Acesse o conteúdo completo – reajuste de carreira é assinado!
Foi assinado o acordo para reajuste na carreira do Ministério de Planejamento e Orçamento (MPO), o que impactará os salários básicos em próximos concursos públicos para Analistas e Técnicos de Planejamento e Orçamento.
A assinatura, realizada nesta terça-feira (23), ocorre após intensas negociações com os servidores públicos, que reivindicavam recomposições salariais e reestruturação nos níveis da carreira.
Segundo o governo, este é o 23º acordo com servidores públicos. Em sua grande maioria, as condições cedidas aos profissionais são de reajustes salariais. Especificamente para o MPO, a tabela remuneratória passará de 13 para 20 níveis a partir de 2025.
Vale lembrar que a Pasta de Planejamento e Orçamento possui um edital em andamento, no qual as provas já foram aplicadas e o espelho das discursivas divulgado.
No total, 12.763 candidatos se inscreveram para participar da seleção, sendo que a especialidade mais buscada foi a Geral, com 9.193 inscrições.
Importante ressaltar que os aprovados no certame terão ganhos pra lá de atrativo, com valores iniciais de R$ 20.924,80, além, claro, dos benefícios que só a carreira pública oferece.
Além disso, o MPO também participa com 60 vagas no Concurso Nacional Unificado (CNU), com vagas para Analista Técnico-Administrativo e Economista, cujos salários são de até R$ 6,8 mil.
Sobre o MPO
O Ministério do Planejamento e Orçamento, antigo Ministério do Planejamento, foi extinto durante o governo de Jair Bolsonaro e reaberto pelo atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva.
O órgão foi um dos englobados para a criação, juntamente com outros ministérios, do Ministério da Economia.
São atribuições gerais do Ministério do Planejamento e Orçamento:
- Elaboração de subsídios para o planejamento e a formulação de políticas públicas de longo prazo destinadas ao desenvolvimento nacional;
- Avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas e dos programas do governo federal e elaboração de estudos especiais para a reformulação de políticas;
- Elaboração de estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura socioeconômica e gestão dos sistemas cartográficos e estatísticos nacionais;
- Elaboração, acompanhamento e avaliação do plano plurianual de investimentos e dos orçamentos anuais;
- Viabilização de novas fontes de recursos para os planos de governo; e
- Formulação de diretrizes, acompanhamento e avaliação de financiamentos externos de projetos públicos com organismos multilaterais e agências governamentais.
Quer saber mais informações sobre o concurso MPO, além do reajuste na carreira? Então, confira o nosso artigo completo e exclusivo!
Mais informações sobre o concurso MPO
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Fonte: Estratégia Concursos