Acesse o conteúdo completo – STJ apresenta Projeto de Lei para adequar os cargos; veja!
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) apresentou o Projeto de Lei nº 4303/2024, que transforma cargos vagos da carreira de Técnico Judiciário em cargos de Analista Judiciário.
A mudança visa adequar a estrutura do tribunal à crescente complexidade das atividades judiciais e administrativas.
O projeto prevê a conversão de 104 cargos vagos de Técnico Judiciário em 63 de Analista Judiciário, sem aumento de despesas. A transformação será realizada de maneira gradual, conforme a vacância dos cargos, respeitando a proporção estabelecida.
O STJ justifica a medida pela evolução das necessidades do tribunal, especialmente nas áreas de tecnologia da informação e assessoria jurídica. Com a automação de processos e o uso de inteligência artificial, há uma demanda crescente por profissionais com formação superior.
Além disso, a proposta reflete a mudança nas exigências internas, já que 71% das vagas ofertadas entre janeiro de 2023 e agosto de 2024 foram exclusivas para profissionais de nível superior, sendo que a maioria exigiu formação em Direito.
A implementação do projeto de lei trará uma economia anual de aproximadamente R$ 74.413,14 ao STJ. A medida não gera impacto orçamentário e será regulamentada por instruções específicas, com a entrada em vigor imediata após sua publicação.
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Que tal estudar para concurso com o Estratégia?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os cursos disponíveis em nosso site:
Concursos Públicos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos