fbpx

Fique por dentro – Concurso MMA – Ministério do Meio Ambiente: saiba TUDO aqui!

Acesse o conteúdo completo – Concurso MMA – Ministério do Meio Ambiente: saiba TUDO aqui!




Um novo concurso MMA – Ministério do Meio Ambiente – pode demorar um pouco para acontecer. Em resposta ao jornalismo do Estratégia Concursos, foi informado que a solicitação encaminhada em 2018 foi negada. Com isso, não há previsão de realização de certame para os próximos exercícios.

O Ministério da Economia negou o pedido com a justificativa de que não havia autorização da demanda supracitada com base na Lei Orçamentária de 2018. Atualmente, o órgão possui o déficit de 209 cargos, entre Analista e Agente.

Os últimos concursos realizados pelo órgão aconteceram em 2009 e 2010. Sob organização do Cebraspe, foram ofertadas 200 vagas para Analista Ambiental e 248 para Agente Administrativo. Ambos já tiveram suas validades vencidas.

Neste artigo você fica por dentro de todas as informações e novidades sobre o concurso MMA, tal como situação atual, cargos vagos e último edital. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Situação atual do concurso MMA

Em contato com o Ministério do Meio Ambiente, algumas informações referente ao concurso público foram confirmadas. Segundo o órgão, o pedido de certame com 43 vagas para Analista Ambiental e 125 para Agente Administrativo, realizado em 2018, foi negado.

A negativa do Ministério da Economia veio por meio de dois Ofícios, justificando que não houve autorização da demanda supracitada com base na Lei Orçamentária de 2018.

Portanto, até o presente momento, não há previsão para os exercícios seguintes, de realização de concurso público para o quadro de pessoal do Ministério do Meio Ambiente.

Além disso, foi informado o quantitativo de vacância atual no órgão. São 93 cargos vagos de Analista Ambiental e 116 de Agente Administrativo.

Vale lembrar que os últimos concursos realizados pelo órgão aconteceram em 2009 e 2010. Foram ofertadas 200 vagas para Analista Ambiental e 248 para Agente Administrativo. Ambos já tiveram suas validades vencidas e foram organizados pelo Cebraspe.

Cargos vagos no Ministério do Meio Ambiente

Segundo resposta recente do órgão, atualmente, foram registrados o total de 209 cargos em vacância, confirme distribuição abaixo:

Analista Ambiental Agente Administrativo
93 cargos vagos 116 cargos vagos

Remuneração dos cargos do concurso MMA

O vencimento básico inicial para o cargo de Analista Ambiental é de R$ 4.720,84, podendo ser acrescido de gratificações como a Gratificação de Desempenho de Atividade de Especialista Ambiental (GDAEM) e Gratificação de Qualificação (GQ).

O cargo de Agente de Administrativo possui vencimento básico de R$ 2.222,94, também podendo ser acrescido com gratificações.

Renumeração Concurso MMA

Último concurso MMA – Analista Ambiental

O último edital para o cargo de Analista Ambiental foi publicado em 2010, com a oferta de 200 vagas distribuídas entre cinco áreas de concentração, com 40 vagas cada. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe.

Foram registrados 36.634 inscritos, uma concorrência de, aproximadamente, 183 candidatos por vaga. Posteriormente, foram convocados 347 candidatos aprovados.

Homologado em 2011, o concurso público foi prorrogado por mais dois anos, a partir de 09 de agosto de 2013, expirando em 2015.

O cargo exige diploma de graduação nível superior em qualquer área de formação e tem como atribuição o exercício de atividades de planejamento ambiental, organizacional e estratégico afetos às políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União.

Etapas

Todas as etapas foram realizadas nas vinte e seis capitais das Unidades da Federação e no Distrito Federal.

  1. Provas objetivas (eliminatório e classificatório)
  2. Prova discursiva (eliminatório e classificatório)

As provas objetivas valeram 120,00 pontos com quantidade de questões e peso variando de acordo com área de concentração escolhida.

Último concurso MMA – Agente Administrativo

Já para Agente Administrativo, o último concurso foi realizado um ano antes, em 2009 (prorrogado por dois anos, expirou em 2013). A organização também ficou por conta do Cebraspe. Foram ofertadas 248 vagas para o cargo que exige nível médio completo, sendo convocados 746 candidatos.

Com 23,753 inscritos, a concorrência ficou em, aproximadamente, 118 candidatos por vaga.

Este certame foi realizado para dar cumprimento ao Termo de Conciliação Judicial, firmado entre a União e o Ministério Público do Trabalho, que previa a substituição de todos os prestadores de serviços terceirizados em situação irregular até 31 de dezembro de 2010.

Etapas

O certame teve apenas uma etapa, contando com duas provas com duração total de 3 horas e 30 minutos:

  1. Prova objetiva de conhecimentos gerais com 50 questões (eliminatório e classificatório)
  2. Prova objetiva de conhecimentos específicos com 70 questões (eliminatório e classificatório)

Conhecimentos básicos:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Atualidades
  • Matemática

Conhecimentos específicos:

  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Relações Humanas
  • Gestão Administrativa

O líder em aprovações vai lançar o maior sistema de questões!

Estratégia Questões vai nascer maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Acompanhe AO VIVO o lançamento do maior sistema de questões do Brasil e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Quer estudar para o concurso MMA?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:

Curso para concurso

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Ficha técnica concurso Ministério do Meio Ambiente

Informações sobre o último concurso MMA

Data: 2009/2010
Vagas: 248 | 200
Cargos: Agente Administrativo e Analista Ambiental
Lotações: Nacional
Banca: Cebraspe
Escolaridade: Nível médio e superior
Últimos editais: Edital Agente – 2009 | Edital Analista – 2010

Ascom Estratégia
[email protected]

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Concurso MMA – Ministério do Meio Ambiente: saiba TUDO aqui!



Baixar apostila para concurso

%d blogueiros gostam disto: