Acesse o conteúdo completo – Temas Especiais de Tecnologia da Informação.
Introdução
Retomando a série de temas especiais de Tecnologia da Informação (TI), vamos falar hoje dos principais pontos do Data Management Body of Knowledge (DAMA – DMBOK).
O DAMA – DMBOK está relacionado às áreas de Ciência de Dados e Governança de TI, de forma simultânea. Ou seja, hoje você terá praticamente motivos dobrados para não deixar de ler, especialmente se fizer prova de alguma dessas disciplinas. Assim, veja o nosso roteiro:
- Visão Geral do DAMA – DMBOK
- Gerenciamento de Dados
- Ética no Manuseio de Dados
- Governança de Dados
- Áreas de Conhecimento da Roda DAMA
- Avaliação da Maturidade do Gerenciamento de Dados
- Organização de Gerenciamento de Dados e Expectativas de Papéis
- Gerenciamento de Dados e Gerenciamento de Mudanças Organizacionais
Como pode imaginar, é bastante coisa para abordarmos em apenas um artigo. Seguindo o compromisso que temos de elaborar publicações resumidas, vamos apresentar os principais conceitos de uma maneira esquematizada. Chega de papo então e vamos lá!
Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos
Visão Geral do DAMA – DMBOK
Primeiramente, o DAMA – DMBOK é um guia de boas práticas para gerenciamento de dados, produzido pelo Data Management Association International (DAMA International). Ou seja, ele é uma referência para profissionais que trabalham com gestão de dados em ambientes corporativos.
Momento Curiosidade: Comparado aos demais BOKs do gênero (PMBOK, CBOK etc.), podemos dizer que o DAMA – DMBOK é relativamente novo, quase um “bebê”. Ele ainda está na 2ª. edição, elaborada originalmente em 2017/2018 e traduzida em 2024 para a língua portuguesa.
Mais Curiosidade: DAMA International é uma comunidade global, focada em difundir as práticas sobre gestão de dados (para quem já ouviu falar, ela é uma espécie de Project Management Institute – PMI do universo dos dados).
O DAMA – DMBOK é bem extenso, com quase 20 capítulos divididos em mais de 600 páginas. Nas próximas seções, falaremos dos principais pontos de cada um dos capítulos do guia, de uma forma esquematizada e resumida. Continue conosco, pois hoje realmente teremos muito conteúdo.
Gerenciamento de Dados
Antes de mais nada, o gerenciamento de dados está focado em desenvolver, executar e supervisionar planos, políticas, programas e práticas que entregam, controlam, protegem e aumentam o valor dos ativos de dados e informações ao longo de seus ciclos de vida.
O DAMA – DMBOK elenca alguns princípios para o gerenciamento de dados, conforme apresentado na figura seguinte. Esses princípios seriam responsáveis por equilibrar atividades estratégicas e operacionais.
O processo de gerenciamento de dados é estruturado por meio da Roda DAMA. Ela define as áreas de conhecimento do gerenciamento de dados. Além disso, coloca a governança de dados no meio da roda, uma vez que ela é necessária para consistência e equilíbrio entre as áreas.
Ademais, o DAMA – DMBOK também apresenta um hexágono de fatores ambientais. O hexágono coloca metas e princípios no centro, pois orientam como as pessoas devem executar as atividades dos processos e usar as ferramentas tecnológicas para o gerenciamento de dados bem-sucedido.
Nesta seção de Gerenciamento de Dados, o DAMA – DMBOK apresenta a ideia de diagrama de contexto. Ao longo do guia, esse diagrama será utilizado para trazer um resumo sobre os capítulos seguintes.
Nós vamos aproveitar essa ideia e trazer a definição e os objetivos dos diagramas de contexto presentes nos demais capítulos. Ou seja, é tudo o que você precisa saber.
Ética de Manipulação
Veja a definição e os objetivos da Ética de Manipulação do DAMA – DMBOK:
Você Sabia? Repare que a Ética de Manipulação não faz parte da Roda DAMA (se não lembra, volte à figura 3). Dessa forma, ela não é uma área de conhecimento.
Os próximos capítulos falam sobre os elementos da Roda DAMA, começando pelo elemento central (Governança de Dados), seguido pelas áreas de conhecimento. Assim, vamos respeitar essa ordem nas próximas seções.
Governança de Dados
Veja a definição e os objetivos da Governança de Dados do DAMA – DMBOK:
Áreas de Conhecimento da Roda DAMA
As áreas de conhecimento do DAMA-DMBOK serão destacadas nesta seção, conforme a ordem de apresentação na Roda DAMA. Assim, vamos iniciar pela Arquitetura de Dados e girar em sentido horário.
Arquitetura de Dados no DAMA – DMBOK
Veja a definição e os objetivos da área de conhecimento Arquitetura de Dados:
Modelagem e Design de Dados no DAMA – DMBOK
Veja a definição e o objetivo da área de conhecimento Modelagem e Design de Dados:
Guarda de Dados e Operações no DAMA – DMBOK
Veja a definição e os objetivos da área de conhecimento Guarda de Dados e Operações:
Segurança de Dados no DAMA – DMBOK
Veja a definição e os objetivos da área de conhecimento Segurança de Dados:
Interoperabilidade e Integração de Dados no DAMA – DMBOK
Veja a definição e os objetivos da área de conhecimento Interoperabilidade e Integração de Dados:
Gerenciamento de Documentos e Conteúdo no DAMA – DMBOK
Veja a definição e os objetivos da área de conhecimento Gerenciamento de Documentos e Conteúdo:
Dados Mestre e de Referência no DAMA – DMBOK
Veja a definição e os objetivos da área de conhecimento Dados Mestre e de Referência:
Data Warehousing e Business Intelligence no DAMA – DMBOK
Veja a definição e os objetivos da área de conhecimento Data Warehousing e Business Intelligence:
Gerenciamento de Metadados no DAMA – DMBOK
Veja a definição e os objetivos da área de conhecimento Gerenciamento de Metadados:
Qualidade de Dados no DAMA – DMBOK
Veja a definição e os objetivos da área de conhecimento Qualidade de Dados:
Big Data e Ciência de Dados no DAMA – DMBOK
Veja a definição e os objetivos da área de conhecimento Big Data e Ciência de Dados:
Avaliação da Maturidade do Gerenciamento de Dados
A Avaliação da Maturidade do Gerenciamento de Dados não faz parte da Roda DAMA, mas também é apresentada por meio do diagrama de contexto. Assim, veja a sua definição e os seus objetivos:
Organização de Gerenciamento de Dados e Expectativas de Papéis
Existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração ao montar uma estrutura a fim de realizar a gestão dos dados. Assim, não existe uma estrutura organizacional perfeita. Inegavelmente, muitos detalhes dependem do alto escalão e da cultura empresarial.
Gerenciamento de Dados e Gerenciamento de Mudanças Organizacionais
Por fim, um gerenciamento de dados eficaz normalmente requer grandes mudanças organizacionais. Nesse sentido, veja os principais aspectos envolvendo gestão de mudanças no contexto.
Conclusão
Concurseiro, este é o último trabalho que produzimos desta série. Gratidão por ter acompanhado as dezenas de artigos elaborados ao longo de 2 anos e meio, sempre com muito carinho e respeito ao seu aprendizado.
Se você é servidor público, poderá continuar acompanhando o nosso trabalho de docência nos treinamentos ligados aos temas de TI da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG / TCE-RJ). Esperamos você lá!
Lembramos que o Estratégia oferece cursos em pdf, videoaulas e áudios para você estudar como quiser. Saiba mais no link: http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.
Por fim, além de aprofundar o conteúdo, é importante também que você faça muitas questões para treinar o aprendizado. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia Concursos é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.
Bons estudos e muito sucesso na jornada!
Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.
Concursos Abertos
Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?
Confira Nossos Artigos
Concursos 2025
Fonte: Estratégia Concursos