fbpx

Fique por dentro – em entrevista, auditor do órgão fala de novo concurso

Acesse o conteúdo completo – em entrevista, auditor do órgão fala de novo concurso



Baixar apostila para concurso

Mais uma entrevista exclusiva para o canal do Estratégia Concursos, dessa vez, com o auditor da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, Christiano Andreata, que trouxe importantes detalhes sobre o órgão, bem como falou das expetativas do próximo concurso público.

Em relação ao certame, Christiano afirmou que tanto o secretário adjunto como o secretário da receita estadual vêm lutando para conseguir com que o concurso finalmente aconteça. A ideia é fortalecer a instância de arrecadação do órgão, visto que existe um número muito alto de servidores inativos e, também, de pessoas aptas para solicitar aposentadoria.

Entretanto, para que o concurso público ocorra é necessário diversos estudos e uma autorização formal do estado, no sentido de viabilizar a publicação do edital. Inicialmente, a Comissão de Finanças – COFIN realizou uma análise de viabilidade econômica e concordou em legitimar a necessidade de realização do certame.

Inclusive, a própria COFIN entendeu que o número de 317 vagas é viável, no entanto, será necessário uma adequação às regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com o auditor Christiano Andreata, esse é o principal empecilho em relação ao concurso no momento.

“Nós estamos em torno de 50% da receita corrente líquida com gasto de pessoal, sendo que precisaríamos estar em torno de 46% aproximadamente. Portanto, a ideia é superar esse entrave da LRF para conseguir realizar o concurso público.

Inclusive, estive conversando por telefone com o secretário adjunto de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, e o mesmo me falou que existe uma expectativa de superar esse entrave em setembro deste ano. A partir deste momento, com o entrave da LRF superado, o processo referente ao certame será lícito,” afirmou Christiano.

Além disso, conforme opinião de Christiano, caso dê tudo certo no mês de setembro, é possível que o edital seja publicado no início de 2022.

Por fim, Christiano afirmou que, atualmente, existem apenas três carreiras de provimento através de concurso público no órgão, sendo elas: Técnico, Gestor Fazendário que antigamente era o Técnico de Tributos Estaduais e o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual.

>> Assista a entrevista na íntegra com o auditor Christiano Andreata (Sefaz MG)

Se você chegou até aqui após a entrevista do auditor da Sefaz MG e quer saber mais detalhes sobre o próximo concurso, basta acessar o link abaixo. Preparamos um artigo exclusivo e com TUDO o que você precisa saber sobre o certame. Não deixe de conferir!!

Saiba mais: Concurso Sefaz MG

Quer estudar para o concurso Sefaz MG?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Sefaz MG entrevista

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – em entrevista, auditor do órgão fala de novo concurso



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta