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Olá, estrategista! BNDES, Correios e muitos outros editais sendo publicados, muitas matérias para estudar… Para facilitar a vida, vamos trazer nesse artigo um resumão com tudo que precisa saber sobre motivação para concursos. Abaixo, os principais tópicos:

  • O que é motivação?
  • Teorias Motivacionais
  • Questões Resolvidas

Todos motivados?! Vamos lá!

Motivação para Concursos: O que é motivação?

Segundo Chiavenato, a motivação é força que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades.

De acordo com o ciclo da motivação, como consequência desse comportamento, três cenários podem ser alcançados:

  • Satisfação da necessidade
  • Frustação da necessidade
  • Compensação da necessidade

No primeiro caso, o resultado pretendido é atingido e o ciclo se encerra. No segundo, o esforço não leva ao resultado esperado e há frustação pelas expectativas não concretizadas.

A compensação da necessidade ocorre quando o ciclo é paralisado, porém, uma recompensa diversa é alcançada. Ou seja, o objetivo inicial não é atingido, mas alcança-se uma satisfação alternativa.

Motivação para Concursos: Teorias Motivacionais

Diferentes autores se dedicaram ao estudo da motivação, atingido resultados diversos. Por isso, não há unanimidade em relação à forma e aos fatores que geram a motivação.

Teoria da Expectativa (Victor Vroom)

Define que a motivação possui natureza contingencial, cada pessoa, em cada situação se motiva de firma individualizada.

A motivação resultaria das expectativas de uma pessoa de que seu esforço produzirá os resultados almejados pela organização e que esses resultados proporcionarão recompensas capazes de satisfazer seus desejos pessoais.

Motivação para concursos: teoria da expectativa

A Teoria de Vroom propõe que é essencial que o indivíduo entenda ser capaz de atingir seus objetivos pessoais, pois, apenas permanecerá motivado enquanto acreditar que pode alcançar esses objetivos.

Caso o trabalhador pressuponha que o seu esforço não produzirá o resultado esperado (valência negativa), sua motivação será impactada negativamente.

Motivação para Concursos: Teoria ERC (Alderfer)

Para fugirmos um pouco da já “carimbada” Pirâmide de Maslow, vamos conhecer a teoria ERC de Alderfer.

É uma derivação direta da formulada por Maslow, porém, com apenas três níveis: existência, relacionamento, crescimento.

Segundo a Alderfer, a motivação do trabalhador pode ser medida por uma hierarquia de necessidades, mas, diferentemente da teoria de Maslow, não é necessário avançar progressivamente através dos níveis dessa hierarquia. Os indivíduos podem tanto subir quanto descer na hierarquia de necessidades conforme suas circunstâncias e experiências.

As necessidades de segurança e fisiológicas formam as necessidades de existência e as sociais e fatores externos de estima, ficam condensados no campo relacionamento.

Por fim, a necessidade de crescimento na teoria ERC trás os fatores internos de estima e a autorrealização da Pirâmide de Maslow.

Teoria dos Dois Fatores (Herzberg)

Nessa teoria, Herzberg defende que há dois tipos de fatores: higiênicos, que previnem a insatisfação, e motivacionais, que, esses sim, geram motivação.

Assim, entende-se que o contrário da satisfação é a não-satisfação e o oposto de insatisfação é a não-insatisfação, desvinculando a relação direta entre os dois conceitos.

Abaixo, uma lista exemplificando o que se encaixaria em cada tipo de fator:

  • Fatores higiênicos (extrínsecos): salários, condições de trabalho, supervisão, relacionamento interpessoal no ambiente laboral e segurança.
  • Fatores motivacionais (intrínsecos): reconhecimento, responsabilidade, realização, crescimento pessoal e profissional, avanço na carreira e conquistas.

Para influenciar positivamente a motivação de seus empregados, os líderes devem remover os fatores higiênicos que criam insatisfação e promover os fatores motivacionais de forma individualizada, de acordo com a necessidade de cada trabalhador.

Observação: para fins de prova, é muito importante conhecer os autores e vinculá-los às suas teorias. A maioria das questões sobre esse tema menciona o autor e cobra alguma característica de sua visão sobre motivação)

Motivação para Concursos: Questões Resolvidas

Vejamos algumas questões de concursos sobre o tema abordado:

1. (CESPE) A motivação para o trabalho, por vincular-se a um aspecto intrínseco ao indivíduo, de difícil observação, não pode ser influenciada por práticas de gestão de pessoas.

R: Errada. A primeira parte da acertiva, pode ser considerada correta, dependendo do autor referenciado, porém, o entendimento geral é de que a motivação pode, sim, ser influenciada por práticas de gestão de pessoas.

2. (CESPE) As teorias do reforço, das necessidades, da avaliação cognitiva, da equidade e da expectativa são consideradas teorias da motivação.

R: Correto. Como mencionamos no texto, há incontáveis teorias que tratam sobre motivação, importante conhecermos resumidamente as principais!

3. (CESPE) De acordo com a teoria dos dois fatores (os motivacionais e os higiênicos), classificação proposta por Herzberg, as condições ambientais estão diretamente relacionadas ao trabalho e constituem elemento motivacional para o indivíduo.

R:Errado. Motivacionais são os fatores intrínsecos. O ambiente é extrínseco (externo) ao trabalhador, logo, é um fator higiênico.

Por hoje é só, pessoal. Lembrem-se: a prática leva à perfeição. Resolvam questões e

revisem as matérias pois o objetivo está próximo!

Saudações e aprovações,

Julio Moraes

Cursos e Assinaturas

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Fonte: Estratégia Concursos

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