uma questão discursiva, bem como, compreender corretamente o contexto dos textos das questões de múltipla escolha.
Até a próxima!
Fonte: Estratégia Concursos