fbpx

Fique por dentro – Concurso: Quais pronomes mais caem nas provas?

Acesse o material completo – Concurso: Quais pronomes mais caem nas provas?



Baixar apostila para concurso

Vários concursos públicos
estão abertos ou previstos no país. São oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Saiba quais os pronomes que mais caem nas provas e se atente aos estudos!

Concurso Público: pronomes mais usados

Primeiramente, podemos dizer que essa é uma classe gramatical complexa, pois reúne muitas informações. Contudo, surgiu a dúvida do que seria pronome? Confira detalhes abaixo!

De maneira geral, consiste em um termo que acompanha substantivos; são uma classe gramatical variável, ou seja, dependem de número e de gênero.

Essa classe gramatical é fundamental para a construção de um texto coeso e fluido e evita a repetição de palavras.

Portanto, quando usados corretamente, eles contribuem para que a relação semântica dos termos de um texto seja eficiente.

Quais são os tipos?

São seis categorias de pronomes, sendo elas: pessoais, possessivos, interrogativos, indefinidos, demonstrativos e relativos.

Pessoais

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural.

Estão subdivididos entre pronomes pessoais do caso reto (que tem a função de sujeito) pronomes pessoais oblíquos (função de um objeto ou verbo) e pronomes pessoais de tratamento ( forma indireta de se referir a um substantivo).

Ademais, todos os pronomes pessoais do caso reto possuem pronomes pessoais oblíquos correspondentes. Confira:

  • Eu – me, mim, comigo.
  • Tu – te, ti, contigo.
  • Ele – se, o, a, si, lhe, consigo.
  • Nós – nos, conosco.
  • Vós – vos, convosco.
  • Eles – se, os, as si, lhes, consigo.

Possessivos

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. 

Sendo assim, a primeira, a segunda e a terceira pessoas do discurso possuem pronomes possessivos correspondentes:

  • Eu – meu, meus, minha, minhas.
  • Tu – teu, teus, tua, tuas.
  • Ele – seu, seus, sua, suas.

Interrogativos

Por outro lado, os pronomes interrogativos são aqueles utilizados para expressar perguntas diretas e indiretas e, por isso, possuem valor e uso específicos.

Eles são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto. É por meio deles que é possível dar à frase a entonação interrogativa.

Indefinidos

Os pronomes indefinidos, são aqueles que fazem referência, de forma vaga, à 3.ª pessoa do discurso. Por sua vez, são utilizados para demonstrar algo que ainda não está determinado.

Sendo assim, os pronomes sempre se referem à terceira pessoa do discurso podem ou não variar.

São considerados pronomes indefinidos variáveis, por exemplo, as palavras algum, nenhum, qualquer um.

Quanto aos pronomes indefinidos invariáveis, alguns exemplos são: alguém, ninguém, algo nada.

Demonstrativos

O, a, os, as, são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. Mesmo e próprio, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso.

Portanto, eles mostram a localização de seres e de objetos em um determinado local e em um determinado tempo. Confira quais são os pronomes considerados demonstrativos:

  • Eu – este, estes, esta, estas, isto.
  • Tu – essa, essas, esse, esses, isso.
  • Ele – aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo.

Relativos

Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, e tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. 

Importante ressaltar que esses termos são essenciais para evitar a repetição de palavras em um texto.

Vale destacar que pronome relativo é uma classe que substitui um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações

São considerados relativos variáveisquanto, cujo o qual. Quanto aos pronomes relativos invariáveis, temos: onde, que, quem.

Importantes para as provas

Aprender os usos corretos é muito importante tanto para a prova de gramática e interpretação quanto para a escrita da redação dos vestibulares e exames do Ensino Médio.

Por isso, estudar esses termos é essencial para os alunos que estão no período pré-vestibular ou aquelas pessoas que sonham em conquistar uma vaga em concurso público
.

É importante ressaltar a importância ainda que eles têm para o processo de construção da coesão em um texto.

Por meio da coesão é estabelecida a relação semântica (relações de sentido entre as palavras) entre os elementos do discurso, desde que os conectivos, entre eles os pronomes, sejam empregados de maneira correta, o que possibilitará o encadeamento lógico das ideias do texto.



Fonte: Nova Concursos

Baixe o Material – Concurso: Quais pronomes mais caem nas provas?



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

Concurso e Apostilas
%d blogueiros gostam disto: