fbpx

Escrivão de Policia Civil do Ceará – saiba o que ele faz!

Escrivão de Policia Civil do Ceará, desempenha diversas funções, mas primeiramente gostaria de informar que segundo o Edital do concurso da polícia civil do Ceará de 2014, as atribuições do Escrivão de Polícia são:

Exercer atribuições relativas ao cumprimento das formalidades legais de polícia judiciária necessárias aos inquéritos, processos administrativos e demais serviços cartorários de apoio à autoridade policial, lavrar boletim de ocorrência, fornecer certidão quando requerida, cuidar dos serviços cartorários, manter a guarda de objetos aprendidos nos autos, lavrar termo de fiança, manter em dia os livros cartorários, além de outras atribuições inerentes ao cargo, previstas em legislação específica, notadamente no Manual de Polícia Judiciária, editado pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social e Delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Ceará.”

Escrivão de Policia Civil do Ceará
Brasão da Policia Civil do Ceará

De forma grosseira, pode-se dizer que o Escrivão de Polícia do Ceará tem como atribuição principal a guarda do Inquérito Policial, bem como a responsabilidade de manter o andamento do mesmo, dando cumprimento aos despachos proferidos pelo Delegado de Polícia.

O Escrivão de Polícia Civil tem fé pública, por isso tem alguma atividades que devem ser desenvolvida em caráter pessoal, como por exemplo a Certidão.

Mas para carregar tal responsabilidade é necessário prestar um concurso público e caso esteja a procura de uma boa Apostilas concurso Policia Civil do Ceará conheça nossos materiais.

Diante de tanta responsabilidade e desta gama de funções que explicam o que faz um escrivão de polícia, a pergunta que não quer calar é:

Qual o salário de um Escrivão de Polícia Civil do Ceará?

R$2.946,19. Isto, segundo o Edital do concurso são dois mil novecentos e quarenta e seis reais e dezenove centavos.

Não vamos entrar no mérito se é justo ou não, até mesmo por que para tal afirmativa deve-se levar em conta o custo de vida no Estado do Ceará, bem como se há algum outro beneficio do tipo “Adicional de Insalubridade”, “Ajuda de Custo de Alimentação”, “Auxilio Transporte” e etc que não estejam envolvidos neste montante.

Também não podemos esquecer do auxilio que está na moda para policiais, os tais dos “Bônus” por produtividade que são fornecidos em alguns estados, normalmente no fim do ano.

Qual o horário de trabalho e benefícios do concurso de Escrivão de Polícia do Ceará?

O horário trabalhado é de 40 horas semanais, ou seja, 8 horas durante 5 dias da semana. Contudo, quando o Escrivão trabalha em horário de plantão, não sabe-se ao certo se ele irá trabalhar mais ou menos que 40 horas semanais. Em alguns estados, ainda existe o “Regime Especial de Trabalho Policial”, onde o servidor público poderá ser chamado em seu período de folga ou horário de descanso para que volte imediatamente ao trabalho. Tudo isto deve ser levado em consideração.

Não menos importante a se considerar é, que o Escrivão de Polícia do Estado do Ceará ou de qualquer outro Estado, terá direito a férias regulamentares por ano, bem como a licença premio de três meses, após a cada 5 anos de trabalho completado (desde que não tenha faltas administrativas).

Estes 3 meses de licença poderá ser tirado em uma única vez, ou mês a mês, como o servidor preferir, podendo acumulá-la com férias em alguns anos subsequentes, podendo o Escrivão ter 2 meses de férias no mesmo ano.

Agora diante dos prós e contras da carreira de Escrivão de Polícia do Ceará, cabe a você, candidato, verificar ser uma boa oportunidade de emprego ou não, bem como se realmente deseja seguir a esta brilhante carreira!

É isso ai, boa prova e sucesso a todos!

%d blogueiros gostam disto: