Fique por dentro – Concurso Colégio Pedro II: confira os possíveis recursos

Acesse o conteúdo completo – Concurso Colégio Pedro II: confira os possíveis recursos



Baixar apostila para concurso

Se você prestou as provas do concurso para Assistente em administração do concurso para o  Colégio Pedro II deve ficar atento aos possíveis recursos contra o gabarito preliminar.

Neste artigo você poderá conferir os possíveis recursos elaborados pelos professores e especialistas do Estratégia Concursos com base neste caderno.

Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. Confira as sugestões na transcrição logo abaixo!

Concurso Colégio Pedro II: recursos para Administração

Questão 58 – Base para recurso
Solicitação de anulação da questão, por não haver gabarito possível.

Em análise às alternativas temos que:
A) ERRADA. Segundo Senge (2005), o líder projetista tem como atividades: 1) fazer o desenho do futuro empreendimento e construir um alicerce forte, com base no seu propósito, visão e valores essenciais; 2) providenciar políticas, estratégias e estruturas que viabilizem a transformação das ideias-guias em decisões empresariais; e 3) providenciar processos efetivos de aprendizagem.
B) ERRADA. As afirmações feitas referem-se ao estilo de liderança transformacional, segundo Robbins (2010).
C) ERRADO. O estilo descrito pelo examinador pode ser compreendido, segundo a teoria do caminho-meta de Robert House (1974), como um líder diretivo.
D) ERRADO. O grid gerencial, de Blake e Mouton (1975), é uma teoria situacional de liderança, em que não há a escolha genérica de um estilo mais eficaz, sem a análise de determinada situação.
E) ERRADO. Segundo Maximiano (2011), tirania é uma disfunção da autocracia, enquanto a demagogia é uma disfunção da democracia, não do liberalismo, conforme afirmado pelo item.

Com isso, não haveria gabarito possível para a questão.

Questão 59 – Base para recurso
Solicitação de alteração de gabarito da Letra E, para a Letra B.

Analisando as afirmações, na visão de Maximiano (2011) e Chiavenato (2014):
I. ERRADA. Os objetivos pessoais não devem se sobrepor aos interesses organizacionais.
II. CERTA. A organização está inserida em um ambiente e não deve, como principal objetivo, buscar a sua sobrevivência.
III. ERRADA. As organizações não são necessariamente criações legais, pois podem ser constituídas sem essa exigência, apesar de serem terem o seu desempenho dado pela eficácia da soma dos esforços de seus membros, conforme afirmado na segunda parte do item.

Com isso, a alternativa correta seria a Letra B.

Questão 68 – Base para recurso
Solicitação de alteração de gabarito da Letra C, para a Letra E.

Analisando as afirmações, na visão de Maximiano (2011) e Bobbio (1985):

I. ERRADA. A autoridade é alocada em posições, não em pessoas.
II. CERTA. Segundo Bobbio (1985), a autoridade só é reconhecida como tal, caso haja legitimidade, que significa a aceitação do poder pelo subordinado. Portanto a afirmativa de que a autoridade é aceita pelos subordinados é correta.
III. CERTA. A autoridade, em uma organização, flui do topo até a base, de maneira vertical, de cima para baixo (top-down).

Com isso, a alternativa correta seria a Letra E.

Questão 70 – Base para recurso
Solicitação de anulação da questão, por haver mais de um gabarito possível.

Em análise ao enunciado, segundo o Guia Referencial para medição de desempenho e manual para construção de indicadores (Brasil, 2010), temos os seguintes trechos:

1) “Resolveu realizar a tarefa da melhor maneira possível, preocupou-se em escolher os melhores métodos e recursos para o trabalho”, que indica excelência.
2) “incluiu no relatório todas as ocorrências do último ano” – eficácia
3) “Entregar o relatório” – eficácia
4) “só foi possível entregar o relatório um dia após a reunião” – ineficiência.

De acordo com o Guia Referencial, a eficiência é uma dimensão subdividida nos seguintes níveis:

-Custo-efetividade: relação entre os insumos para a prestação de um determinado serviço ou elaboração de um produto e a efetividade.
-Produtividade: relação entre o nível de produção (serviços e produtos) e os recursos utilizados.
-Tempo: tempo decorrido entre o inicio e o fim de um determinado programa, projeto ou processo.
-Custo unitário: conjunto de custos (fixos, variáveis, reais, atribuídos, específicos e não específicos).
-Custo-benefício (qualidade do gasto):  a relação entre os insumos e os produtos gerados.

Considerando o nível tempo na dimensão de eficiência, em não sendo atendido o prazo do relatório, houve ineficiência. A entrega do relatório indica eficácia, mesmo que fora do prazo ou acima do custo, por exemplo. Por fim, a utilização das melhores técnicas indica excelência.

Nas alternativas, temos:
A) ERRADA. Foi eficaz e foi excelente.
B) CERTA. Foi eficaz e não foi eficiente.
C) ERRADA. Não foi eficiente.
D) CERTA. Foi eficaz e foi eficiente.
E) ERRADA. Não foi eficiente.

Com isso, haveria dois gabaritos possíveis, tanto a Letra B, quanto a Letra D, o que justifica a solicitação para a anulação da questão.

Questão 74 – Base para recurso
Solicitação de anulação da questão, por não haver gabarito possível.

Segundo Maximiano (2011), temos que:

A) ERRADA. A estratégia defensiva é a estratégia de sobrevivência (problemas), que une pontos fracos e ameaças, diferente do afirmado na alternativa, que propõe a junção de pontos fortes e ameaças.
B) ERRADA. A estratégia de manutenção é a estratégia de confronto (vulnerabilidade) a qual une pontos fortes e ameaças, diferente do afirmado na alternativa, que propõe a junção de pontos fortes e oportunidades.
C) ERRADA. A estratégia de saída, apesar de possível sinônimo da estratégia defensiva é a estratégia de sobrevivência (problemas), que une pontos fracos e ameaças, não condiz com o desenvolvimento da ação apresentada, a qual propõe uma ação de manutenção.
D) ERRADA. Estratégia qualitativa não é conhecida como sinônimo de estratégia de desenvolvimento ou ofensiva.
E) ERRADA. A estratégia ofensiva é a estratégia de desenvolvimento (alavancagem), que une pontos fortes e oportunidades, diferente do afirmado na alternativa, que propõe a junção de pontos fracos e oportunidades.

Com isso, não haveria gabarito possível para a questão.

Saiba mais: Colégio Pedro II

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concursos?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o Colégio Pedro II:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Concurso Colégio Pedro II: confira os possíveis recursos



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *