Acesse o conteúdo completo – Saiba sobre a rotina da Sefaz RJ com o subsecretário!
A Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro – SEFAZ RJ está com um novo concurso aberto e que é uma das principais oportunidades da área, com salários de até R$ 27,4 mil e rotina de trabalho interessante.
Mas você sabe quais são os detalhes da rotina de um profissional da Sefaz RJ? Ou quais são suas atribuições, benefícios, regimes de trabalho?
Para esclarecer todas essas dúvidas, a jornalista do Estratégia, Ana Luiza Fontenelle, entrevistou o subsecretário de TI do órgão fisco, Gabriel Blum, que trouxe detalhes pertinentes!

Qual o regime de trabalho dos auditores fiscais?
De acordo com Gabriel Blum, a Sefaz RJ, hoje, atua regularmente de forma remota ou híbrido. Os regimes foram implantados após a pandemia, momento em que a área de TI teve forte ascensão.
Hoje, segundo Blum, todas as operações fiscais e contábeis do estado dependem da tecnologia, desde a arrecadação de tributos até a gestão das despesas estaduais, que são computadorizadas.
Dessa forma, diferente de outras secretarias da fazenda, em que o regime é majoritariamente presencial ou parte distribuído em híbrido, a Sefaz RJ desempenha os papeis exclusivamente online.
Da posse às atividades da rotina
Gabriel Blum também destacou os processos de posse e as diferenças que terão os novos aprovados do certame. Em sua época, Blum reforçou que uma grande quantidade de documentos era necessária ser entregue.
No entanto, com a digitalização dos serviços públicos, Gabriel salientou que o processo será mais fácil, mas que fases pertinentes, como o Curso de Formação, devem ser priorizadas pelos novos auditores.
Além disso, ao longo da entrevista, Blum foi questionado sobre suas atribuições na Sefaz. Segundo ele, sua atuação é na governança da tecnologia dentro do órgão.
Seu trabalho envolve relacionamento com órgãos internos e externos, como Tribunal de Contas, Procuradoria, Receita Federal e Detran.
Já sobre as atividades de outros departamentos, Blum esclareceu que cada superintendência dentro da Sefaz possuem atribuições específicas. Veja:
- Segurança da Informação: defesa contra invasores;
- Governança de Dados: gestão da qualidade das informações;
- Infraestrutura: manutenção dos sistemas e servidores; e
- Desenvolvimento de Sistemas: modernização dos sistemas corporativos.
Hoje, cerca de 140 pessoas, incluindo auditores fiscais e analistas, atuam nas funções específicas citadas acima.
A carreira de Auditor Fiscal
Outros pontos mencionados por Gabriel foram os principais desafios enfrentados pela área de TI na Sefaz RJ.
Segundo o subsecretário, há uma dificuldade na captação de profissionais mais generalistas no setor público, prejudicando uma maior amplitude operacional.
Blum também destacou a necessidade de sempre estar atento às mudanças administrativas e de legislações, bem como nas modernizações de sistemas antigos.
Para enfrentar esses desafios, Gabriel especificou que os novos aprovados precisam ter, conforme mencionado anteriormente, conhecimento generalista, habilidades interpessoais, gestão de tempo e resiliência.
Blum, ainda, especificou que a jornada de trabalho é de 40 horas semanais e a rotina pode ser intensa, especialmente devido à necessidade de acompanhar e gerenciar processos tecnológicos e tributários ao mesmo tempo.
Entrevista exclusiva de Gabriel Blum – rotina da Sefaz RJ!
Para saber mais detalhes acerca da Sefaz RJ, além da rotina, acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos:
Saiba mais: Concurso Sefaz RJ
Assinatura e cursos para o concurso Sefaz RJ
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 Ano ou 2 Anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Fonte: Estratégia Concursos