Conteúdo liberado – Português em diferentes bancas

Acesse o conteúdo completo – Português em diferentes bancas



Baixar apostila para concurso

Português em diferentes bancas

O presente artigo visa abordar a abordagem, em provas de concurso público, de português em diferentes bancas examinadoras. 

Especificamente para o artigo, serão analisadas as bancas Vunesp, Fundação Carlos Chagas (FCC), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e CEBRASPE, bancas estas responsáveis pelas principais e maiores provas de concurso atuais.

Em todos os concursos públicos, independente da banca, o conteúdo de português é basicamente composto por interpretação de textos, figura de linguagem e tipologia textual, ortografia, acentuação, verbos, crase, colocação pronominal, pontuação, sintaxe da oração e do período, concordância, regência, coesão e coerência.

Porém, cada banca tem uma cobrança peculiar, e conhecer isso pode ser muito útil ao realizar a prova.

Português em diferentes bancas – Vunesp

Iniciando a dissertação sobre português em diferentes bancas, analisa-se a banca Vunesp.

A banca Vunesp geralmente utiliza questões de múltipla escolha em suas provas, com 5 alternativas possíveis como resposta. E costuma trazer português como a primeira disciplina do caderno de questões, assim como a maioria das bancas.

Os textos da banca Vunesp costumam ser de médios para longos, em extensão. E servem de base para todos os tópicos do conteúdo.

Apesar do tamanho do texto, por vezes, muitas questões prescindem de uma leitura muito atenta, ou de uma releitura. Algumas questões de gramática, apesar de inspiradas no texto, podem ser resolvidas direto. Mas isso não é uma regra, apenas uma observação a ser levada em conta.

As questões da Vunesp apresentam nível de dificuldade de fácil para mediano. É comum um alto índice de acertos na disciplina, e muitos dos candidatos inclusive gabaritaram as questões de português. 

Isso ocorre, geralmente, na VUNESP, na prova como um todo. As notas finais são bem parecidas e próximas à nota máxima, devido à dificuldade não muito alta da prova.

Português na FCC

Prosseguindo com o tema português em diferentes bancas, a banca a ser analisada é a FCC.

O formato das provas da FCC também costuma ser múltipla escolha, como a Vunesp.

Porém, a dificuldade das provas da FCC é maior, sendo de mediana para difícil. A dificuldade costuma estar presente em todos os assuntos, como gramática, ortografia, verbos e até interpretação de textos. 

Os textos para leitura também costumam ser mais complexos, com tamanhos de médio para longo.

Quanto à nota, na FCC ocorre menos empate, por dois fatores. Primeiro, pela própria dificuldade da prova, que é maior. E segundo que o cálculo da nota final é mais complexo do que apenas soma de pontos e pesos. Na FCC, utiliza-se estatística, e considera-se o desvio padrão por disciplina, e até mesmo por questão. 

Português em diferentes bancas – FGV

Dando continuidade a análise do português em diferentes bancas, é a vez de analisar a banca FGV.

Como a FCC e a Vunesp, a FGV costuma utilizar questões de múltipla escolha em suas provas. 

Porém, no conteúdo, o português da FGV é o mais peculiar de todos.

Em muitas de suas provas, a FGV não apresentou texto base para as questões, e muitas delas se baseiam em apenas uma frase, tendo casos de quem o enunciado não apresentava texto algum, sendo eles apresentados nas próprias alternativas.

O foco maior da FGV é a interpretação de texto e tipologia textual, sendo que muitas de suas provas mal abordam os outros conteúdos, apesar de mantidos na previsão do edital. A cobrança não é muito convencional, utilizando linguística de maneira diferenciada.

Tal cobrança gera discordância com os gabaritos, inclusive por parte de professores de cursinhos, mas a banca geralmente mantém seu gabarito original, não acatando os recursos.

Assim, portguês na FGV se torna um dos mais difíceis entre os de bancas de concurso. E nas provas da FGV, em geral, as notas de corte são baixas,e ocorrem poucos empates, pois a dificuldade ocorre não só em português, mas na prova como um todo.

Português na CEBRASPE

Finalizando o artigo “Português em diferentes bancas”, aborda-se a banca CEBRASPE.

Ao contrário das outras bancas analisadas, o CEBRASPE costuma utilizar o método certo ou errado em suas provas. 

Neste método, cada questão é uma frase curta, que deve ser julgada como certa ou errada, podendo ser deixada em branco. Um erro anula um acerto, já uma questão em branco não afeta a nota. Assim, chutar se torna perigoso, e este método é um fator de dificuldade.

Quanto ao português em si, a CEBRASPE trabalha com textos mais curtos. A dificuldade de suas questões é fácil para média.

Porém ela utiliza de pegadinhas, como a dupla negativa, ou confusão na expressão da frase, e não do conceito que a frase traz. Portanto, é necessário leitura atenta ao resolver a prova.

As notas não costumam empatar, e as notas de corte não são muito altas, principalmente devido ao sistema de certo ou errado das questões.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2025

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Português em diferentes bancas



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *