A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu luz verde para o licenciamento e ativação de estações de tecnologia 5G em 395 municípios a partir desta segunda-feira (18). Com essa medida, o número total de municípios com acesso ao 5G chegará a 3.678, abrangendo cerca de 181,3 milhões de brasileiros, aproximadamente 85% da população do país.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O 5G, padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, está sendo gradualmente implementado desde julho de 2022 pelas empresas de telefonia celular.
A liberação da faixa de 3,5 GHz da rede móvel 5G não implica instalação imediata nas localidades, ficando a critério de cada prestadora solicitar o licenciamento e ativação de suas estações 5G standalone ou 5G puro.
Modernização da tecnologia também traz implicações para os donos de aparelhos de TV
A lista dos 395 municípios contemplados está disponível no site da Anatel. Além disso, a agência já definiu os próximos estados e as datas de liberação para o 5G:
- Em abril de 2024, serão 220 municípios, incluindo todos os do Espírito Santo, Maranhão e Sergipe;
- Em maio de 2024, mais 233 municípios, abrangendo todos os da Paraíba, Rondônia e Tocantins;
- Em junho de 2024, 171 municípios, com a inclusão de todos os do Acre, Amazonas e Goiás.
A modernização da tecnologia também traz implicações para os donos de aparelhos de televisão que recebem sinal de TV aberta via antena parabólica. Eles precisarão substituí-las pelas novas parabólicas digitais ou instalar um adaptador para continuar recebendo as transmissões.
O Ministério das Comunicações destaca que em breve as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar, pois a tecnologia 5G utiliza a mesma faixa de radiofrequência.
Famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuem uma antena parabólica tradicional em funcionamento têm direito à instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital. Para verificar a elegibilidade, é necessário acessar o link indicado ou ligar para 0800-729-2404. A antena parabólica tradicional deve estar instalada, conectada à televisão e em pleno funcionamento.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil