Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13) pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 35% dos empresários do setor têm planos de contratar novos funcionários até o final deste ano. Ainda, mais da metade (58%) planeja manter o número atual de empregados, enquanto 7% consideram a possibilidade de demissões.
O levantamento apontou que a motivação para a expansão das equipes está associada à necessidade de lidar com a demanda sazonal, mencionada por 62% dos entrevistados. Outros motivos incluem a adaptação às exigências de gestão e reorganização do negócio (22%) e a renovação das equipes (20%). Uma minoria expressiva, correspondendo a 8%, manifestou interesse em abrir filiais ou novas unidades.
Em relação ao desempenho financeiro, a pesquisa da Abrasel indicou que, em setembro, 35% dos estabelecimentos tiveram lucro, enquanto 40% mantiveram desempenho semelhante aos meses anteriores. Por outro lado, 24% registraram prejuízo. Esses resultados foram consistentes com a pesquisa anterior, que abordava o faturamento de agosto.
Dificuldades enfrentadas muitas vezes refletem nos preços oferecidos aos consumidores
Uma preocupação significativa para o setor é a inadimplência, com 40% dos estabelecimentos admitindo dívidas em atraso e empréstimos. Desse grupo, 75% têm débitos relacionados a impostos federais, 44% a impostos estaduais, 31% a encargos trabalhistas, 24% a serviços públicos e 22% devem a fornecedores.
As dificuldades financeiras enfrentadas pelos estabelecimentos muitas vezes refletem nos preços oferecidos aos consumidores. Apenas 33% das empresas decidiram não reajustar os preços de seus produtos.
Entre aquelas que optaram por ajustes, 24% calcularam os valores abaixo da inflação dos últimos 12 meses, enquanto 34% ajustaram conforme a inflação e 8% corrigiram os preços acima da média.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil