fbpx

Fique por dentro – ENEM! confira o ranking de 2019

Se você está pensando no seu futuro e escolhendo uma instituição de ensino para começar uma graduação ou licenciatura, é normal querer saber quais são as melhores universidades do Brasil. Por isso, trouxemos o ranking atualizado de 2019, assim, você saberá quais são as suas melhores opções nacionais, e também, falaremos um pouquinho sobre as internacionais.

Melhores universidades do Brasil

O Times Higher Education é um dos principais rankings sobre educação universitária no mundo. E em 2019, ele mostrou um aumento de universidades brasileiras nessa lista tão importante. O ranking internacional é liderado pela Universidade of Oxford do Reino Unido, na segunda posição vem a California Institute of Technology dos EUA e fechando o pódio está a University of Cambridge também do Reino Unido.

A lista atual tem a presença de 46 universidades brasileiras, em 2018 foram 35. Sendo assim, o Brasil saiu de nono para sétimo país considerando a quantidade de universidades na lista, passando nações como Chile, Itália e Espanha. As 11 novas instituições brasileiras foram classificadas na faixa de mais de 1.001, sendo que a classificação e feita em grupos a partir da posição 200. E a primeira a aparecer no ranking nacional é a Universidade e São Paulo. Confira o ranking nacional aqui! 

 

Melhores universidades do Brasil

 

No ranking da América Latina, a Universidade de São Paulo aparece em segundo lugar, perdendo apenas para Pontificia Universidad Católica de Chile. Em terceiro lugar está a Universidade de Campinas, seguida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Também estão bem classificadas no ranking a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Federal de Minas Gerais. Confira o ranking da América Latina aqui!

 

melhores universidades do brasil

 

Saiba mais sobre o Times Higher Education

Então, podemos concluir que a melhor instituição brasileira no momento é a Universidade de São Paulo, mais conhecida como USP. E para a lista do Times Higher Education são levados em consideração critérios como ensino, citações, pesquisa, visão internacional e transferência de conhecimento. Na edição de 2019 foram avaliadas 1.396 universidades de 92 países.

Mas, apesar do Brasil ter aumentado a sua participação, com um número maior de universidades participantes, a maioria das instituições caiu ou estacionou na mesma posição. A única delas que perdeu posições e acabou não aparecendo no ranking de 2019 foi a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Como ingressar na USP

Vale lembrar que todos os cursos da USP são gratuitos e o ingresso ocorre por duas formas: o vestibular Fuvest e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O vestibular é organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e a prova acontece todo ano, essa é a forma de selecionar a maior parte dos alunos da universidade. Já o Sisu é o sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação, por meio dele, as instituições públicas oferecem vagas para candidatos do ENEM, com base em sua nota, você pode verificar mais aqui.

 

ESTUDE PARA O ENEM COM O APROVA

Para mais informações ligue 0800 606 8889

 

Ou seja, se você garantir uma boa nota no ENEM, tem a chance de estudar na melhor universidade do Brasil. Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio abre diversas outras oportunidades em universidades públicas e particulares. Então, não perca tempo! Acesse o nosso site e conheça nossos cursos específicos para o ENEM e fique mais perto de conquistar seus objetivos. Essa é a sua oportunidade, não deixe seu futuro escapar.

 

 

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram


Publicado em 13/01/2020

Fonte: Aprova Concursos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: